1923: Temporada tem altos e baixos com Spencer Dutton como destaque e problema
A primeira temporada de 1923 tem apresentado uma montanha-russa de episódios, com alguns muito bem construídos e outros que lutam para encontrar seu ritmo. Infelizmente, os episódios 5 e 6 se encaixam na segunda categoria. A série constantemente eleva o conflito a um ponto crítico, mas encontra obstáculos que parecem existir apenas para interromper o desenvolvimento da trama. O maior problema, e também um dos personagens favoritos dos fãs, é Spencer Dutton.
Enquanto Jacob e Cara lutam para manter o rancho Yellowstone, defendendo-o de todos que se aproveitam de sua aparente fraqueza, Spencer está a meio mundo de distância. No início do episódio 5, Cara aguarda desesperadamente uma mensagem de Spencer. Ao final do episódio, ela recebe a mensagem, mas isso não o aproxima de casa. Mesmo que o episódio 6 não avance a história de Spencer e Alex, ele mantém o resto dos Duttons em um estado de inação. O ciclo constante de inação e a lenta progressão de Spencer são evidentes nos episódios 5 e 6.
Brandon Sklenar, que interpreta Spencer, rapidamente se tornou um favorito dos fãs. O ator consegue fazer com que o taciturno e sombrio Spencer seja carismático e cativante. Sua raiva latente e foco na ação o tornam um personagem divertido de assistir. Ao lado de Alexandra, interpretada por Julia Schlaepfer, eles formam um casal irresistível na tela. A energia de Schlaepfer é contagiante, tanto para os personagens quanto para o público. Sua perseverança e espírito aventureiro são o contraponto perfeito para a visão pessimista de Spencer. Eles são, sem dúvida, alguns dos maiores destaques da série, o que torna ainda mais frustrante o fato de serem a raiz de muitos problemas nos episódios 5 e 6.
O ritmo é o maior inimigo de 1923. A série tem dificuldades para avançar a história porque tudo está parado enquanto espera Spencer aparecer. Apesar dos esforços de Spencer para voltar para casa, ele enfrenta atrasos constantes. Primeiro, o Capitão Lucca morre, depois o navio vira e agora ele está em outro navio que também não o leva para casa. O pior foi ficar preso em cima do rebocador virado por quase um episódio inteiro. A trama ao estilo “episódio garrafa” mostrou momentos de Spencer e Alexandra presos no barco enquanto aguardavam o resgate.
Existem dois grandes problemas com isso. O primeiro é que há poucos ou nenhum risco. Por mais que Yellowstone não tenha medo de matar personagens, toda a história do rancho Dutton parece depender de Spencer. É difícil acreditar que ele morreria em cima de um barco no meio do oceano. O outro problema é que é uma situação sem saída. Não há nada que Spencer ou Alexandra possam fazer para mudar a situação, e eles não podem lutar por sua sobrevivência. Não há obstáculos a serem superados ou algo que suas habilidades e conhecimento possam fazer para ajudá-los. Tudo o que podem fazer é existir e esperar o melhor. Esse tipo de trama não é envolvente, já que não oferece ao público nada para esperar.
Não há dúvida de que Harrison Ford e Helen Mirren são os maiores atrativos de 1923. Ambos são atores icônicos, com talento multigeneracional. No entanto, suas histórias estão quase completamente paradas. Jacob Dutton foi atingido por tiros de uma metralhadora de Banner Creighton no episódio 3 e, desde então, a série está quase em pausa. Enquanto isso, Cara Dutton, interpretada por Mirren, está carregando a série nas costas. Ford foi temporariamente deixado de lado, fazendo uma aparição um pouco mais forte no final do episódio 6. Mesmo assim, uma atuação forte só consegue sustentar uma história fraca até certo ponto. Os Duttons do rancho Yellowstone foram forçados à inação porque a história de Spencer precisa progredir. De fato, todo o plano deles contra Banner depende de Spencer e sua liderança.
Jacob continua insistindo que o Yellowstone carece de liderança desde que ele está acamado. Jack ficou muito consumido pela dor por muito tempo para realmente ajudar. Cara assumiu o comando, mas não conseguiu liderar um grupo em batalha. Jacob é velho demais para o trabalho, e seu ferimento o deixou muito lento. Toda a esperança deles está em Spencer, o que faz com que eles não façam nada. Eles sentam, esperam e planejam por vários episódios. Cara está organizando os Agentes de Pecuária em uma força policial oficial, além de manter as aparências com Banner e seu apoiador, Donald Whitfield. Ela é a única com progresso significativo. Pior, a trama de Cara não é suficiente para sustentar um episódio inteiro – muito menos dois deles – e esse problema está lentamente matando o ritmo de 1923.
Essa falta de avanço também leva a tensões estranhas e fabricadas entre os personagens. Cara e Jacob, em especial, sempre estiveram na mesma sintonia. Isso tem sido a base da série. Nesse sentido, vê-los lutar e discutir nesses dois episódios pareceu estranho e deslocado. Não ficou claro por que eles estavam lutando ou mesmo se era necessário. Esses tipos de argumentos só surgem porque os personagens estão estagnados enquanto esperam Spencer voltar para casa e colocar tudo nos eixos. É difícil negar a sensação de que esses conflitos forçados estão apenas aqui para substituir a progressão real da trama e o crescimento dos personagens.
O ponto forte de 1923 é o incrível desempenho do elenco. Ford e Mirren são excepcionais. Sua experiência torna fácil vê-los como Jacob e Cara. É parte da razão pela qual foi tão estranho ver Jacob e Cara discutindo, porque o público se apaixonou por seu romance duradouro. Da mesma forma, Spencer e Alexandra são maravilhosos juntos. Eles são uma combinação perfeita de luz e escuridão que valoriza o melhor um no outro. Sklenar e Schlaepfer têm uma química poderosa que é quase impossível de fabricar entre colegas de elenco.
1923 é uma série forte baseada em suas atuações, mas tem dificuldades para determinar o que quer que a trama faça. A história de Spencer deveria ser a força motriz, mas ele está estagnado em sua viagem para casa. A história dos Duttons está completamente parada enquanto espera por Spencer, o que torna difícil permanecer focado em uma trama que carece de movimento. Conforme a temporada avança para a segunda metade, ela precisa encontrar uma maneira de fazer ambas as histórias avançarem para que as fortes atuações possam ser acompanhadas por uma trama forte.
1923 é exibida aos domingos na Paramount Network e transmitida na Paramount+.