A série Like a Dragon, conhecida anteriormente como Yakuza, sempre se destacou pela jogabilidade exagerada e a desenvolvedora Ryu Ga Gotoku continua elevando o nível de loucura a cada novo título. Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii retorna ao mesmo cenário de Like a Dragon: Infinite Wealth, mas com ainda mais elementos insanos. Muitos desses recursos foram apresentados durante o Like a Dragon Direct em 9 de janeiro de 2025, com destaque para o combate rápido e chamativo e a construção naval detalhada.
Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii acompanha Goro Majima, em uma aventura maluca no Havaí e ilhas vizinhas. O título retoma o combate de briga em tempo real da série Yakuza e apresenta dois estilos de luta diferentes. São eles: Mad Dog, focado em combate corpo a corpo, e Sea Dog, com temática pirata.
Veteranos da série já conhecem o estilo Mad Dog, que se concentra na velocidade, agilidade e estilo de Majima para realizar combos rápidos e precisos. Majima pode desviar e bloquear ataques para depois lançar contra-ataques devastadores. As ações de Heat e ataques carregados proporcionam golpes poderosos que eliminam os inimigos facilmente. Ao preencher o medidor de Madness de Majima, ele pode invocar sósias sombrios que amplificam seus ataques, eliminando múltiplos inimigos de uma vez.
O estilo Sea Dog, por sua vez, traz espadas curtas de pirata e equipamentos temáticos, incluindo uma pistola e um gancho. Majima pode atacar inimigos de perto ou arremessar suas espadas como bumerangues para causar dano à distância. Ao maximizar o medidor de Madness neste estilo, ele pode usar instrumentos sombrios e invocar poderosos aliados animais. Derrote hordas de inimigos com invocações como a Maldição do Deus Sombrio das Ondas do Tubarão Come-Homens, a Maldição do Deus Sombrio das Profundezas da Água-Viva Eletrizante e a Maldição do Deus Sombrio da Terra do Macaco Sádico.
Além do combate, outro grande destaque de Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii é a personalização de navios, construção de tripulação e combate naval. Majima é o capitão do Goromaru, um navio totalmente personalizável. Os jogadores podem alterar a aparência do convés, velas, trilhos e outros elementos, causando terror ou confusão nos inimigos, dependendo de suas escolhas de design.
A personalização também se estende à tripulação de Majima. É possível recrutar mais de 100 NPCs para formar a equipe, cada um com habilidades, custos de manutenção e características únicas. Os membros da tripulação podem ser treinados e ter seu relacionamento com Majima aprimorado para aumentar suas habilidades. A vida de pirata oferece diversas atividades para desfrutar enquanto navega pelo Havaí.
O combate naval desempenha um papel fundamental em Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii. Os jogadores participam de batalhas navais em tempo real, com intensos combates de canhão e manobras estratégicas. Batalhas entre tripulações também podem acontecer no convés, exigindo que os jogadores treinem seus tripulantes tanto para combate corpo a corpo quanto para o uso de espadas. Derrote seus inimigos com canhões, espadas e até um lançador de foguetes neste novo título da franquia.