A história do cinema nos presenteou com inúmeros filmes de terror notáveis, desde histórias de fantasmas como Poltergeist e Invocação do Mal; filmes de zumbis como Extermínio e Madrugada dos Mortos; slashers como Halloween e A Hora do Pesadelo; até terrores psicológicos como Louca Obsessão e O Babadook.
Apesar de aclamados pela crítica e favoritos dos fãs, o que esses filmes têm em comum? Nenhum deles entrou para a lista dos 250 melhores filmes de todos os tempos do IMDb. Mas quais filmes de terror conseguiram essa façanha? Surpreendentemente, apenas dez filmes do gênero figuram na lista, além de outros que possuem elementos de terror, mas não são considerados do gênero, como Janela Indiscreta, Aliens, O Resgate, Réquiem para um Sonho, Laranja Mecânica, Disque M para Matar e O Exterminador do Futuro. Confira a lista dos dez melhores filmes de terror segundo o Top 250 do IMDb.
10 – O Exorcista (1973)
Houve muitas tentativas de replicar o poder e o sucesso de O Exorcista, de William Friedkin, tanto dentro quanto fora da franquia. Nenhuma delas conseguiu chegar perto. Os votantes do IMDb podem tê-lo colocado na posição 229, mas há um forte argumento de que este é o maior filme de terror direto de todos os tempos. O que O Exorcista realmente apresenta é a luta de uma mãe contra uma força insuperável que consome sua filha. Os efeitos especiais podem causar sustos genuinamente perturbadores, como a torção da cabeça e o vômito, mas o que ressoa com o público é a atuação de partir o coração de Ellen Burstyn.
9 – Tubarão (1975)
Tubarão é frequentemente citado como um filme do gênero “thriller” tanto quanto de terror? Sim, mas convenhamos, há uma cena de uma cabeça mordida com um olho faltando que assusta um dos protagonistas. Isso é bem horrível. Sendo o filme favorito de muita gente, Tubarão é uma aula em diversas frentes. Para começar, mesmo com uma criatura gigante sendo o principal atrativo, nenhum dos personagens parece genérico. Além disso, ele funciona como algo além de um thriller e terror, pois também há alguns momentos cômicos e um drama humano impactante no centro, seja Brody e sua família na primeira metade ou o conflito entre Quint e Hooper na segunda. Tubarão está na posição 201 no Top 250.
8 – O Enigma de Outro Mundo (1982)
Acredite ou não, O Enigma de Outro Mundo, de John Carpenter, foi inicialmente recebido com críticas mistas e teve péssimos resultados de bilheteria. Isso mostra o quanto as coisas podem mudar. Agora visto como um dos melhores filmes dos anos 80, ocupando a posição 148 no Top 250, é a verdadeira obra-prima de Carpenter, o que não é pouca coisa, considerando que ele também dirigiu Halloween e Fuga de Nova York. Com alguns dos melhores efeitos práticos já feitos, ritmo impecável e uma atmosfera de mistério, O Enigma de Outro Mundo é um dos poucos filmes que funciona como um relógio novo em folha.
7 – O Labirinto do Fauno (2006)
Um dos grandes concorrentes ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2007, O Labirinto do Fauno, de Guillermo del Toro, foi e continua sendo um dos filmes mais aclamados pela crítica e adorados pelo público dos anos 2000. Del Toro só teria outro sucesso crítico 11 anos depois com A Forma da Água. Assim como A Forma da Água mistura romance com filmes de monstro, O Labirinto do Fauno é uma fusão sublime, só que com romance trocado por fantasia sombria. É um conto de fadas envolvente trazido à vida por atuações perfeitas e uma mistura impressionante de animatrônicos e CGI. Curiosamente, O Labirinto do Fauno está uma posição acima de O Enigma de Outro Mundo, atualmente na posição 147.
6 – O Sexto Sentido (1999)
Quando O Sexto Sentido foi lançado, M. Night Shyamalan surgiu como talvez o diretor mais empolgante dos anos 90 (empatado em primeiro com Quentin Tarantino). Como todos vimos, sua filmografia está longe de ser consistente, mas este clássico ainda alcançou algumas realizações impressionantes. Para começar, seu final surpreendente é o mais associado ao conceito de reviravoltas. Mas o que é realmente notável no filme é que você pode entrar sabendo o final e ainda se sentir tocado por ele e pelo filme como um todo. Além disso, embora a carreira de Bruce Willis fosse repleta de filmes de ação, essa história de fantasmas lembrou o público por que ele já foi um dos atores mais bem pagos da indústria. O Sexto Sentido está logo à frente dos dois anteriores, na posição 143 nesta lista.
5 – O Iluminado (1980)
Amantes do cinema e público em geral amam O Iluminado, de Stanley Kubrick. É uma obra-prima assombrosa, com visuais lindos, cinematografia icônica com Steadicam e uma atuação totalmente entregue de Jack Nicholson. É um dos filmes de terror mais famosos da história do cinema por um bom motivo. Assistir a O Iluminado é como se hospedar no Hotel Overlook. Você sente como se estivesse sendo absorvido por ele. Talvez não na extensão de Jack Torrance, mas bem perto. Stephen King pode não ser fã, mas os votantes do IMDb com certeza são, colocando-o na posição 67 do Top 250.
4 – Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Mesmo com uma série de sequências (incluindo um clássico) e prequels, não há como superar a obra-prima de casa mal-assombrada no espaço de Ridley Scott, que é Alien, o Oitavo Passageiro. Desde a apresentação de Ellen Ripley, de Sigourney Weaver, até deixar o público de queixo caído com a cena do nascimento do alienígena, é difícil encontrar uma falha no filme de Scott. Ele também é brilhantemente sutil. Fora a cirurgia extraterrestre improvisada, é um filme sem sangue. A atmosfera fala por si, e ela fala alto. Alien ocupa um lugar especial no Top 250, na posição 50.
3 – Psicose (1960)
Junto com A Tortura do Medo, Psicose, de Alfred Hitchcock, é o pai do filme slasher. Dito isso, mesmo aqueles que desprezam slashers com uma paixão ardente ficarão grudados na tela da primeira nota da trilha sonora de Bernard Herrmann aos créditos finais. Com trabalho incrível de todos os atores (particularmente Anthony Perkins) e uma reviravolta engenhosa no segundo ato, Psicose é um dos criadores de tensão mais respeitados e eficazes que existem. É revelador que, dos seis filmes de Hitch no Top 250 do IMDb (incluindo Rebecca, a Mulher Inesquecível, Disque M para Matar, Um Corpo Que Cai, Intriga Internacional e Janela Indiscreta), Psicose seja o mais bem colocado, na posição 35.
2 – O Silêncio dos Inocentes (1991)
O livro de Thomas Harris é ótimo, mas o filme de Jonathan Demme é melhor. O Silêncio dos Inocentes tem assustado profundamente as pessoas há quase 35 anos porque parece que poderia acontecer com qualquer um deles. E, com a combinação de Buffalo Bill e Hannibal Lecter, é um filme que vem equipado não com um, mas com dois vilões arrepiantes. Naturalmente, o trunfo do filme está no quesito atuação. Tanto Jodie Foster quanto Anthony Hopkins entregam trabalhos que são amplamente considerados como algumas das melhores atuações da história do cinema, mas crédito também deve ser dado à música, cinematografia, roteiro conciso e ritmo afiado do filme. O Silêncio dos Inocentes está no topo do Top 250, na posição 23.
1 – Seven: Os Sete Crimes Capitais (1995)
Seven: Os Sete Crimes Capitais é outro que tem um argumento tão forte para ser considerado um thriller quanto um filme de terror. Mas, como a cabeça mordida no casco de um barco em Tubarão, Seven tem uma cabeça decepada em uma caixa. E, no que diz respeito aos votantes do IMDb, é o melhor filme de terror que existe. Na verdade, em sua opinião, é o 20º melhor filme de todos os tempos. E não é o único filme de David Fincher no top 20, já que Clube da Luta está na posição 13. Ambos são clássicos dos anos 90, mas a única verdadeira competição de Seven para o melhor filme de Fincher é A Rede Social.