A exclusividade de Starfield no Xbox pode estar com os dias contados. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, indicou que o jogo, um dos maiores lançamentos da empresa, pode chegar ao PlayStation 5 (PS5) em breve. A declaração foi feita após ser questionado pelo YouTuber Destin Legarie sobre o futuro do game.
Segundo Spencer, a estratégia da Xbox não é limitar seus jogos a uma única plataforma. “Não há razão para eu colocar uma cerca em volta de qualquer jogo e dizer que ele não irá para um lugar onde encontraria jogadores e teria sucesso comercial para nós“, afirmou, enfatizando que o objetivo é disponibilizar os títulos para um público mais amplo e gerar receita adicional. A ideia é que o Xbox Game Pass continue sendo um componente importante da plataforma Xbox, mas sem impedir que os jogos alcancem outras plataformas.
Essa mudança de postura segue um movimento recente da Microsoft, que tem levado seus jogos para outras plataformas, como o Nintendo Switch e o próprio PlayStation 5. Um exemplo é o lançamento de Indiana Jones and the Great Circle no PS5 em 2025, um movimento que surpreendeu muitos fãs. A estratégia de disponibilizar jogos em múltiplas plataformas é vista como uma forma de aumentar a receita, principalmente com títulos mais antigos, que já estão disponíveis no Xbox Game Pass.
Essa abordagem difere da tradicional, onde as empresas mantinham jogos como exclusivos para suas plataformas, como Gears of War e Halo para Xbox, e Uncharted e God of War para PlayStation. Nos últimos anos, no entanto, tanto a Sony quanto a Microsoft têm adotado um modelo de negócios mais flexível.
Phil Spencer também comentou que os maiores jogos do mundo estão disponíveis em múltiplas plataformas, e que essa flexibilidade da Xbox é um diferencial. Rumores indicam que a empresa planeja ser uma das maiores publicadoras para o Nintendo Switch 2, com planos de trazer Halo: The Master Chief Collection para o console e para o PS5 ainda este ano. Embora isso não esteja confirmado, essa possibilidade soa plausível.
A decisão de não manter Starfield como exclusivo é controversa entre os fãs da Xbox, mas parece ser uma necessidade para que a empresa se mantenha competitiva. Se a venda de consoles está diminuindo, garantir que seus maiores lançamentos alcancem o maior número possível de jogadores se torna crucial. Contudo, a empresa não tem lançado seus jogos simultaneamente em todas as plataformas, o que indica que a estratégia de lançamentos escalonados pode ser mantida para agradar aos fãs do Xbox, incentivando a compra de seus consoles para acesso antecipado aos jogos.
A declaração de Spencer sugere que Starfield pode chegar ao PS5 ainda este ano, provavelmente no verão ou outono do hemisfério norte.
“O que descobrimos é que somos capazes de impulsionar um negócio melhor que nos permite investir em uma ótima linha de jogos, como vocês viram. E essa é a nossa estratégia. Nossa estratégia é permitir que nossos jogos estejam disponíveis. O Game Pass é um componente importante para jogar os jogos em nossa plataforma. Mas manter os jogos fora de outras plataformas, esse não é o caminho para nós. Não funciona para nós.”