Marvel: nove projetos do MCU chegam em 2025, incluindo Quarteto Fantástico e Demolidor
O ano de 2025 promete ser um marco para a Marvel, com a estreia de nove projetos do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) nos cinemas e no Disney+. Este número representa um grande aumento em relação a 2024, que teve apenas um filme, Deadpool & Wolverine, e quatro séries, incluindo Echo, X-Men ’97, Agatha All Along e a terceira temporada de What If…?.
A programação de 2025 inclui os lançamentos nos cinemas de Capitão América: Admirável Mundo Novo, em 14 de fevereiro, Thunderbolts*, em 2 de maio, e O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, em 25 de julho. No Disney+, serão lançadas as animações Your Friendly Neighborhood Spider-Man em 29 de janeiro, Eyes of Wakanda em 6 de agosto e Marvel Zombies em 3 de outubro. As séries live-action Demolidor: Renascido chega em 4 de março, Coração de Ferro em 24 de junho, e Wonder Man em dezembro de 2025.
Esses projetos representam uma grande oportunidade para revitalizar o estúdio. Com o cansaço do público em relação ao gênero de super-heróis e a crescente competição com o Universo DC de James Gunn, a Marvel precisa aproveitar a chance de causar impacto com suas novas produções. O sucesso dos lançamentos de 2025 pode garantir muitos anos de prosperidade para a franquia.
O Quarteto Fantástico: Primeiros Passos e Demolidor: Renascido são as grandes apostas da Marvel para 2025. O Quarteto Fantástico é um dos grupos de heróis mais populares da Marvel, mas, até 2019, não podia entrar no MCU devido aos direitos cinematográficos estarem com a Fox. O filme de 2025 apresentará Pedro Pascal como Reed Richards, o Senhor Fantástico; Vanessa Kirby como Sue Storm, a Mulher Invisível; Joseph Quinn como Johnny Storm, o Tocha Humana; e Ebon Moss-Bachrach como Ben Grimm, o Coisa. Além disso, o filme contará com as estreias de Julia Garner como Surfista Prateado e Ralph Ineson como Galactus.
Demolidor: Renascido, do Disney+, tem a difícil missão de suceder a série da Netflix. No entanto, tudo indica que a nova produção sobre o Demônio de Hell's Kitchen poderá ser tão boa ou ainda melhor que a anterior. Charlie Cox retorna como Matt Murdock, após aparições em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), Mulher-Hulk: Defensora de Heróis (2022) e Echo (2024). Além dele, Vincent D’Onofrio volta como Wilson Fisk, o Rei do Crime, e também teremos Elden Henson como Foggy Nelson, Deborah Ann Woll como Karen Page, Wilson Bethel como Dex Poindexter, e Jon Bernthal como Justiceiro. Charlie Cox também revelou que a nova série será “ainda mais sombria” que a da Netflix.
Capitão América: Admirável Mundo Novo marcará a primeira vez que Anthony Mackie liderará um filme do MCU como Sam Wilson. O elenco contará ainda com Harrison Ford, Giancarlo Esposito, Liv Tyler e Tim Blake Nelson. Thunderbolts* será um projeto focado em uma equipe de personagens já conhecidos e queridos pelo público, como Yelena Belova, vivida por Florence Pugh; Bucky Barnes, interpretado por Sebastian Stan; John Walker, por Wyatt Russell; Fantasma, por Hannah John-Kamen; Treinadora, por Olga Kurylenko; e Guardião Vermelho, por David Harbour. Dominique Thorne retornará como Riri Williams em Coração de Ferro, após sua introdução em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022). A série deverá preparar a personagem para se juntar aos Jovens Vingadores em breve. Por fim, Wonder Man terá Yahya Abdul-Mateen II como Simon Williams, um astro de Hollywood, em seu primeiro projeto no MCU. A série deve usar um humor metalinguístico similar a Mulher-Hulk e aos filmes de Deadpool.
Um dos aspectos mais importantes da programação da Marvel para 2025 é que todos os projetos são pensados para construir o próximo grande evento crossover do MCU, Vingadores: Guerras Secretas, que chegará aos cinemas em 1º de maio de 2026. Com a presença do Capitão América de Mackie, os Thunderbolts, os Jovens Vingadores e possivelmente o Doutor Destino de Robert Downey Jr, entre outros, o primeiro filme dos Vingadores desde Ultimato (2019) gera grandes expectativas. Antes de Vingadores: Guerras Secretas, previsto para 2027, os fãs da Marvel podem aguardar ansiosamente por lançamentos como Homem-Aranha 4, Vision Quest e Blade. À medida que 2025 se aproxima, os fãs da Marvel podem esperar por uma das mais promissoras programações de filmes e séries do MCU dos últimos tempos.