League of Legends: sistema de honra reformulado em 2025 promete mudanças no comportamento dos jogadores
O sistema de Honra de League of Legends, que teoricamente deveria incentivar um comportamento mais positivo entre os jogadores, tem enfrentado dificuldades ao longo dos anos. Em vez de ser algo almejado, ele se tornou apenas mais um elemento do sistema de progressão do jogo, oferecendo recompensas ocasionais para quem não se comporta de maneira inadequada nas partidas. No entanto, mudanças significativas estão previstas para 2025, e elas geram mais expectativa do que novos campeões ou atualizações na selva.
Desde 2022, a Riot Games implementou o sistema de três honras, com skins e recompensas para jogadores bem-comportados. Essas recompensas geralmente incluem fragmentos de chave (a obtenção do baú Hextech é por conta do jogador) e, no final da temporada, uma das skins de três honras. Além disso, jogadores com bom comportamento ganham um recall especial para exibir seu nível de honra.
Os níveis de honra em League of Legends vão até o nível 5. Apesar de não ter sido penalizado por mau comportamento, como restrições no chat, o sistema de progressão é tão fácil que não incentiva de fato um comportamento positivo. Parece depender mais de jogar frequentemente do que de ter boas atitudes. Isso acaba incentivando um jogo neutro, o que não deveria ser o objetivo dos jogadores, incluindo eu mesmo.
O novo sistema de honra, previsto para este ano, tem potencial para mudar essa situação. Ele estará integrado ao sistema de passe de batalha do jogo, com recompensas de experiência substituindo os fragmentos de chave. Jogadores com níveis de honra mais altos (níveis 4 e 5) receberão mais recompensas. No nível 4, a frequência de pings e emotes aumentará, já que o jogo entenderá que o jogador os usa corretamente. No nível 5, além do recall especial e das skins de três honras, o jogador ganhará emblemas de honra no chat.
As skins raras são interessantes, mas enfrentam o mesmo problema de outras skins anuais, como as Vitoriosas. Se o jogador não usa os campeões que ganham as skins de três honras (como Twitch, Warwick, Malzahar, Akshan e, em breve, Shen), o incentivo para jogar e se esforçar no sistema se torna menor. O sistema de progressão de League of Legends se tornou complexo, com chaves, cápsulas, tokens, passes de evento e Eternos. Ao simplificar as recompensas de honra e associá-las a um sistema de passe de batalha, o objetivo de progredir no sistema pode se tornar mais claro.
Além dos incentivos, o novo sistema trará punições. Jogadores com nível de honra 2 perderão acesso ao chat geral, não podendo se comunicar com o time adversário. Jogadores com nível 1 perderão acesso a qualquer tipo de chat, com exceção do chat com seu próprio time.
Apesar de ser um bom começo, talvez o sistema precise ir mais longe. Jogadores podem usar o chat para fazer comentários ofensivos, e o fato de jogadores com má reputação continuarem a se comportar de maneira inadequada mostra que o sistema de honra ainda tem espaço para melhorar. Jogadores com nível de honra 1 deveriam perder totalmente o acesso ao chat e demonstrar sua mudança de comportamento através de pings e trabalho em equipe.
Embora essa mudança não deva ocorrer, o novo sistema de honra para League of Legends em 2025 é promissor. A integração do sistema de honra com o passe de batalha pode finalmente incentivar os jogadores a darem mais atenção ao seu nível de honra, e não apenas a recompensas ocasionais. Mas será necessário esperar o início oficial da nova temporada para avaliar os resultados, pois o sistema está em fase de testes no Ambiente Público de Testes (PBE).