A evolução dos gráficos em consoles portáteis: do Game Boy ao PlayStation Vita
Os videogames atuais impressionam com seus gráficos realistas, mas nem sempre foi assim, especialmente nos consoles portáteis. No passado, esses dispositivos ficavam uma geração atrás dos consoles domésticos em termos de capacidade gráfica. No entanto, os chips gráficos dos consoles portáteis foram evoluindo, chegando a níveis próximos dos consoles de mesa, como o PlayStation Portable e o Nintendo 3DS. Essa evolução, muitas vezes, não recebe o devido reconhecimento.
Vamos relembrar alguns consoles que marcaram essa trajetória:
Game Boy
Lançado em 1989, o Game Boy da Nintendo foi um sucesso absoluto, dominando a década de 1990. Seu preço acessível foi um grande diferencial em relação aos concorrentes, como o Atari Lynx e o Sega Game Gear. Apesar da tela monocromática verde original, que não envelheceu bem, o Game Boy ofereceu grandes jogos.
Sega Game Gear
O principal concorrente do Game Boy, o Sega Game Gear, destacava-se pela tela colorida. Essa característica permitiu o uso de periféricos, como um sintonizador de TV. No entanto, a tela colorida consumia muita bateria, exigindo seis pilhas AA que duravam poucas horas.
Atari Lynx
O Atari Lynx, lançado em 1989, possuía um hardware superior aos consoles domésticos da época. Seus gráficos eram mais atraentes que os do Game Gear, e alguns jogos, como *BattleWheels*, quase alcançavam o 3D. Mas, assim como o Game Gear, o Lynx tinha baixa duração de bateria e usava mais pilhas que o Game Boy.
Neo Geo Pocket Color
O Neo Geo Pocket Color, da SNK, trouxe uma tela colorida de alta qualidade, considerada a melhor dos portáteis dos anos 90. Jogos como *Sonic the Hedgehog Pocket Adventure* exibiam bem essa qualidade. Infelizmente, o console foi lançado logo após o Game Boy Color e, apesar de ser mais barato que o modelo original do Game Boy, não conseguiu competir.
WonderSwan Color
A Bandai tentou conquistar o mercado com o WonderSwan Color, um console com tela colorida vibrante. A tecnologia FSTN LCD destacava suas cores, chamando a atenção da Nintendo, que logo lançou o Game Boy Advance, com gráficos e áudio superiores.
Game Boy Advance
O Game Boy Advance, último da série Game Boy, marcou um salto em qualidade, com áudio e gráficos que lembravam o Super Nintendo. Muitos jogos se pareciam com os do console de mesa. A tela do primeiro modelo, porém, tinha cores um pouco desbotadas.
Nintendo DS
O Nintendo DS é o console portátil mais vendido da Nintendo e de todos os tempos. Com duas telas, sendo uma sensível ao toque, o DS trouxe uma nova experiência de jogo. Ele também apresentava um ótimo poder gráfico, com processadores ARM que garantiam bom desempenho em jogos como *Super Mario 64 DS*.
PlayStation Portable (PSP)
O PSP da Sony foi uma tentativa de competir com a Nintendo no mercado de portáteis. Com hardware superior, ele se destacava pelos gráficos, com jogos como *Grand Theft Auto: Liberty City Stories* com qualidade comparável a de consoles de mesa. O PSP tinha um chip gráfico dedicado, o Surface Engine.
Nintendo 3DS
O Nintendo 3DS foi o último console portátil da Nintendo. Ele trazia uma experiência 3D estereoscópica, além de jogos que lembravam os do Wii. O console tinha um chip gráfico dedicado, o PICA200, diferente de outros portáteis da Nintendo.
PlayStation Vita
O PlayStation Vita, apesar de não ter o mesmo sucesso do PSP, tinha gráficos de alta qualidade, com jogos que se comparavam ao PlayStation 3. O Vita usava um processador gráfico PowerVR, com capacidade avançada de renderização 3D, permitindo jogos como *Minecraft*.
A evolução dos consoles portáteis mostra como a tecnologia avançou ao longo dos anos, permitindo que jogos de alta qualidade pudessem ser levados para qualquer lugar.