Famosos

Adaptação de ‘É Assim Que Acaba’ gera polêmica e autora se manifesta sobre controle criativo

A adaptação cinematográfica do romance de 2016, ‘É Assim Que Acaba’, da autora Colleen Hoover, estrelada por Blake Lively e Justin Baldoni, que também dirigiu e produziu o filme, alcançou sucesso de bilheteria, mas foi envolvida em controvérsias. Além da divulgação com apelo visual de Blake Lively usando roupas florais, a produção foi marcada por um processo movido pela atriz contra Baldoni e por um processo deste contra o The New York Times. A trama aborda temas delicados como relacionamentos abusivos e o ciclo de violência doméstica. No entanto, a divulgação do filme não enfatizou a seriedade desses temas. Colleen Hoover abordou a questão do controle da adaptação e de como ela foi divulgada em seu grupo de fãs no Facebook, Colleen Hoover’s CoHorts.

A adaptação de livros para o cinema é um tema constante de debate, com fãs discutindo qual versão é superior. A adaptação de um livro para as telas pode envolver mudanças que nem sempre agradam aos leitores. Após a cessão dos direitos autorais, os autores raramente têm controle sobre o resultado final, a menos que estejam diretamente envolvidos na produção.

Colleen Hoover é uma autora de romances conhecida por obras como Slammed (2011). ‘É Assim Que Acaba’, lançado em 2016, é uma obra inspirada em suas experiências pessoais e de sua mãe com a violência doméstica. Em sua mensagem no grupo do Facebook, a autora enfatizou: "A violência doméstica é algo que vivi em primeira mão. Escrevi este livro para mim e para minha mãe. Este livro significa tudo para mim. Vou defendê-lo com minha alma".

Sobre a adaptação, Colleen esclareceu sua falta de controle: "O que está acontecendo com o filme, que não me pertence e sobre o qual não posso ter controle, não é algo que eu esteja 'ignorando', mas algo sobre o qual estou escolhendo cuidadosamente não falar por várias razões". Ela também expressou seu apoio a Blake Lively nas redes sociais após o processo movido pela atriz contra Baldoni.

A autora ressaltou que as aparências podem ser enganosas e pediu aos fãs que evitassem especulações sobre essa questão pública, afirmando ter "esperança de que o sistema legal cuide disso". Colleen declarou: "Sei que é estranho não falar sobre isso aqui porque é uma parte muito grande da minha carreira e da minha vida, estou escolhendo, respeitosamente, segurar minha língua. Este é um assunto muito delicado. Não estou dizendo que estou ignorando ou que vocês devam ignorar, apenas peço que não façam isso aqui ou que exijam que eu o faça".

Apesar das polêmicas, ‘É Assim Que Acaba’ obteve sucesso, arrecadando US$ 349,7 milhões, um ótimo resultado considerando seu orçamento de US$ 25 milhões. Embora tenha recebido uma avaliação de 55% no Rotten Tomatoes pelos críticos, o filme conquistou 89% de aprovação do público, com o selo Verified Hot, indicando que os fãs do livro aprovaram a adaptação.

‘É Assim Que Acaba’ é apenas o começo das adaptações de obras de Colleen Hoover. Há projetos futuros como o suspense Verity, com Anne Hathaway, Dakota Johnson e Josh Hartnett, pela Amazon MGM, além de Regretting You, com Dave Franco, Allison Williams e Mckenna Grace, e seu romance mais recente, Reminders of Him, que ainda não tem elenco definido.

Em resposta a um fã, a autora revelou que aprendeu com a primeira adaptação e que estará diretamente envolvida nos próximos projetos: "99,999% das vezes, você perde todos os direitos sobre o filme e eles podem fazer o que quiserem e mudar tudo o que quiserem". Ela mencionou que não possui os direitos de Verity, mas sua produtora, HeartBones Entertainment, faz parte do projeto, e ela é produtora executiva de Regretting You, o que significa "mais controle daqui para frente".

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.