Adaptação de ‘Wicked’ para o cinema recebe indicações no Globo de Ouro, mas trilha sonora original não concorre
A adaptação cinematográfica do musical da Broadway, Wicked, está fazendo sucesso na 82ª edição do Globo de Ouro, acumulando quatro indicações, incluindo Melhor Filme – Musical ou Comédia e Conquista de Bilheteria Cinematográfica. As atrizes Cynthia Erivo e Ariana Grande também foram reconhecidas por suas atuações, concorrendo nas categorias de Melhor Atriz em Filme – Musical ou Comédia e Melhor Atriz Coadjuvante em Filme, respectivamente.
Contudo, a produção foi notavelmente ausente das categorias de Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora Original. Isso ocorre porque a música do filme é baseada na trilha sonora original do compositor e letrista Stephen Schwartz, que criou a música para o musical de 2003 e também para o filme, em parceria com o indicado ao Grammy e ao Oscar, John Powell.
De acordo com as regras de elegibilidade do Globo de Ouro, as canções qualificadas para a categoria de Canção Original devem ter palavras e música “ambas originais e escritas especificamente para o filme”, enquanto uma trilha sonora “deve ser principalmente música original escrita especificamente para o filme” para ser elegível. A ausência da trilha sonora de 'Wicked' reflete essas regras específicas.
Schwartz explicou anteriormente em entrevista ao The Schwartz Scene que sua abordagem para a trilha sonora do filme não foi muito diferente da utilizada no teatro. “Não achei a composição que fiz muito diferente da música de um espetáculo. John Powell, como um compositor de trilhas sonoras experiente, tem uma abordagem um pouco diferente, mas acreditamos que os dois se fundirão perfeitamente”, comentou. Ele também mencionou que usou os temas existentes do musical, com a possibilidade de Powell criar novos temas. “As orquestrações das músicas são de Jeff Atmajian, a quem achei extremamente talentoso e que realmente pareceu entender meu estilo e intenções”, acrescentou Schwartz, destacando que as orquestrações foram baseadas nas originais da Broadway, mas com uma riqueza sonora maior devido à orquestra de cerca de oitenta músicos.
Embora as versões de Erivo de “Defying Gravity” e de Grande para “Popular” não fossem elegíveis para o Globo de Ouro, ambas as músicas alcançaram sucesso nas paradas de rádio da Billboard em dezembro de 2024. Segundo a Billboard, “Popular” subiu para 27º lugar na Adult Pop Airplay e para 29º na Pop Airplay, enquanto “Defying Gravity” estreou em 39º lugar em ambas as listas.
A trilha sonora de Wicked, com músicas e letras de Schwartz e performances do elenco do filme, incluindo Erivo, Grande, Jonathan Bailey, Ethan Slater, Peter Dinklage, Michelle Yeoh e Jeff Goldblum, passou três semanas em primeiro lugar na parada de trilhas sonoras da Billboard, com 321.000 unidades de álbum equivalentes vendidas nos EUA nesse período, de acordo com a Billboard.
Erivo, que interpreta Elphaba Thropp, a “Bruxa Má do Oeste”, revelou que ela e Schwartz co-escreveram uma música original para Wicked: Parte Dois (intitulado Wicked: For Good), com lançamento previsto para 2025. Por ser uma música original do novo filme, ela seria elegível para o Oscar e o Globo de Ouro de 2026.
“Definitivamente tivemos alguma colaboração na minha [música]”, disse Erivo ao podcast Awards Circuit da Variety. “Não sei se vocês estão prontos para isso. Quero dizer, eu amo a música e lembro quando a filmamos, o elenco e a equipe estavam chorando. Então, eu não sei. E não sei se é apenas porque eles estavam emocionados naquele dia ou é o que a música faz.” Ela ainda adicionou: “Sinto que a música é muito, muito especial. Não quero dar mais detalhes do que isso. Tenho a sensação de que até o título vai tocar vocês.”