Adaptações de games para filmes e séries: a maldição foi quebrada?
Para muitos gamers, o anúncio de que seu jogo favorito será adaptado para o cinema ou televisão costuma gerar mais apreensão do que alegria. Essa reação tem raízes no histórico de adaptações de videogames para as telonas, que, por muito tempo, foram marcadas por fracassos, principalmente pela falta de compreensão do material original. As adaptações de jogos eram frequentemente consideradas amaldiçoadas.
No entanto, recentemente, tem ocorrido uma mudança na recepção dessas adaptações. Agora, o anúncio de uma nova adaptação gera reações mais mistas, já que se tornou evidente que é possível obter resultados mais positivos. Isso levanta uma questão crucial: será que a maldição das adaptações de videogames finalmente foi quebrada?
A Maldição das Adaptações de Videogames: Uma História de Fracassos
A ideia de que adaptações de jogos são, em geral, ruins acompanha os gamers há décadas, desde as primeiras tentativas. A primeira adaptação cinematográfica de um jogo, o filme *Super Mario Bros.*, lançado em 1993, foi um fracasso retumbante. Esse filme, de certa forma, selou o destino das adaptações de jogos, marcando o início da chamada “maldição” e estabelecendo um tom pessimista para o subgênero.
Infelizmente, muitos outros títulos seguiram o mesmo caminho, como *House of the Dead* e *Resident Evil*. À medida que os gráficos e as histórias dos jogos evoluíam, as adaptações cinematográficas ficavam cada vez mais para trás, tentando, sem sucesso, equilibrar adaptação e originalidade. *Silent Hill* quase conseguiu, com o primeiro filme sendo uma homenagem aos jogos clássicos, amado pelos fãs, mas criticado pela crítica. Já a sequência, *Silent Hill: Revelação*, caiu no mesmo abismo das adaptações fracassadas.
Os fãs debatiam incessantemente sobre as possíveis causas da maldição: falta de envolvimento dos fãs e criadores originais nos projetos, fidelidade ao material original ou criação de uma nova história, tom muito sério ou pouco sério. As perguntas eram intermináveis, e o futuro parecia sombrio.
Mas, nos últimos tempos, algumas adaptações começaram a surpreender, abrindo novas perspectivas e esperanças para o futuro.
Novas Adaptações Quebrando a Maldição
Um dos primeiros exemplos de adaptação de jogo bem-sucedida foi a série original da Netflix, *Castlevania*, inspirada na série de jogos da Konami. Além de uma animação impressionante e dublagem de qualidade, a história é uma junção original e realista de enredos de vários jogos da franquia. A caracterização dos personagens é fiel e fundamental para o sucesso da adaptação. *Castlevania* mostrou que é possível ser fiel aos personagens que os fãs amam e priorizá-los em vez de apenas colecionar referências ou visuais idênticos aos jogos.
Essa parece ser uma tendência nas adaptações que estão fazendo sucesso atualmente. *Sonic the Hedgehog 3* está arrasando nos cinemas, com os fãs saindo das salas com a mesma sensação de maravilhamento de quando jogavam *Sonic* quando crianças. O filme tem uma das maiores pontuações de adaptações de games no site Rotten Tomatoes, com uma avaliação quase perfeita. Essas produções entendem os personagens e os trazem para o mundo real, gerando situações engraçadas, mas também momentos dramáticos, como os traumas de Shadow.
Não são apenas os filmes que têm obtido sucesso. Séries como *Arcane* e *Fallout* também são ótimos exemplos de adaptações de jogos bem-feitas. *Fallout*, em particular, foi tão bem-sucedida que ganhou o prêmio de melhor adaptação no The Game Awards de 2024, mesmo sendo diferente do jogo. Isso demonstra ainda mais que a fidelidade aos personagens é mais importante do que uma adaptação exata da história. Outras séries, como *The Last of Us* da HBO, também priorizaram o estudo dos personagens, fazendo pequenas alterações na história, mas mantendo a essência dos personagens.
O segredo para uma boa adaptação de jogo não é seguir a história à risca ou ser cheio de referências, mas sim dar aos personagens o respeito que eles merecem.
Esperança Para o Futuro das Adaptações
Com essa nova perspectiva sobre as adaptações de jogos, o que podemos esperar para o futuro? *The Legend of Zelda*, por exemplo, terá um filme dirigido por um fã (apesar de muitos acharem que a franquia seria mais adequada para uma série de TV).
A expectativa é que executivos e produtores percebam a importância de narrativas focadas nos personagens e entendam que esse é o verdadeiro equilíbrio, e não a gestão de enredos e referências. Os fãs estão dispostos a perdoar algumas liberdades criativas na história, contanto que os personagens sejam bem retratados e suas interações façam sentido. Apesar da mudança que está acontecendo, é melhor não afirmar que a maldição das adaptações de videogames foi quebrada de vez, para não atrair má sorte.
A produção de Sonic the Hedgehog 3, que também é uma adaptação de games, é a seguinte: A pedido da organização militar G.U.N., Sonic, Tails e Knuckles são encarregados de deter Shadow the Hedgehog, uma antiga experiência militar que escapou da contenção. Incapazes de derrotá-lo sozinhos, o trio forma uma aliança improvável com o Dr. Robotnik na esperança de parar Shadow e proteger o planeta. No entanto, a questão se complica quando Robotnik se reencontra com seu avô há muito perdido, Gerald Robotnik, que tem seus próprios planos sinistros.
O filme Sonic the Hedgehog 3 teve a escolha de Keanu Reeves como Shadow, uma decisão que uniu fãs e críticos.
Outro filme que está entre os games de sucesso é O Show de Truman, que recentemente chegou ao Paramount+.