Filmes

Adaptações de HQs brilham no Globo de Ouro 2025 com indicações para ‘Deadpool & Wolverine’ e ‘The Penguin’

O ano de 2024 não foi dos melhores para os super-heróis nas bilheterias, com exceção de Deadpool & Wolverine, que se tornou o filme para maiores de 18 anos com a maior arrecadação global de todos os tempos. Outras adaptações de quadrinhos como Coringa: Folie à Deux, O Corvo, Madame Teia e Kraven, o Caçador foram verdadeiros fracassos de bilheteria. Hellboy: The Crooked Man, com baixo orçamento, sequer chegou aos cinemas. Já Venom: A Última Dança, encerramento da trilogia de Tom Hardy, teve desempenho abaixo do esperado.

No entanto, as adaptações de quadrinhos tiveram melhor sorte na televisão. As séries derivadas de Batman, The Penguin, e de WandaVision, Agatha All Along, receberam indicações nas categorias de atuação no Globo de Ouro de 2025.

Neste ano, apenas três projetos baseados em quadrinhos receberam um total de cinco indicações em cinco categorias na 82ª edição anual do Globo de Ouro, que celebra o melhor do cinema e da televisão:

Indicados a Melhor Realização Cinematográfica e de Bilheteria:

Alien: Romulus
Beetlejuice Beetlejuice
Deadpool & Wolverine
Gladiador II
Divertida Mente 2
Twisters
Wicked
O Robô Selvagem

Indicados a Melhor Minissérie ou Filme para Televisão:

Bebê Rena
Disclaimer
Monsters
The Penguin
Ripley
True Detective: Terra Noturna

Indicadas a Melhor Atriz em Série de Televisão – Musical ou Comédia:

Kristen Bell, Nobody Wants This
Quinta Brunson, Abbott Elementary
Ayo Edebiri, The Bear
Selena Gomez, Only Murders in the Building
Kathryn Hahn, Agatha All Along
Jean Smart, Hacks

Indicados a Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão:

Colin Farrell, The Penguin
Richard Gadd, Bebê Rena
Kevin Kline, Disclaimer
Cooper Koch, Monsters
Ewan McGregor, Um Cavalheiro em Moscou
Andrew Scott, Ripley

Indicadas a Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão:

Cate Blanchett, Disclaimer
Jodie Foster, True Detective: Terra Noturna
Cristin Milioti, The Penguin
Sofía Vergara, Griselda
Naomi Watts, Feud: Capote vs. The Swans
Kate Winslet, The Regime

As cinco indicações ao Globo de Ouro entre três projetos marcam o melhor desempenho do gênero desde 2020, quando Coringa recebeu quatro indicações, vencendo duas: Melhor Ator em Filme de Drama para Joaquin Phoenix e Melhor Trilha Sonora Original para a compositora Hildur Guðnadóttir. O filme da DC também foi indicado a Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor para Todd Phillips.

A cerimônia de 2021 não teve nenhum indicado do gênero. Já em 2022, as estrelas de WandaVision, Elizabeth Olsen e Paul Bettany, foram indicados nas categorias de Melhor Atriz/Ator em Minissérie ou Filme para Televisão. Em 2023, Angela Bassett foi a única indicada, vencendo o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante em Filme por seu papel em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre.

Em 2024, a cerimônia foi dominada por Oppenheimer (cinco vitórias), Succession (quatro vitórias), The Bear (três vitórias) e Treta (três vitórias). O Globo de Ouro de Melhor Realização Cinematográfica e de Bilheteria foi para Barbie, que superou Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e Guardiões da Galáxia Vol. 3. A animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso também recebeu indicações de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Filme de Animação, mas perdeu nesta categoria para O Menino e a Garça.

Em 2018, Pantera Negra foi o único filme de super-heróis a receber uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Drama, prêmio que foi para Bohemian Rhapsody na cerimônia de 2019. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) é o único filme de quadrinhos a vencer o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante, que foi concedido postumamente a Heath Ledger por sua atuação como Coringa. O mesmo papel também garantiu a Joaquin Phoenix o Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme de Drama em 2020, sendo Coringa o único filme baseado em quadrinhos a conquistar este prêmio.

A equipe do ComicBook.com, em sua premiação anual, o Golden Issue Awards 2024, elegeu The Penguin como a Melhor Série de TV Baseada em Quadrinhos e X-Men ’97 como a Melhor Série de Animação do ano.

The Penguin também recebeu múltiplos prêmios por Oz Cobb de Colin Farrell e Sofia Falcone de Cristin Milioti, enquanto Rio Vidal/Morte de Aubrey Plaza foi nomeada Melhor Ladrão de Cena da TV (Agatha All Along), e Gambit de Channing Tatum foi eleito Melhor Ladrão de Cena do Cinema (Deadpool & Wolverine), este último também foi escolhido como o Melhor Filme de Quadrinhos de 2024.

Outros projetos que atenderam aos requisitos de elegibilidade, como X-Men ’97, Eco, Dead Boy Detectives, Creature Commandos e as temporadas finais de Expresso do Amanhã e Superman & Lois, não receberam indicações.

A 82ª edição do Globo de Ouro será transmitida no domingo, 5 de janeiro, na CBS.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.