‘Ainda Estou Aqui’ entra na pré-lista do Bafta 2025, mas Fernanda Torres fica de fora na categoria de melhor atriz
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ foi selecionado para a pré-lista do Bafta 2025, o Oscar britânico, na categoria de Filme em Não-Língua Inglesa. A premiação divulgou a lista com 10 produções que concorrem a cinco vagas para a disputa final. O longa, que é uma produção original Globoplay, é dirigido por Walter Salles.
Na primeira etapa, os votantes da Academia Britânica de Cinema e Televisão escolheram os 10 longas de um total de 40 inscritos. A segunda fase de votação terá início no dia 7 de janeiro e se estenderá até o dia 10. No dia 15, os cinco filmes mais votados serão anunciados em uma transmissão no canal do YouTube da premiação.
A rodada final de votação para eleger os vencedores acontecerá entre os dias 22 de janeiro e 11 de fevereiro. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para o dia 16 de fevereiro.
Apesar da indicação de ‘Ainda Estou Aqui’, outras expectativas, como indicações para Roteiro Adaptado e Melhor Atriz para Fernanda Torres, não se concretizaram. Além do filme brasileiro, foram selecionados:
- “Tudo Que Imaginamos Como Luz” – Índia, França, Países Baixos, Luxemburgo e Itália;
- “Black Dog” (“Gou zhen“) – China;
- “The Count of Monte Cristo” – França;
- “Emilia Pérez” – França e México;
- “Flow” – Letônia;
- “The Girl with the Needle” – Dinamarca;
- “Kneecap: Música e Liberdade” – Irlanda;
- “La Chimera” – Itália;
- “The Seed of the Sacred Fig” – Alemanha.
‘Ainda Estou Aqui’ também está concorrendo ao Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Atriz em Filme de Drama, com a cerimônia agendada para o dia 5 de janeiro, em Los Angeles. O longa também figura na lista de pré-indicados ao Oscar de Melhor Filme Internacional e disputa o Critics’ Choice Awards 2025 na mesma categoria, com os vencedores sendo anunciados no dia 12 de janeiro. Adicionalmente, o filme foi indicado ao Prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-Americano.
O filme já conquistou oito prêmios, incluindo o de Melhor Roteiro no 81º Festival de Veneza. Também foi reconhecido com quatro prêmios de Melhor Filme do Júri Popular em diversos festivais, como a 48ª Mostra de S. Paulo e eventos no Canadá, Estados Unidos e França. Fernanda Torres foi eleita Melhor Atriz em filme internacional pelo The Critics Choice Awards, na seção Latino Cinema & Television, além de ter recebido outras premiações e menções honrosas.
Internacionalmente, o filme foi selecionado pela BBC como um dos 20 melhores de 2024 e foi citado pelo Hollywood Reporter como um dos dez melhores do ano. Fernanda Torres também alcançou o segundo lugar no prêmio da Associação de Críticos de Los Angeles, ao lado de Demi Moore. O longa recebeu indicações a Melhor Filme pela Internacional Utah Film Critics Association e Melhor Filme em Língua Estrangeira no North Carolina Film Critics Association Awards, além de indicações no Satellite Awards.
A trama de ‘Ainda Estou Aqui’ se passa no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, durante o período da ditadura militar. O filme acompanha a família Paiva, especialmente Eunice, que busca a verdade sobre o desaparecimento de seu marido, Rubens Paiva, e precisa se reinventar para cuidar de seus filhos. A história é baseada no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva.