Alan Rickman: lembranças de Justin Long e um futuro incerto para Galaxy Quest
Para muitos da geração atual, o saudoso Alan Rickman é lembrado por seu papel nos filmes de Harry Potter, onde interpretou o Professor Severus Snape. Embora esse tenha sido um de seus maiores papéis, Rickman era conhecido por muitas outras grandes atuações, incluindo Robin Hood: Príncipe dos Ladrões, Duro de Matar, O Amor Acontece e Galaxy Quest.
Galaxy Quest, lançado em 1999, era uma paródia de Star Trek, de Gene Roddenberry. Estrelando Rickman, Sigourney Weaver e Tim Allen, o filme foi bem recebido por fãs e críticos, com a atuação de Rickman considerada excepcional. No entanto, seu colega de elenco, Justin Long, lembra de sua experiência no filme com carinho, não pela atuação de Rickman, mas pelo espírito aventureiro e pela personalidade do ator.
Galaxy Quest acompanha o elenco de uma série de TV cancelada que é convidada a reprisar seus papéis depois que alienígenas pedem ajuda. Alan Rickman interpretou Alexander Dane, cuja contraparte em Galaxy Quest é o Dr. Lazarus, um ator shakespeariano que detesta seu personagem. O filme é amplamente considerado um dos melhores filmes de paródia. Foi também a primeira aparição de Justin Long em um grande filme. Long interpretou um fã do programa Galaxy Quest no filme e teve um pequeno, mas envolvente papel.
Recentemente, Long fez uma publicação no
pelo 25º aniversário do filme, onde prestou homenagem ao falecido Rickman. “Foi minha primeira vez em um set de filmagem, minha primeira vez em Los Angeles, uma das minhas primeiras viagens de avião e minha primeira vez conhecendo Sam Rockwell”, disse Long na legenda. “Essa foto minha, de Alan Rickman e Jeremy Howard (que interpretou meu amigo no filme e conseguia explodir coisas com a mente em 'Aceito') foi tirada em uma festa que Alan organizou para todos do elenco e equipe.”
Ele acrescentou: “Eu tinha formado uma ideia de quem Alan Rickman poderia ser baseado apenas nas atuações incríveis que eu o vi fazer como vilões em filmes como Duro de Matar e Robin Hood – minha experiência com ele como pessoa foi exatamente o oposto disso… ele era tão gentil, generoso e sim, seco (MUITO seco), mas de uma maneira tão brincalhona. Eu penso nele com frequência e, quando olho para trás para essa experiência um quarto de século depois, um dos maiores presentes que vieram dela foi conhecer e trabalhar com um ator como Alan.”
Enquanto os fãs do filme nunca verão Rickman gritar sua frase icônica – “Pelo Martelo de Grabthar, pelos sóis de Warvan, você será vingado!” – houve conversas sobre uma sequência, com Sam Rockwell falando sobre a potencial continuação da história.
Galaxy Quest está atualmente disponível para streaming gratuito na Pluto TV.
Cena deletada de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 causa polêmica entre fãs
Fãs de Harry Potter ainda estão chateados com uma cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 envolvendo Harry e Voldemort 13 anos depois. A maioria dos fãs de Harry Potter concorda que os filmes são uma adaptação de alto nível dos livros de J.K. Rowling. No entanto, nem todas as cenas dos oito filmes são um sucesso entre os fãs. Os filmes não apenas cortaram e fizeram alterações em várias partes dos livros, mas também fizeram cortes e alterações no processo de filmagem, preferindo certas cenas a outras.
Para esta parte do filme, o diretor David Yates filmou várias cenas que não chegaram ao corte final, incluindo uma cena em que Harry está em pé sobre o corpo morto de Voldemort. É uma cena simples, mas impactante, mesmo sem magia de pós-produção. E é uma cena que os fãs de Harry Potter desejavam ver no filme desde que souberam dela.
“Ainda quero saber quem foi o ‘gênio’ que deletou isso. Parece épico”, diz uma publicação popular na página do Reddit de Harry Potter. “E não menos cinematográfico que a versão final, na verdade, acho que esta teria sido mais impactante.”
“Voldemort desaparecendo em uma nuvem de fumaça quando morre sem ninguém além de Harry testemunhando, versus o fraco e débil Tom Riddle caindo morto no chão depois que Harry o humilha completamente na frente de todos. Uma das piores mudanças que eles fizeram”, lê-se no comentário principal com quase 10.000 votos de concordância.
“Os livros descrevem a morte de Voldemort como ‘finalidade mundana’. Gênio absoluto. Voldemort era apenas um homem que morreu, nada mais. Os filmes pegaram todo esse significado e o transformaram em ‘haha CGI parece legal’. Espero que a nova série da HBO entregue”, acrescenta outro fã.
Um terceiro comentário acrescenta: “Eu terminei de ler os livros ontem e literalmente contei para meu colega de trabalho há cinco minutos atrás o quanto eu não gostei dessa mudança nos filmes.”
Para aqueles que não estão por dentro, Yates foi a força motriz por trás dessa mudança, preferindo o que acabou no filme por ser uma cena mais íntima, pelo menos de sua perspectiva. Dito isso, é um grande desvio dos livros na maior cena da série. Basta dizer que foi muito controverso na época e tem se mostrado controverso desde então.