Andrew Garfield descarta retorno como Homem-Aranha em ‘Spider-Man 4’, mas mantém esperança em futuros projetos
Em meio a especulações sobre sua possível volta como Peter Parker em Spider-Man 4, Andrew Garfield fez uma brincadeira, afirmando que o público não acreditará em suas declarações. O ator, que retornou ao universo Marvel em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), abordou a possibilidade de um novo retorno em entrevista à GQ. “Vou desapontá-los. Não, não vou. Mas sei que ninguém vai acreditar em nada que eu disser daqui para frente”, comentou Garfield, fazendo referência às suas constantes negativas antes do lançamento de Sem Volta Para Casa.
Apesar de aparentemente descartar mais uma participação na Marvel, Garfield não fechou as portas para futuras franquias. “Se fizesse sentido para mim e fosse divertido”, disse ele. “Talvez eu tenha uns cinco filhos em algum momento e precise começar a economizar para a faculdade deles”.
Garfield interpretou Peter Parker/Homem-Aranha nos filmes O Espetacular Homem-Aranha e O Espetacular Homem-Aranha 2. A franquia foi interrompida após o segundo filme não alcançar o sucesso esperado pela crítica e pelo público. Tom Holland assumiu o papel, fazendo sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU) em Capitão América: Guerra Civil (2016). Com a Marvel explorando o Multiverso após Vingadores: Ultimato, Garfield e Tobey Maguire, o primeiro Homem-Aranha do cinema, retornaram em Sem Volta Para Casa. Garfield passou meses negando sua participação no filme para preservar as surpresas.
Um quarto filme solo do Homem-Aranha com Holland está previsto para julho de 2026, com direção de Destin Daniel Cretton. Detalhes da trama estão sendo mantidos em segredo, mas a produtora Amy Pascal adiantou que Spider-Man 4 abordará as consequências da decisão de Peter em Sem Volta Para Casa, onde Doutor Estranho lançou um feitiço que fez o mundo esquecer quem é Peter Parker. As filmagens devem começar em meados de 2024, após Holland concluir o trabalho em The Odyssey, de Christopher Nolan.
Garfield já expressou que toparia interpretar o Homem-Aranha novamente, desde que a história fosse relevante para o personagem. Ele considera Sem Volta Para Casa um evento especial e difícil de repetir. Trazer Garfield de volta para Spider-Man 4 poderia ser visto como um artifício barato, prejudicando o que tornou Sem Volta Para Casa tão marcante. É provável que o novo filme foque em Holland, explorando seus desafios pessoais. Tendo em vista o final de Sem Volta Para Casa, Holland deve ser o protagonista, e uma nova participação de Garfield poderia distrair o público.
Isso não significa que Garfield jamais retornará como o Homem-Aranha. Há sempre a possibilidade de ele e Maguire voltarem em Vingadores: Guerras Secretas, o ápice da Saga do Multiverso da MCU. Com veteranos como Robert Downey Jr. e Chris Evans já confirmados no elenco de Avengers: Doomsday, não seria impossível ver outros rostos familiares de volta. O desafio é criar participações que façam sentido e sejam significativas. Um mero cameo seria decepcionante e prejudicaria o impacto do filme. A menos que a equipe criativa tenha algo realmente especial, o ideal é deixar Sem Volta Para Casa como um momento único.