Angus MacInnes, ator de ‘Star Wars’, morre aos 77 anos
O ator Angus MacInnes, conhecido por seu papel no primeiro filme de Star Wars, faleceu aos 77 anos. A notícia foi divulgada pela família em sua página oficial no Facebook, informando que ele morreu pacificamente em 23 de dezembro, cercado de seus entes queridos. MacInnes, que interpretou o Líder Dourado, Jon 'Dutch' Vander, em Star Wars: Uma Nova Esperança, deixou um legado marcante no cinema e no coração dos fãs.
A família destacou a importância dos fãs de Star Wars na vida de Angus: “Para Angus, os fãs de Star Wars tinham um lugar especial em seu coração. Ele adorava encontrá-los em convenções, ouvir suas histórias e compartilhar sua paixão pela saga. Ele estava sempre honrado pela admiração e paixão dos fãs e da comunidade de convenções.” A publicação também ressaltou que ele era “mais do que um ator — ele era uma alma gentil, atenciosa e generosa que trouxe calor e humor para a vida de todos que o conheceram”.
A carreira de MacInnes abrangeu décadas, com papéis em filmes como A Testemunha, Juiz Dredd e Capitão Phillips. Ele também participou de Superman II, Comando 10 de Navarone, Trapaças, Se Você Pudesse Ver o Que Eu Ouço, Espasmos, A Melhor Vingança, Hellraiser II – Renascido do Inferno, Anatomia, De Olhos Bem Fechados, Hellboy, A Jaqueta, Dália Negra, Voo da Fúria, Atlantic City e Dach. Além do cinema, ele atuou em séries de TV como Espaço: 1999, O Pequeno Vagabundo, Space Island One, River City e Vikings.
Seu último trabalho no cinema foi uma participação em Rogue One: Uma História Star Wars, de 2016, onde ele reprisou o papel de Líder Dourado com uma breve fala. Em seus últimos anos, MacInnes expressou grande satisfação em encontrar os fãs em convenções. Em uma entrevista de 2010, que pode ser conferida em starwarsinterviews1.blogspot.com, ele mencionou que “Talvez a maior recompensa de fazer Star Wars tenham sido as convenções e os fãs que conheci nelas. Eles são algumas das pessoas mais agradáveis, embora estranhas, que tive o prazer de conhecer”.
Em sua mensagem aos fãs de Star Wars, ele brincou: “Duvido que haja palavras de sabedoria ou inteligência que eu possa transmitir aos fãs de Star Wars além de ‘cuidado com o Lado Sombrio’. Vão bem, meus amigos”.