Filmes
Tendência

Animador processa Disney alegando uso indevido de ideias em ‘Moana’ e ‘Moana 2’

Homem está solicitando uma indenização equivalente a 2,5% da receita bruta de Moana, o que corresponde a US$ 10 bilhões, além de uma ordem judicial que impeça novas violações de seus direitos autorais.

O animador Buck Woodall iniciou uma ação judicial contra a Disney em um tribunal federal na Califórnia, alegando que a empresa utilizou de forma indevida suas ideias originais na criação do filme Moana e sua sequência, Moana 2, atualmente em exibição nos cinemas.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, Woodall afirma que a Disney se apropriou de conceitos de seu projeto de animação, intitulado Bucky. Ele argumenta que tanto Moana quanto sua sequência apresentam semelhanças notáveis com seu roteiro. Entre as similaridades apontadas estão a ambientação em uma vila na Polinésia e a trama centralizada em jovens protagonistas que desobedecem suas famílias, partem em jornadas e interagem com espíritos representados como animais.

Em novembro do ano passado, a justiça havia decidido que a Disney não enfrentaria um processo por direitos autorais, pois Woodall apresentou a acusação anos após o lançamento de Moana em 2016. Contudo, o lançamento de Moana 2 abriu espaço para uma nova ação judicial por parte de Woodall. Agora, um juiz será responsável por analisar as possíveis semelhanças entre as obras.

Moana, da Disney, foi produzido depois que Woodall entregou aos réus praticamente todas as partes constituintes necessárias para seu desenvolvimento e produção, após mais de 17 anos de inspiração e trabalho em seu projeto de filme de animação”, consta na denúncia.

Ainda de acordo com o Hollywood Reporter, o animador está solicitando uma indenização equivalente a 2,5% da receita bruta de Moana, o que corresponde a US$ 10 bilhões, além de uma ordem judicial que impeça novas violações de seus direitos autorais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.