Após ‘Tieta’, Sebastião Vasconcelos enfrentou depressão e perda de contrato na Globo
Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato.
A reprise da novela Tieta no Vale a Pena Ver de Novo trouxe à memória o ator Sebastião Vasconcelos, que interpretou Zé Esteves, pai de Tieta (Betty Faria) e Perpétua (Joana Fomm). Contudo, a trajetória do artista teve momentos difíceis após sua demissão da TV Globo em 2004.
Com quase 50 anos de carreira e participações em novelas como Porto dos Milagres, Mulheres de Areia e O Clone, Sebastião viu sua vida mudar ao perder o contrato com a emissora carioca. Seu último trabalho na Globo foi no remake de Cabocla. Segundo Vilma Costa, esposa do ator, a falta de convites para novos trabalhos impactou profundamente o artista, que desenvolveu um quadro de depressão.
“Sebastião andava muito triste e rebelde. Ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho e aí resolvemos interná-lo. O médico foi quem descobriu e diagnosticou que ele estava com pneumonia, porque a gente não sabia“, revelou Vilma em entrevista ao UOL em 2013.
Vilma também contou que Sebastião passou a rejeitar cuidados básicos. “Isso para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato”, desabafou.
Mesmo tendo trabalhado em novelas da Record TV, como Caminhos do Coração e Os Mutantes, o ator não conseguiu recuperar sua saúde e sua vontade de viver, o que resultou em internações frequentes. Sebastião Vasconcelos faleceu em 15 de julho de 2013, aos 86 anos, conforme informações do Observatório dos Famosos.