Arcane: Sucesso de público, mas com impacto financeiro abaixo do esperado
A segunda temporada de Arcane, animação inspirada no universo de League of Legends, alcançou grande sucesso de público, mas parece ter ficado aquém das expectativas financeiras. Apesar da aclamação da crítica e dos prêmios conquistados, surgiram relatos de que a série não conseguiu atrair novos jogadores para o MOBA, um dos objetivos da Riot Games.
A primeira temporada de Arcane foi um fenômeno, alcançando 34 milhões de visualizações em sua primeira semana na Netflix. A segunda temporada, embora tenha apresentado uma queda na audiência, ainda se manteve como uma das produções mais assistidas da plataforma. No entanto, o alto custo de produção e marketing, cerca de US$ 250 milhões, chamou a atenção. De acordo com a Bloomberg, a Riot não conseguiu recuperar o investimento, gerando um prejuízo financeiro considerado um "fracasso" por alguns analistas.
Um dos pontos mais criticados foi a baixa adesão de novos jogadores ao League of Legends. A expectativa era que o sucesso da série impulsionasse o interesse pelo jogo, mas isso não se concretizou na mesma proporção da primeira temporada. Apesar da criação de novos cosméticos e itens temáticos inspirados em Arcane, incluindo a polêmica skin Arcane Fractured Jinx, e a adição das campeãs Ambessa e Mel, o impacto financeiro no jogo foi menor do que o esperado.
Diante das críticas, o cofundador da Riot, Marc Merrill, usou o Reddit para defender Arcane. Segundo ele, a série não foi criada com o objetivo principal de vender skins. O foco, na verdade, está no longo prazo, visando melhorar a experiência dos jogadores e criar conteúdos que eles apreciem. Merrill afirmou: “Para deixar claro, Arcane foi um sucesso para os jogadores e, portanto, foi um sucesso para nós”. Ele ainda confirmou que os planos de criar spin-offs focados em outros campeões seguem mantidos, mesmo com o desempenho financeiro abaixo do ideal.
A discussão sobre o sucesso ou fracasso de Arcane continua, com diferentes perspectivas sobre o impacto da série para a Riot Games e o universo de League of Legends.
Fonte: @ValorINTEL on X