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As magias mais devastadoras de Dungeons & Dragons 5ª Edição

Em Dungeons & Dragons, muitas magias de alto nível possuem efeitos impressionantes, desde criar um clone como um corpo reserva em caso de morte prematura até controlar o clima em um raio de oito quilômetros. Embora os jogadores apreciem o poder dessas magias, muitas vezes é o potencial de dano que mais chama a atenção. E não faltam opções com grande poder destrutivo no Livro do Jogador de D&D 5ª Edição 2024 (PHB).

Enquanto magias como Bola de Fogo e Míssil Mágico são escolhas comuns para causar dano em combate, algumas magias podem gerar resultados muito maiores. Nos níveis mais altos do jogo, os números de dano podem ser quase absurdos, com apenas as criaturas mais resistentes capazes de suportar o ataque de um conjurador de alto nível por mais de um ou dois turnos.

Confira algumas das magias mais devastadoras de D&D 5ª Edição:

1. Ferimentos Necróticos (Inflict Wounds): Esta magia de primeiro nível causa 2d10 de dano necrótico, aumentando 1d10 por nível de magia adicional usado. Um conjurador de nível um pode aniquilar um inimigo com um único uso, e o dano potencial máximo chega a 100 no nível 9. Embora precise de contato físico com o alvo, Ferimentos Necróticos pode salvar o dia em uma batalha difícil.

2. Praga (Blight): Uma magia de quarto nível que causa 4d8 de dano necrótico, ou o dobro para criaturas do tipo planta. Aumenta 1d8 por nível de magia adicional, chegando a 13d8 no nível 9, com potencial de 104 de dano necrótico. É especialmente útil contra Treants e outras criaturas similares.

3. Estranheza (Weird): Na versão de 2024, esta magia de nono nível causa 10d10 de dano psíquico e aflige a condição Amedrontado. As criaturas amedrontadas sofrem 5d10 de dano psíquico ao final de seus turnos. Se um alvo falhar em todos os testes de resistência, pode sofrer uma média de 302 de dano psíquico.

4. Desintegrar (Disintegrate): Uma magia de sexto nível que causa 10d6 + 40 de dano de força, com 3d6 adicionais por nível superior. Em média, jogadores causam 107 de dano de força ao usar Desintegrar no nono nível. Se o dano reduzir o alvo a 0 pontos de vida, ele vira pó.

5. Nuvem Incendiária (Incendiary Cloud): Começa com 10d8 de dano de fogo, com potencial de até 100d8 se o alvo permanecer na área por um minuto. Mesmo se o alvo passar em todos os testes de resistência, ainda sofrerá em média 225 de dano.

6. Tsunami: Cria uma onda de água com 90 metros de altura que causa 6d10 de dano de concussão. A onda continua por seis rodadas, causando dano adicional a cada rodada. Uma criatura presa na onda por toda a duração sofrerá 21d10 de dano, com uma média de 116.

7. Muro Prismático (Prismatic Wall): Cria uma parede com até sete camadas de cores diferentes. Cada camada causa 12d6 de dano elemental (fogo, ácido, raio, veneno, frio), atingindo um total de 50d6. Uma criatura que falhe em todos os testes de resistência pode sofrer uma média de 175 de dano.

8. Palavra de Poder para Matar (Power Word Kill): Mata instantaneamente criaturas com 100 pontos de vida ou menos. Caso contrário, causa 12d12 de dano psíquico, com uma média de 78. Não requer testes de resistência ou ataque, tornando-a uma fonte de dano garantido, ou uma morte instantânea equivalente a 100 pontos de dano.

9. Tempestade de Vingança (Storm of Vengeance): Uma magia de nono nível que causa 2d6 de dano trovejante, 4d6 de dano ácido, e 10d6 de dano de raio, além de outros efeitos como chuva congelante e granizo.

10. Bola de Fogo Retardada (Delayed Blast Fireball): No nível 9, causa 14d6 de dano, com a possibilidade de adicionar 1d6 por turno, chegando a 24d6 se não for detonada imediatamente. O dano total em média é de 84 de dano de fogo.

11. Raio Prismático (Prismatic Spray): Causa até 24d6 de dano se um alvo for atingido por dois raios, com cada raio infligindo 12d6 de dano (fogo, ácido, raio, veneno, frio), dependendo da cor.

12. Enxame de Meteoros (Meteor Swarm): A magia que causa mais dano imediato no jogo. Quatro orbes caem causando 20d6 de dano de fogo e 20d6 de dano de concussão em uma área de 40 pés de raio, causando em média 140 de dano. Criaturas com resistência a dano de fogo ainda sofrem pelo menos 105 de dano.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

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