A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou um importante avanço para a saúde pública do estado: a ampliação da estrutura da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc/UFRN). A novidade foi oficializada durante a cerimônia em comemoração aos 75 anos da instituição, realizada no dia 8 de maio, no Anfiteatro Professor Leide Morais.
O evento contou com autoridades da área da saúde e da educação, e teve como ponto alto a assinatura de termos de doação e cessão de terrenos pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) à UFRN.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
A expansão da maternidade é possível graças à doação de um imóvel de 12 mil m², acompanhado de um terreno anexo de 9 mil m², ambos localizados na Avenida Nilo Peçanha, nº 20, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal. Além disso, a SPU também concedeu, por cessão, uma área adicional de 753,98 m², situada no mesmo endereço, que será utilizada para a ampliação do estacionamento da unidade. A medida representa um reforço estratégico para a infraestrutura da maternidade, que é referência no atendimento especializado e na formação de profissionais da saúde.
Durante a cerimônia, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, destacou a importância histórica e atual da Mejc para o país. “Não só um lugar que formou gerações de enfermeiros e de médicos, mas uma maternidade que tem uma excelência reconhecida nacionalmente. Então, é muito importante celebrar 75 anos de história e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso com o futuro”, declarou.
Além da Mejc, também foi formalizada a doação de outro imóvel à UFRN: um terreno de 40 mil m² e outro de quase 26 mil m², igualmente cedidos pela SPU, com o objetivo de viabilizar a futura ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), localizado na mesma avenida, no número 620.
Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, os novos espaços refletem o reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido pela maternidade. “Então, é um momento de alegria, de reconhecimento de uma instituição, que tem sido uma das mais elogiadas do nosso país — com elogios espontâneos dos usuários — o que mostra o papel importante que ela tem aqui para a população”, pontuou.
O superintendente da Mejc/UFRN, Luiz Murillo Lopes de Britto, também destacou o impacto do trabalho desenvolvido pela equipe da maternidade. “Estamos contribuindo com a nossa equipe para o engrandecimento, com a realização de sonhos, conquistas e dando à sociedade potiguar o que há de melhor nos cuidados materno-infantis que temos em nosso estado”, afirmou.
Fundada em 12 de fevereiro de 1950, inicialmente com o nome de Maternidade Januário Cicco, a unidade passou a ser reconhecida como Maternidade Escola em 1961. Desde 2013, integra a Rede Ebserh, atuando como centro de ensino, pesquisa e assistência na área materno-infantil.
A estrutura atual da Mejc/UFRN compreende mais de 12 mil m², 128 leitos, dos quais 26 são unidades de terapia intensiva (UTI adulto e neonatal) e 15 de cuidados intermediários neonatais. A maternidade também conta com 35 consultórios ambulatoriais, seis salas cirúrgicas e uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, oferecendo acolhimento e suporte humanizado para mães e recém-nascidos.
Além do atendimento, a maternidade se destaca como campo de formação acadêmica. Funciona como ambiente de estágio para cursos da área da saúde na graduação, especializações e pós-graduação. A instituição oferece três programas de Residência Médica: Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia Ginecológica e Neonatologia, além da Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal.
Com a expansão oficializada e o apoio das instituições federais, a Maternidade Escola Januário Cicco se consolida como um dos principais polos de atendimento materno-infantil e formação médica do Brasil, ampliando sua capacidade de atender a população potiguar com qualidade e estrutura especializada.
Compartilhe
Quer saber Tudo Sobre UFRN?
Confira nossa página completa →