Doação de terrenos viabiliza ampliação histórica da Maternidade Januário Cicco

Doação de terrenos viabiliza ampliação histórica da Maternidade Januário Cicco
UFRN oficializa expansão da Maternidade Januário Cicco com novos terrenos em Natal

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou um importante avanço para a saúde pública do estado: a ampliação da estrutura da Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc/UFRN). A novidade foi oficializada durante a cerimônia em comemoração aos 75 anos da instituição, realizada no dia 8 de maio, no Anfiteatro Professor Leide Morais.

O evento contou com autoridades da área da saúde e da educação, e teve como ponto alto a assinatura de termos de doação e cessão de terrenos pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU) à UFRN.

A expansão da maternidade é possível graças à doação de um imóvel de 12 mil m², acompanhado de um terreno anexo de 9 mil m², ambos localizados na Avenida Nilo Peçanha, nº 20, no bairro de Petrópolis, zona Leste de Natal. Além disso, a SPU também concedeu, por cessão, uma área adicional de 753,98 m², situada no mesmo endereço, que será utilizada para a ampliação do estacionamento da unidade. A medida representa um reforço estratégico para a infraestrutura da maternidade, que é referência no atendimento especializado e na formação de profissionais da saúde.

Durante a cerimônia, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, destacou a importância histórica e atual da Mejc para o país. “Não só um lugar que formou gerações de enfermeiros e de médicos, mas uma maternidade que tem uma excelência reconhecida nacionalmente. Então, é muito importante celebrar 75 anos de história e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso com o futuro”, declarou.

Além da Mejc, também foi formalizada a doação de outro imóvel à UFRN: um terreno de 40 mil m² e outro de quase 26 mil m², igualmente cedidos pela SPU, com o objetivo de viabilizar a futura ampliação do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN), localizado na mesma avenida, no número 620.

Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, os novos espaços refletem o reconhecimento do trabalho de excelência desenvolvido pela maternidade. “Então, é um momento de alegria, de reconhecimento de uma instituição, que tem sido uma das mais elogiadas do nosso país — com elogios espontâneos dos usuários — o que mostra o papel importante que ela tem aqui para a população”, pontuou.

O superintendente da Mejc/UFRN, Luiz Murillo Lopes de Britto, também destacou o impacto do trabalho desenvolvido pela equipe da maternidade. “Estamos contribuindo com a nossa equipe para o engrandecimento, com a realização de sonhos, conquistas e dando à sociedade potiguar o que há de melhor nos cuidados materno-infantis que temos em nosso estado”, afirmou.

Parto raro de trigemeos incluindo siamesas e registrado na Maternidade Januario Cicco
Maternidade Januário Cicco

Fundada em 12 de fevereiro de 1950, inicialmente com o nome de Maternidade Januário Cicco, a unidade passou a ser reconhecida como Maternidade Escola em 1961. Desde 2013, integra a Rede Ebserh, atuando como centro de ensino, pesquisa e assistência na área materno-infantil.

A estrutura atual da Mejc/UFRN compreende mais de 12 mil m², 128 leitos, dos quais 26 são unidades de terapia intensiva (UTI adulto e neonatal) e 15 de cuidados intermediários neonatais. A maternidade também conta com 35 consultórios ambulatoriais, seis salas cirúrgicas e uma Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, oferecendo acolhimento e suporte humanizado para mães e recém-nascidos.

Além do atendimento, a maternidade se destaca como campo de formação acadêmica. Funciona como ambiente de estágio para cursos da área da saúde na graduação, especializações e pós-graduação. A instituição oferece três programas de Residência Médica: Ginecologia e Obstetrícia, Endoscopia Ginecológica e Neonatologia, além da Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal.

Com a expansão oficializada e o apoio das instituições federais, a Maternidade Escola Januário Cicco se consolida como um dos principais polos de atendimento materno-infantil e formação médica do Brasil, ampliando sua capacidade de atender a população potiguar com qualidade e estrutura especializada.

UFRN

Quer saber Tudo Sobre UFRN?

Confira nossa página completa →

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.