O renomado diretor Steven Spielberg, conhecido por obras como Tubarão, E.T. – O Extraterrestre e Jurassic Park, elegeu O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, como o maior filme americano já realizado. A afirmação foi feita durante a 50ª edição do AFI Life Achievement Award, do American Film Institute, onde Spielberg e George Lucas homenagearam Coppola.
Spielberg declarou: “O Poderoso Chefão, para mim, é o maior filme americano já feito. Muitos artistas podem e devem se curvar ao seu trabalho em uma página, em uma tela, mas nossos aplausos para você, Francis, vêm de um tipo diferente de público.”
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Ele também destacou a influência de Coppola no cinema americano e sua capacidade de inspirar novas gerações de cineastas: “Quando somos jovens, queremos orgulhar nossos pais, depois nossos amigos, depois nossos colegas e, finalmente, nossos pares, mas você, senhor, não tem igual. Você pegou o que veio antes e redefiniu o cânone do cinema americano e, ao fazer isso, inspirou uma geração de contadores de histórias que querem te orgulhar de seu trabalho, orgulhar de nosso trabalho, e eu sempre quero te orgulhar do meu trabalho.”
Spielberg, que conheceu Coppola em 1967, também o descreveu como um “guerreiro por artistas independentes” e alguém “sempre destemido em sua abertura a ideias, opiniões e inspiração.” Vale lembrar que Spielberg volta à ficção científica com ‘The Dish’, roteirizado por David Koepp, mostrando sua contínua paixão pelo gênero.
Coppola, diretor de clássicos como Apocalypse Now e o recente Megalopolis, dirigiu também O Poderoso Chefão Parte II (1974) e O Poderoso Chefão Parte III (1990). Em seu discurso de aceitação, ele refletiu sobre sua trajetória: “Agora eu entendo aqui, este lugar que me criou, meu lar, não é realmente um lugar, mas vocês, amigos, colegas, professores, companheiros, família, vizinhos, todos os belos rostos estão me recebendo de volta, porque eu sou e sempre serei nada mais do que um de vocês.”
Lançado em 1972, O Poderoso Chefão é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton. O filme, baseado no romance homônimo de Mario Puzo, é centrado na família criminosa Corleone e é considerado um dos maiores filmes de gângster de todos os tempos, além de uma obra cinematográfica influente.
A sequência, O Poderoso Chefão Parte II, foi lançada em 1974 e é considerada por muitos superior ao original. Já O Poderoso Chefão Parte III, de 1990, é frequentemente apontado como o mais fraco da trilogia. Em 2020, Coppola lançou O Poderoso Chefão Coda: A Morte de Michael Corleone, uma versão remontada que ele considera ser a original.
Al Pacino, ao refletir sobre o legado de O Poderoso Chefão em 2024, compartilhou: “Uma bela mulher estava ao meu lado. Ela se virou e disse: ‘Oi, Michael’. Meu coração caiu. Eu pensei: ‘Oh, não. A vida que eu conhecia agora acabou’. Assistir O Poderoso Chefão do início ao fim depois de todos esses anos foi ‘humilhante’. Foi emocionante ver amigos na tela que morreram, como James Caan e John Cazale. Mas também foi pungente ver meu eu mais jovem prestes a tomar uma virada dramática na vida, uma que, como a de Michael Corleone, parecia quase predestinada.”
Apesar do sucesso de O Poderoso Chefão, o filme mais recente de Coppola, Megalopolis, não foi bem recebido pela crítica e pelo público. O filme, estrelado por Adam Driver, Giancarlo Esposito, Aubrey Plaza, Laurence Fishburne, Shia LaBeouf, Jason Schwartzman e Jon Voight, arrecadou apenas US$ 14,3 milhões, com um orçamento de mais de US$ 120 milhões. No Rotten Tomatoes, possui uma aprovação de 45% da crítica e 35% do público.