Spielberg elege ‘O Poderoso Chefão’ como o maior filme americano de todos os tempos

Spielberg elege ‘O Poderoso Chefão’ como o maior filme americano de todos os tempos
O Poderoso Chefão

O renomado diretor Steven Spielberg, conhecido por obras como Tubarão, E.T. – O Extraterrestre e Jurassic Park, elegeu O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola, como o maior filme americano já realizado. A afirmação foi feita durante a 50ª edição do AFI Life Achievement Award, do American Film Institute, onde Spielberg e George Lucas homenagearam Coppola.

Spielberg declarou: O Poderoso Chefão, para mim, é o maior filme americano já feito. Muitos artistas podem e devem se curvar ao seu trabalho em uma página, em uma tela, mas nossos aplausos para você, Francis, vêm de um tipo diferente de público.”

Ele também destacou a influência de Coppola no cinema americano e sua capacidade de inspirar novas gerações de cineastas: Quando somos jovens, queremos orgulhar nossos pais, depois nossos amigos, depois nossos colegas e, finalmente, nossos pares, mas você, senhor, não tem igual. Você pegou o que veio antes e redefiniu o cânone do cinema americano e, ao fazer isso, inspirou uma geração de contadores de histórias que querem te orgulhar de seu trabalho, orgulhar de nosso trabalho, e eu sempre quero te orgulhar do meu trabalho.”

Spielberg, que conheceu Coppola em 1967, também o descreveu como um “guerreiro por artistas independentes” e alguém “sempre destemido em sua abertura a ideias, opiniões e inspiração.” Vale lembrar que Spielberg volta à ficção científica com ‘The Dish’, roteirizado por David Koepp, mostrando sua contínua paixão pelo gênero.

Coppola, diretor de clássicos como Apocalypse Now e o recente Megalopolis, dirigiu também O Poderoso Chefão Parte II (1974) e O Poderoso Chefão Parte III (1990). Em seu discurso de aceitação, ele refletiu sobre sua trajetória: Agora eu entendo aqui, este lugar que me criou, meu lar, não é realmente um lugar, mas vocês, amigos, colegas, professores, companheiros, família, vizinhos, todos os belos rostos estão me recebendo de volta, porque eu sou e sempre serei nada mais do que um de vocês.”

Lançado em 1972, O Poderoso Chefão é estrelado por Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall e Diane Keaton. O filme, baseado no romance homônimo de Mario Puzo, é centrado na família criminosa Corleone e é considerado um dos maiores filmes de gângster de todos os tempos, além de uma obra cinematográfica influente.

A sequência, O Poderoso Chefão Parte II, foi lançada em 1974 e é considerada por muitos superior ao original. Já O Poderoso Chefão Parte III, de 1990, é frequentemente apontado como o mais fraco da trilogia. Em 2020, Coppola lançou O Poderoso Chefão Coda: A Morte de Michael Corleone, uma versão remontada que ele considera ser a original.

Al Pacino, ao refletir sobre o legado de O Poderoso Chefão em 2024, compartilhou: Uma bela mulher estava ao meu lado. Ela se virou e disse: ‘Oi, Michael’. Meu coração caiu. Eu pensei: ‘Oh, não. A vida que eu conhecia agora acabou’. Assistir O Poderoso Chefão do início ao fim depois de todos esses anos foi ‘humilhante’. Foi emocionante ver amigos na tela que morreram, como James Caan e John Cazale. Mas também foi pungente ver meu eu mais jovem prestes a tomar uma virada dramática na vida, uma que, como a de Michael Corleone, parecia quase predestinada.”

Apesar do sucesso de O Poderoso Chefão, o filme mais recente de Coppola, Megalopolis, não foi bem recebido pela crítica e pelo público. O filme, estrelado por Adam Driver, Giancarlo Esposito, Aubrey Plaza, Laurence Fishburne, Shia LaBeouf, Jason Schwartzman e Jon Voight, arrecadou apenas US$ 14,3 milhões, com um orçamento de mais de US$ 120 milhões. No Rotten Tomatoes, possui uma aprovação de 45% da crítica e 35% do público.

O Poderoso Chefão | Aniversário de 50 Anos | Trailer Oficial | Paramount Pictures Brasil

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.