Fracasso do Universo Spider-Man da Sony: O que deu errado?

Fracasso do Universo Spider-Man da Sony: O que deu errado?
Women from the Madame Web film.

A administração da franquia Spider-Man pela Sony não tem sido das melhores, para dizer o mínimo. A trilogia original do Homem-Aranha de Sam Raimi conta com dois dos filmes de super-heróis mais amados dos anos 2000, além de um dos menos queridos. A duologia O Espetacular Homem-Aranha começou forte, mas se afogou em uma sequência que se esforçava demais para iniciar um universo cinematográfico.

A parceria da Sony com os Marvel Studios proporcionou uma ótima trilogia do Homem-Aranha e os filmes animados do Aranhaverso, mas o estúdio também tentou criar um universo expandido do Homem-Aranha com resultados desastrosos – críticos e fãs criticaram a maioria deles e vários foram fracassos memoráveis, com o recém-lançado Kraven, o Caçador abrindo para vaias da crítica. O fraco desempenho de Kraven, o Caçador, afeta o futuro do Universo Spider-Man da Sony, como pode ser lido aqui.

A Sony anunciou que estava abandonando seu universo expandido do Homem-Aranha, uma decisão esperada há muito tempo. O fim dessa era para os filmes do universo Spider-Man da Sony é explicado neste artigo. Fracassos como Morbius e Madame Teia foram mais do que apenas fracassos de bilheteria; eles se tornaram piadas entre os fãs de filmes de super-heróis. No entanto, isso não significa que haja alguma reticência de muitos em zombar do fim do universo Spider-Man da Sony. Ainda há muitos personagens queridos do Sony-verse e ideias que poderiam ter resultado em um ótimo filme de equipe, algo que gostaríamos que tivesse acontecido.

2024 não foi um bom ano para filmes de super-heróis. Enquanto Deadpool e Wolverine restauraram a fé no Universo Cinematográfico Marvel, há muitas falhas em filmes de super-heróis. Algo como Coringa: Folie à Deux parecia ser um sucesso garantido e outros, como a reinicialização de O Corvo, tinham o fracasso escrito em toda a sua essência. Os spin-offs anteriores do Homem-Aranha da Sony em 2024 fracassaram, mas apenas um deles parecia destinado ao fracasso (Madame Teia). O fracasso de Venom: O Último Desafio foi mais uma surpresa e, embora seja cedo demais para dizer sobre Kraven, o Caçador, a maioria dos fãs e críticos não tinha muita fé nele para começar. Os fracassos da Sony em 2024 selaram o destino de seu universo. A pior estreia da Sony no universo do Homem-Aranha foi de fato Kraven, o Caçador, como demonstrado nessa matéria.

A Sony tinha muitos planos para seus filmes do Homem-Aranha; basta olhar para Knull aparecendo em Venom: O Último Desafio para ver que eles provavelmente tinham algum filme de equipe planejado em algum momento. Sexteto Sinistro, que eles tentaram provocar com O Espetacular Homem-Aranha 2, estava sendo preparado por cenas pós-créditos. Muitos especularam que tudo isso levaria Knull a se tornar uma figura tipo Thanos para o universo Spider-Man da Sony, possivelmente fazendo uma adaptação da história de Rei Negro apenas com os personagens do Homem-Aranha. E perder essa ideia é uma decepção.

A Marvel possui vários subuniversos nos quadrinhos. Essa situação surgiu da popularidade de duas das maiores franquias de quadrinhos da Marvel: X-Men e Homem-Aranha. Essas duas “famílias” de personagens podiam operar sozinhas, longe do Universo Marvel geral, pois cada uma tem sua própria variedade de heróis e vilões. A Sony tinha acesso a todos esses personagens do Homem-Aranha – alguns extremamente populares, como Venom, e outros completamente desconhecidos para todos, exceto os fãs de quadrinhos mais devotos, como Sapo Saltador. Embora tenham sido ridicularizados por tentarem criar seu próprio universo cinematográfico de super-heróis – e olhando para a bilheteria e a recepção de seus filmes, essa zombaria era merecida – eles tinham os personagens para conseguir e criar algo de sucesso.

O Homem-Aranha possui alguns dos maiores vilões da mídia de super-heróis. Personagens como Venom e Knull abrem todo um mundo de heróis e vilões vestidos de simbiontes. O Homem-Aranha tem aliados como as múltiplas Mulheres-Aranha, Garoto-Aranha, Silk, Gato Negro e mais que poderiam brilhar na tela grande. Com a história certa, um filme de equipe do Sony-verse poderia ser muito divertido, mesmo com o legado de filmes ruins da Sony.

Kraven, o Caçador parece seguir os passos de seus predecessores da Sony, mas isso não significa que Aaron Taylor-Johnson como Kraven nunca poderia ser bom. Apesar do fracasso de bilheteria de Venom: O Último Desafio, as pessoas ainda amam Tom Hardy como Venom. Woody Harrelson como Carnificina e Andy Serkis como Knull são bons demais para perder, assim como o Abutre de Michael Keaton. No entanto, agora eles se foram, como lágrimas na chuva, para nunca mais ter o filme de equipe que todos secretamente desejam. Sobre o futuro incerto de Kraven após o filme, você pode ler mais aqui.

A saúde do mercado de filmes de super-heróis sempre é medida por como o Universo Cinematográfico Marvel está se saindo. Desde o fim de Vingadores: Ultimato, os Marvel Studios tiveram muitos contratempos na tela grande e pequena, e não foi até 2024 que as coisas melhoraram, devido ao impacto duplo de Deadpool e Wolverine e os anúncios em torno de Vingadores: Dia do Julgamento/Vingadores: Guerras Secretas – o retorno dos Irmãos Russo, Robert Downey Jr. e Chris Evans. As pessoas estão animadas com a Marvel novamente. O DCU de James Gunn e Peter Safran também tem muito entusiasmo por trás, com Creature Commandos mostrando do que os novos DC Studios são capazes. Os filmes de super-heróis parecem ter virado a esquina.

É por isso que perder um filme de equipe do Sony-verse é tão triste. Os fãs estão animados com filmes de super-heróis pela primeira vez em vários anos. Os fracassos, às vezes risíveis, da Sony são parcialmente responsáveis pela perda de entusiasmo dos fãs por filmes de super-heróis, mas isso não significa que eles não poderiam ter se beneficiado dessa reviravolta na estima dos fãs. A Sony tem acesso a personagens maravilhosos e poderia ter feito um excelente filme de equipe. A esperança de um confronto entre Kraven e o Homem-Aranha, após o fracasso de bilheteria, é discutida neste artigo.

Uma jogada desesperada como essa poderia ter falhado miseravelmente – há uma grande chance de que teria – mas ainda assim teria valido a pena ver.

Deixe um comentário

Seu e‑mail não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.