Ator de ‘Ace Ventura’, John Capodice, morre aos 83 anos
O ator John Capodice, conhecido por seus papéis marcantes como o policial em Ace Ventura: Um Detetive Diferente, faleceu aos 83 anos. A informação foi confirmada pela funerária Pizzi Funeral Home, de Northvale, Nova Jersey, em seu site. A causa da morte não foi divulgada, mas o óbito ocorreu na segunda-feira, 30 de dezembro, segundo seu obituário. A nota da funerária destacou que o ator foi um “marido, pai e avô dedicado e que fará muita falta a todos que tiveram o prazer de conhecê-lo”.
Nascido em Chicago no dia de Natal de 1941, Capodice havia acabado de celebrar seu 83º aniversário. Após servir no Exército dos EUA de 1964 a 1966, iniciou sua trajetória como ator no teatro. Obteve sucesso inicial na peça Getting Out, que ganhou dois Outer Critics Circle Awards em 1979. Ele também atuou ao lado de John Lithgow e George Segal em uma produção da Broadway de Requiem for a Heavyweight.
O primeiro papel de Capodice na tela foi na novela da ABC-TV Ryan’s Hope, onde interpretou Lloyd Lord de forma recorrente. Isso deu início a uma carreira impressionante como ator coadjuvante, com papéis memoráveis em dezenas de filmes e programas de TV, acumulando cerca de 160 créditos ao longo de sua trajetória. Nos últimos anos, ele ainda estava trabalhando, inclusive dando voz a um taxista na animação de sucesso As Tartarugas Ninja: Caos Mutante (2023).
Um dos papéis mais reconhecíveis de Capodice foi ao lado de Jim Carrey como o Sargento Aguado na comédia de sucesso de 1994, Ace Ventura: Um Detetive Diferente. Outros papéis notáveis incluem Doyle em Q, o chefe dos bombeiros em Gremlins 2: A Nova Geração, Jerry em The Doors, Tommy em Negócios de Família, Mr. Bigg em Corra que a Polícia Vem Aí 33 1/3: O Insulto Final e Scotto em Cegos, Surdos e Loucos. Seus outros créditos no cinema incluem Wall Street: Poder e Cobiça, Força Policial, Alucinações do Passado, Velocidade Máxima, O Fantasma, Independence Day, Ringmaster e O Preço da Glória.
Na televisão, o ator teve um papel recorrente em General Hospital. Ele também interpretou o dono de uma lavanderia em um episódio memorável de Seinfeld em 1991. Outros papéis na TV incluem Kate & Allie, Spenser: For Hire, Assassinato por Escrito, Murphy Brown, Knots Landing, Law & Order, The West Wing, A Sete Palmos e CSI. Além disso, gamers podem reconhecer a voz de Capodice no jogo de 2010 Mafia II, no qual interpretou Sidney Pen.
Capodice deixa sua esposa, Jane; as filhas Tessa Da Pierro (Joseph) e Cassandra Hansen (Dave); os netos David, Jake, Frankie e Giuliana; e as irmãs Kathy Magluilo e Patti Lindsay. A família sugeriu que doações podem ser feitas em nome de Capodice para a Rockland Homes for Heroes.