Famosos

Atores que viveram múltiplos papéis em franquias de heróis: de Aquaman a vilões da Marvel

É notável como algumas franquias se mantêm por tanto tempo. O Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), por exemplo, está em sua 17ª ano neste mês de maio. Adaptações de quadrinhos da Marvel já aconteciam anos antes, como os filmes de X-Men e Quarteto Fantástico da Fox, além dos filmes do Homem-Aranha de Sam Raimi. Com algumas franquias durando décadas, não é surpresa que certos atores tenham interpretado múltiplos papéis na mesma franquia, especialmente quando se trata de adaptações de HQs.

Um dos casos mais recentes disso é no Universo DC (DCU). Para o vindouro filme da Supergirl, o DCU escalou Jason Momoa como Lobo, um caçador de recompensas intergaláctico. Anteriormente, Momoa interpretou o Aquaman nos filmes do Universo Estendido DC (DCEU) como Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Liga da Justiça, Aquaman, Liga da Justiça de Zack Snyder, The Flash e Aquaman e o Reino Perdido, além de uma participação especial na série Pacificador da Max.

Apesar da má recepção do último filme do Aquaman pela crítica, Momoa tem um carisma inegável como o personagem. Muitos fãs esperavam que ele fosse aproveitado no novo DCU, mesmo que isso significasse interpretar um personagem diferente. Havia rumores de que Momoa assumiria o papel de Lobo, e esses rumores foram confirmados com o anúncio da escalação.

Por cerca de oito anos, Chris Evans interpretou o Capitão América nos filmes do MCU. Introduzido em Capitão América: O Primeiro Vingador, o Steve Rogers de Evans é um dos maiores personagens do MCU, com seu impacto ainda sendo sentido hoje, mesmo com a aposentadoria da versão do personagem interpretada por Evans e com Sam Wilson, interpretado por Anthony Mackie, assumindo o manto em Capitão América: Admirável Mundo Novo.

Antes de pegar o escudo, Evans foi outro herói icônico da Marvel, três anos antes da formação do MCU. Evans interpretou Johnny Storm, também conhecido como Tocha Humana, em Quarteto Fantástico de 2005, reprisando o papel em Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado de 2007. Embora esses filmes não fizessem parte do MCU, Deadpool & Wolverine traz o Tocha Humana de Evans de volta, juntamente com vários outros personagens da Marvel da Fox. A aparição de Evans como Johnny Storm é uma participação especial no MCU. Um novo Tocha Humana, interpretado por Joseph Quinn, está previsto para estrear em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos.

Antes de Joseph Quinn assumir o papel de Tocha Humana, outro ator interpretou o personagem após Chris Evans. Michael B. Jordan interpreta o Tocha Humana em Quarteto Fantástico de 2015. O filme não foi bem recebido pela crítica ou pelos fãs e não gerou nenhuma sequência.

Enquanto isso, o MCU estava forte em 2015, e três anos depois, o primeiro e único filme do MCU a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme, Pantera Negra, chegaria às telonas com Jordan como o principal antagonista. O Killmonger de Jordan é um dos melhores vilões do MCU, e apesar da morte de seu personagem em Pantera Negra, Jordan reprisou o papel em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre e na série animada What If…?

Outro ator da Marvel que retorna à franquia como vilão é Robert Downey Jr. Na San Diego Comic Con 2024, foi anunciado que os Irmãos Russo dirigiriam os próximos filmes dos Vingadores, Guerras Secretas. Junto com isso, foi anunciado quem seria o vilão. Embora os títulos dos filmes fossem uma grande pista, as suspeitas foram confirmadas quando Robert Downey Jr. subiu ao palco da SDCC com uma máscara do Doutor Destino.

A escalação de Downey Jr. como Destino significa que ele retornará ao MCU, mesmo após a morte do Homem de Ferro. Downey Jr. interpretou Tony Stark pela primeira vez em 2008, tornando-se o primeiro herói do MCU. Como resultado, ele foi o rosto do MCU por anos, tendo um impacto duradouro na história da franquia e com o público até hoje. Ver o ator por trás do primeiro herói do MCU retornar à franquia como um dos maiores vilões da Marvel Comics gerou muita conversa, mas só o tempo dirá como sua interpretação de Destino será recebida, já que ainda faltam alguns anos para os fãs verem Downey Jr. nesse papel.

Na sequência do final de suspense de Vingadores: Guerra Infinita, o MCU voltou para os anos 1990 com Capitã Marvel de 2019. Passando-se pouco antes de Carol Danvers deixar os Kree, o público conhece os outros soldados Kree com quem ela luta, incluindo Minn-Erva, interpretada por Gemma Chan. Ela é uma das várias soldados que respondem a Yon-Rogg, interpretado por Jude Law, então ela é mais uma personagem secundária do que uma antagonista principal.

Em Eternos de 2021, Chan retorna ao MCU como uma personagem principal, mas não uma personagem principal qualquer. Chan interpreta Sersi, que se tornaria a líder dos Eternos. Se não fosse por ela, a Terra teria sido destruída com o nascimento de um Celestial; no entanto, o destino de Sersi fica em aberto, já que não há planos imediatos para uma sequência de Eternos.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 expande a história dos Saqueadores, os piratas espaciais com os quais Peter Quill costumava se associar. Principalmente através da história de Yondu no Vol. 2, o público vê que existem muitos outros clãs de Saqueadores, incluindo um liderado por Aleta Ogord, interpretada por Michelle Yeoh. Embora ela não tenha muito tempo de tela, Ogord é mostrada no final do filme como parte de outra equipe cósmica, que se assemelha a uma formação diferente para os Guardiões da Galáxia.

Até agora, Aleta não retornou ao MCU, mas Yeoh retornou: ela voltou para interpretar Ying Nan em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Além de ser a tia do especialista em artes marciais titular, ela também é guardiã de Ta Lo. Ying Nan é crucial para o treinamento de Shang-Chi quando ele entra em Ta Lo, mostrando-lhe os caminhos no lugar de sua mãe, que foi morta quando ele era criança.

Enquanto a maioria desses atores fez pausas entre seus papéis em suas respectivas franquias, Sean Gunn interpreta vários papéis no DCU ao mesmo tempo. Em O Esquadrão Suicida, ele interpreta brevemente o Homem-Calendário, um dos prisioneiros ao lado dos outros membros do Esquadrão; no entanto, ele não é recrutado para a equipe neste filme. O Doninha, por outro lado, é. Também interpretado por Gunn, Doninha faz jus ao seu nome como uma criatura parecida com uma doninha, do tamanho de um humano.

Inicialmente, parece que o Doninha morre no início de O Esquadrão Suicida, mas ele volta à vida no final do filme. Trazer o Doninha de volta à vida inicialmente pareceu uma piada, mas o personagem retorna na série animada da Max do DCU, Comando das Criaturas. O Doninha de Gunn não apenas tem um papel maior nesta série, mas ele também faz a voz do GI Robot, um androide da Segunda Guerra Mundial com um profundo amor por matar nazistas. Sean Gunn também está escalado para interpretar Maxwell Lord no DCU, que foi interpretado anteriormente por Pedro Pascal em Mulher-Maravilha 1984 do DCEU.

Isso sem contar os múltiplos papéis de Sean Gunn no MCU, onde ele interpretou o segundo em comando de Youndu (e sucessor) Kraglin Obfonteri nos filmes Guardiões da Galáxia de seu irmão James Gunn, além de fornecer trabalho de captura de movimento para o Rocket Raccoon.

Você pode assistir a todos esses filmes (e séries de TV) no Disney+ ou Max.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.