Filmes

Atuação de Mel Gibson em ‘Máquina Mortífera’ é criticada por ex-soldado das Forças Especiais

Um ex-militar das Forças Especiais do Exército dos Estados Unidos classificou a atuação de Mel Gibson no filme Máquina Mortífera como “muito, muito constrangedora”.

Em entrevista divulgada no YouTube pelo Insider, o veterano Patrick McNamara analisou cenas de uso de armas de diversos filmes, incluindo a sequência de tiro de Máquina Mortífera, de 1987. Ao comentar sobre a forma como Mel Gibson, no papel do sargento Martin Riggs, manuseava a arma, McNamara disse: “A forma de Riggs é muito, muito constrangedora. Ele está esmagando o gatilho. Ele está disparando um milhão de vezes naquele gatilho e fechando os olhos a cada tiro, e seu corpo inteiro se contrai a cada disparo. Não há ritmo. Não há um metrônomo ali. Ele está apenas descarregando balas no alvo. É uma cena horrível de pontaria com pistola.”

McNamara também comentou sobre o icônico final da cena, em que Riggs desenha um rosto sorridente no alvo de papel. “Não há nenhuma maneira de ele conseguir desenhar um rosto sorridente naquele alvo. Eles afastaram muito o alvo. Eu conseguiria desenhar um rosto sorridente em um alvo como aquele a 20 metros. Levaria cerca de 30 segundos ou mais. Seriam tiros bem-mirados, não apenas descarregando balas no alvo”, afirmou McNamara. Ele ainda acrescentou: “Acho que todo especialista em armas do mundo volta a este filme e fala sobre essa cena porque é horrível no que diz respeito ao manuseio de armas e à pontaria.”

Máquina Mortífera, de 1987, estrelado por Gibson ao lado de Danny Glover, que interpretou o sargento Roger Murtaugh, foi um sucesso de crítica e público, arrecadando mais de US$ 120 milhões nas bilheterias com um orçamento de apenas US$ 15 milhões. O sucesso deu origem a várias sequências, como Máquina Mortífera 2 (1989), Máquina Mortífera 3 (1992) e Máquina Mortífera 4 (1998). A série também ganhou um reboot para a TV, estrelado por Damon Waynes e Clayne Crawford, com 55 episódios distribuídos em 3 temporadas, de 2016 a 2019.

Recentemente, Gibson tem manifestado o desejo de ver a série retornar para um quinto filme. Em setembro de 2024, Gibson explicou que, como não detém os direitos do filme, ainda não tem certeza de quando Máquina Mortífera 5 acontecerá. “Existem vários obstáculos para colocar qualquer filme de pé, e não apenas orçamentários, mas há 1.000.001 razões pelas quais algo acontece ou não”, disse Gibson. “Então, é meio que uma loteria neste momento o que vem primeiro, se é o ovo ou a galinha”.

Máquina Mortífera está atualmente disponível para streaming na Netflix.

O filme conta a história de dois policiais que, apesar de suas diferenças, precisam trabalhar juntos para combater uma quadrilha de traficantes.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.