Batman de Robert Pattinson pode seguir os passos do Demolidor no novo Universo DC
O novo Universo DC (DCU), que se iniciou com Creature Commandos, tem em Superman seu primeiro grande teste nos cinemas. O trailer já apresentou um pouco do que os fãs podem esperar: heróis grandiosos, cenários fantásticos, batalhas épicas e muita cor. Superman vai definir o tom para o DCU, e as possibilidades parecem ser infinitas. No entanto, uma das grandes dúvidas é como o DCU vai lidar com o Batman.
A DC Studios anunciou o filme The Brave and the Bold, que trará um novo Batman. Mas muitos fãs gostariam de ver o Cavaleiro das Trevas de Robert Pattinson integrado ao universo compartilhado. O DCU vai manter alguns personagens do antigo Universo Estendido DC (DCEU), como Pacificador e Amanda Waller, mas os principais membros da Liga da Justiça terão novas versões. O filme The Batman, com sua sequência já em produção para 2026, e a série The Penguin foram muito bem recebidos pelo público. Apesar de James Gunn afirmar que The Batman – Parte II fará parte de um selo Elseworlds, fora do DCU, os planos podem mudar. Já que a DC Studios tem uma franquia Batman de sucesso, seria interessante aproveitá-la.
Para quem duvida da possibilidade de integrar uma versão tão realista do Batman em um mundo de super-heróis, o exemplo de Demolidor, interpretado por Charlie Cox, na Marvel Studios pode ser inspirador.
Demolidor e Batman: Heróis Urbanos
The Batman tem um tom mais sombrio, mas ainda não chega ao nível da série Demolidor da Netflix. A série da Netflix mostrou que heróis urbanos podem funcionar em um universo cheio de seres superpoderosos. É fácil comparar Batman e Demolidor, ambos com histórias em quadrinhos aclamadas e com muitas tramas sombrias. A série Demolidor da Netflix é muito mais adulta do que qualquer filme do Batman.
O Batman de Matt Reeves é uma versão mais sombria e brutal do personagem. Demolidor, conforme a história avança, incorpora elementos sobrenaturais e superpoderosos. O Batman de Pattinson começa em um lugar semelhante e pode seguir os passos de Demolidor. O universo do Batman de Pattinson tem uma vantagem sobre o Demolidor: enquanto o Demolidor atua em Nova York, onde existem muitos outros heróis da Marvel, Batman vive em Gotham City, uma cidade isolada dos outros heróis da DC.
Marvel Studios tornou o Demolidor da Netflix canônico
Charlie Cox como Demolidor no MCU:
- Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
- Mulher-Hulk: Defensora de Heróis
- Echo
- Demolidor: Renascido
A série Demolidor da Netflix não fazia parte do MCU, pois era produzida pela Marvel Entertainment. No entanto, a série continha referências à Batalha de Nova York e outros grandes eventos do MCU. A série da Netflix existia em seu próprio canto e não contradizia o que acontecia no MCU. Por isso, não foi difícil incluir as séries da Netflix no cânone do MCU. O mesmo pode acontecer com The Batman e The Penguin, já que ambas as histórias são independentes. A Netflix cancelou todas as séries da Marvel, mas Cox retornou como Matt Murdock em uma cena em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e depois como Demolidor.
Brad Winderbaum, chefe de streaming, televisão e animação da Marvel Studios, afirmou que “até agora, fomos um pouco evasivos sobre o que é Linha do Tempo Sagrada ou não. Isso surgiu de um período no estúdio onde precisávamos acertar as coisas com os fornecedores. Outra parte da empresa desenvolvia os conteúdos da Netflix. Estávamos cientes do que eles faziam, eles do que nós fazíamos, mas era muita coisa para equilibrar. Agora que o tempo passou e vemos como as histórias estão integradas, eu, pessoalmente, e Brad Winderbaum, diríamos com confiança que faz parte da Linha do Tempo Sagrada”.
Cox apareceu como Demolidor com o traje amarelo clássico em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. O Demolidor de Cox nesta série era mais leve e divertido, como nos quadrinhos. Apesar de ter aparecido primeiro em uma série sombria como Demolidor, o público aceitou o lado mais alegre em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis. A próxima aparição de Cox como Demolidor foi em Echo, mais fiel ao que os espectadores viram na série da Netflix. Assim como o Demolidor, o Batman tem muitas versões diferentes e um ator pode explorá-las dependendo da história. A inclusão de Cox no MCU abre caminho para que o Batman de Pattinson faça algo semelhante no DCU.
O DCU terá tons diferentes, como o MCU
Filmes e séries de quadrinhos não precisam seguir um único gênero. O MCU prosperou ao contar histórias diferentes dentro da franquia. A DC Studios fará algo semelhante, como já é possível ver em Creature Commandos e no trailer de Superman. No início, o MCU tinha um tom mais consistente, com filmes como Batman: O Cavaleiro das Trevas sendo lançados na mesma época. O MCU evoluiu e seus projetos também. O DCU está começando já estabelecido, como mostram Creature Commandos e o trailer de Superman. O DCU já está cheio de heróis e está adotando tons e estilos diferentes. Creature Commandos é uma série animada e com humor ácido, enquanto Superman é mais sério e voltado para a família. O DCU está começando onde o MCU demorou anos para chegar.
Portanto, não é difícil imaginar que The Batman tenha um tom muito diferente do filme Superman de Gunn. Batman e Superman são heróis diferentes e seria interessante vê-los se unirem, mesmo vindo de mundos bem distintos. Colocar o Batman realista do filme de Reeves no DCU fantástico o torna ainda mais crível. Por mais realista que The Batman seja, ainda é um filme de quadrinhos com personagens e cidades fictícias. Cineastas como Gunn podem flexibilizar as regras do universo, como a Marvel Studios fez. O DCU já mostrou que terá uma variedade de tons, como o MCU, onde o Demolidor existe na mesma realidade que Guardiões da Galáxia.
Rebootar personagens icônicos como o Batman é difícil, mas o filme de Reeves de 2022 teve sucesso onde a versão do DCEU falhou. Quando a Marvel Studios recuperou o controle do Demolidor, poderia ter escolhido um novo ator para o papel. Mas a Marvel entendeu a força da atuação de Cox e a aproveitou. Agora, Demolidor: Renascido é uma das séries mais aguardadas da Marvel no Disney+ por já ter um público fiel.
A DC Studios pode seguir o mesmo caminho com o Batman de Pattinson, que também é um sucesso e fiel aos quadrinhos. A sequência está a caminho e o público está cada vez mais apegado ao Batman de Pattinson e à sua Gotham City. Se o DCU quiser competir com o MCU, vai precisar usar todos os recursos que tem. A segunda temporada de Pacificador fará parte do DCU depois da primeira temporada ter se passado no DCEU. A DC Studios já mostrou que vai manter o que funcionou no antigo regime da DC. O Batman de Pattinson está na mesma posição que o Demolidor de Cox estava e a DC Studios deveria replicar o que a Marvel Studios fez para tornar o DCU o mais bem-sucedido possível.
O Universo DC (DCU) é uma franquia de mídia americana que reúne personagens da DC Comics em filmes, séries, animações e videogames.
Cena alternativa de Vormir em Vingadores: Ultimato quase foi ao ar
Um dos momentos mais emocionantes de Vingadores: Ultimato foi a cena entre Clint Barton e Natasha Romanoff no planeta Vormir. Para conseguir a Joia da Alma, um deles precisava se sacrificar, assim como Thanos fez com Gamora em Vingadores: Guerra Infinita. Os dois queriam se sacrificar. Clint acreditava que merecia morrer por ter feito coisas ruins após o estalo, enquanto Natasha achava que deveria ser a sacrifícada por não ter uma família. A luta entre eles terminou com Natasha se jogando do penhasco.
No entanto, essa não era a única versão da cena. A aba “Extras” do Disney+ mostra cenas deletadas de Ultimato, incluindo uma versão alternativa da cena de Vormir. O começo e o fim da sequência são os mesmos, mas o meio é muito diferente. Clint e Natasha não estão sozinhos: Thanos e seu exército estão envolvidos, mudando completamente o contexto do sacrifício de Natasha.
Exército de Thanos quase matou Viúva Negra
Nome do personagem | Super-herói | Ator | Primeira aparição no MCU |
---|---|---|---|
Clinton Francis “Clint” Barton | Gavião Arqueiro, Ronin | Jeremy Lee Renner | Thor (2011) |
Natalia Alianovna “Natasha Romanoff” Romanova | Viúva Negra | Scarlett Ingrid Johansson | Homem de Ferro 2 (2010) |
Na cena deletada, a discussão de Clint e Natasha é interrompida por um ataque dos capangas de Thanos. Clint elabora um plano para derrotá-los, mas Natasha o ignora e corre para a beira do penhasco para se sacrificar. Clint a persegue, mas não consegue impedi-la. Enquanto Natasha corre, as forças de Thanos atiram nela três vezes. A última ferida parece ser fatal, mas Natasha consegue chegar na beira do penhasco. Ela vê Thanos se aproximando e dá um último sorriso para Clint antes de se jogar. Clint é teletransportado para um lugar seguro. A partir daí, a cena segue como no filme.
A ação da cena deletada de Vormir tirou o foco da emoção do sacrifício de Natasha. Houve pouca interação entre Clint e Natasha; a conversa é interrompida pela chegada de Thanos. Além disso, a falta de luta entre Clint e Natasha removeu a tensão da cena. Na versão final, houve uma luta entre os dois que deixou o público na dúvida sobre quem morreria: Clint derrubou Natasha no chão, Natasha atordoou Clint com um dardo elétrico, Clint derrubou Natasha com uma flecha explosiva e Natasha usou seu gancho para evitar que Clint caísse. A cena deletada era óbvia desde o momento em que Natasha deixa a cobertura.
Cena alternativa de Vormir quase entrou no corte final de Vingadores: Ultimato
Havia alguns problemas com a lógica da cena deletada de Vormir. Natasha não tinha como saber que sua morte teletransportaria Clint para um lugar seguro, e mesmo que soubesse, não tinha certeza de que Thanos não impediria Clint de escapar com a Joia da Alma. Ela poderia ter jogado sua vida fora à toa. Além disso, Thanos e seus capangas foram uma adição desnecessária. Ultimato foi um filme cheio de ação e não precisava de mais cenas de luta. O que precisava era de emoção para dar sentido à trama complexa. A maioria das pessoas não sabe o que é lutar contra um exército de alienígenas, mas sabe o que é perder um ente querido.
A versão alternativa da cena de Vormir foi cortada no final do processo de produção. Ao contrário de muitas cenas deletadas do Disney+, a edição desta cena parecia estar quase concluída. O sacrifício de Natasha se tornou um dos momentos mais memoráveis do MCU. Incluir mais personagens e mais ação é sempre tentador, mas as duas versões da cena de Vormir provam que a moderação às vezes é a melhor opção.
No Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), heróis como Homem de Ferro, Capitão América e Capitã Marvel lutam contra ameaças à Terra e ao universo.
O futuro do herói na DC é incerto.
O DCU já está cheio de heróis e está adotando tons e estilos diferentes. Creature Commandos é uma série animada e com humor ácido, enquanto Superman é mais sério e voltado para a família. O DCU está começando onde o MCU demorou anos para chegar.
Portanto, não é difícil imaginar que The Batman tenha um tom muito diferente do filme Superman de Gunn. Batman e Superman são heróis diferentes e seria interessante vê-los se unirem, mesmo vindo de mundos bem distintos.
A sequência de ‘The Batman’ é adiada para 2027.
A Creature Commandos: Cena pós-créditos confirmada para o final da temporada.