Benedict Cumberbatch, conhecido por seu papel como Sherlock Holmes na aclamada série da BBC, estabeleceu algumas condições para seu retorno ao papel do famoso detetive. Em uma entrevista à Variety, que também abordou seu retorno como Doutor Estranho em Vingadores: Guerras Secretas, o ator indicou que um possível revival de Sherlock exigiria um roteiro de qualidade superior ao já apresentado. Segundo Cumberbatch, seria necessário algo que superasse tudo o que a série já alcançou para justificar seu retorno.
“É importante deixar o público querendo mais“, disse o ator, enfatizando que qualquer retorno de Sherlock teria que ser a melhor versão possível da série. Sherlock, que também contou com a participação de Martin Freeman como Dr. John Watson, teve quatro temporadas e um episódio especial, A Noiva Abominável. A série, que não tem novos episódios desde 2017, teve seus criadores, Mark Gatiss e Steven Moffat, expressando interesse em um possível retorno, seja para uma quinta temporada ou um filme. No entanto, a disponibilidade de Cumberbatch e Freeman é o maior obstáculo para que isso aconteça.
Em dezembro de 2024, Moffat afirmou que não há planos concretos para uma nova temporada de Sherlock, embora ele tenha ideias para dar continuidade à história, explorando Holmes e Watson um pouco mais velhos. A ideia é aproximar a série da versão literária dos personagens. A série, que teve grande aclamação nas três primeiras temporadas, começou a perder força na quarta temporada, que chegou a receber uma pontuação “podre” no Rotten Tomatoes. Para Cumberbatch, um possível retorno de Sherlock só faria sentido se trouxesse uma narrativa envolvente que rivalizasse com os momentos de auge da série.
A ideia de Moffat de mostrar um Holmes e Watson mais velhos é promissora, pois alteraria a dinâmica da série. Isso daria a Cumberbatch e Freeman a oportunidade de explorar os personagens sob uma nova perspectiva. No entanto, a questão da agenda dos atores continua sendo um problema. Ambos estão com diversos projetos, o que dificulta a possibilidade de gravarem novos episódios de Sherlock.
Cumberbatch também revelou que seu personagem, Doutor Estranho, teve seu destino alterado no universo Marvel. Inicialmente escalado para Vingadores: Dinastia Kang, que foi renomeado para Vingadores: Guerras Secretas, o personagem foi removido da trama devido a mudanças no enredo após a demissão de Jonathan Majors, que interpretava Kang. O ator foi demitido após ser condenado por agressão. Com isso, a Marvel trouxe Robert Downey Jr. de volta como Doutor Destino para assumir o papel de vilão, e a direção de Joe e Anthony Russo para Vingadores: Dinastia Kang, que foi renomeado para Vingadores: Guerras Secretas.
Cumberbatch explicou que Doutor Estranho foi removido de Vingadores: Dinastia Kang porque “o personagem não se alinhava com esta parte da história”. No entanto, ele garantiu que o personagem terá um papel central em Vingadores: Guerras Secretas. Além disso, o ator mencionou que há rumores sobre um possível Doutor Estranho 3, com a volta de Sam Raimi na direção. Cumberbatch também expressou sua satisfação em colaborar com a Marvel e sua abertura para discutir os próximos passos do personagem, que considera complexo e rico em possibilidades narrativas.
Vingadores: Guerras Secretas tem estreia prevista para 7 de maio de 2027, um ano após o lançamento de Vingadores: Dinastia Kang, que será lançado em 1 de maio de 2026.