Bigode de Conde Orlok em ‘Nosferatu’ é homenagem à cultura da Transilvânia, revela diretor
O novo filme Nosferatu, dirigido por Robert Eggers, chegou aos cinemas e tem gerado grande repercussão entre o público e a crítica. Um dos elementos que mais chamou a atenção na nova adaptação do clássico de 1922 é o marcante bigode do Conde Orlok, interpretado por Bill Skarsgård. Segundo Eggers, o design do personagem é uma homenagem ao folclore e à cultura da Transilvânia.
Em entrevista à Variety, Eggers explicou que a caracterização de Orlok foi intencionalmente pensada para remeter aos antigos contos populares, buscando criar um vampiro mais assustador do que os vistos recentemente. Para isso, a equipe mergulhou na cultura da região de origem do personagem, onde o bigode tem um grande significado.
“Para criar um vampiro mais aterrorizante, voltei ao folclore,” disse Eggers. “Os primeiros vampiros folclóricos eram descritos por pessoas que acreditavam em sua existência. Eram cadáveres ambulantes e putrefatos. A questão era: 'Como seria um nobre transilvano morto?'. Isso significa um traje húngaro complexo, com mangas longas, sapatos de salto alto estranhos e um chapéu de pele. Também significa um bigode. Não há como esse cara não ter bigode. É parte da cultura. Pense em Vlad, o Empalador. Até Bram Stoker deu um bigode ao Drácula em seu livro.”
A inclusão do bigode do Conde Orlok demonstra o nível de detalhes que a produção de Nosferatu buscou atingir. Eggers já havia mencionado a transformação de Skarsgård para o papel, afirmando que ele “parece um nobre transilvano morto”.
“Bill se transformou tanto que temo que ele não receba o crédito que merece, porque ele simplesmente… não está lá”, disse Eggers. “Ele quis honrar quem veio antes dele. Tudo é muito sutil… Mas acho que o principal é que ele é ainda mais um vampiro folclórico. Na minha opinião, ele parece um nobre transilvano morto, de uma forma que nunca vimos como um nobre transilvano morto se pareceria ou se vestiria.”
Para os fãs que desejam ver ainda mais do Conde Orlok, uma versão estendida do filme será lançada em Blu-ray e DVD. Esta edição incluirá cenas que foram mostradas no trailer, mas que não entraram na versão exibida nos cinemas, como uma tomada de Orlok de costas.
“É uma dessas coisas irritantes para os cinéfilos, porque não está no filme”, disse Eggers sobre a cena. “É uma tomada muito legal, gostei muito dela, mas no local onde ela estava planejada, estava estragando a tensão ao mostrar que Orlok estava por perto.”
Ele acrescentou: “Precisávamos mantê-lo mais misterioso. Mas, se você quiser comprar o Blu-ray, ela estará na versão estendida do filme.”
Nosferatu já está em exibição nos cinemas brasileiros.