Filmes

Bilheterias de Dezembro: de ‘Avatar’ a ‘Star Wars’, como o fim de ano se tornou palco de recordes

Cinco dos oito maiores filmes da história estrearam em dezembro, incluindo três dos quatro maiores filmes de todos os tempos nos Estados Unidos. Destes cinco, três ocuparam, temporária ou permanentemente, o posto de maior bilheteria da América do Norte. Dezembro é um trampolim fantástico para grandes filmes, já que o período prolongado de férias no final do ano dá ao público bastante tempo para conferir os principais lançamentos. Além disso, a típica falta de novos lançamentos atraentes em janeiro e fevereiro significa que sucessos como Avatar e Titanic podem continuar a lucrar nas bilheterias até o novo ano.

Diante dessa realidade, é surpreendente considerar quanto tempo levou para um filme estrear com mais de US$ 100 milhões em dezembro. Nos anos 2000, meses como maio, novembro e julho abrigaram vários longas que ultrapassaram nove dígitos em seus primeiros três dias de lançamento. No entanto, é chocante, em retrospecto, quanto tempo levou para dezembro ter uma estreia acima de US$ 100 milhões.

Qual foi o primeiro filme de dezembro a estrear com mais de US$ 100 milhões?

Em maio de 2002, Homem-Aranha se tornou o primeiro filme da história a ultrapassar US$ 100 milhões em seu fim de semana de estreia doméstico. Foi uma estreia revolucionária, mas não permaneceria a única a atingir esse valor por muito tempo. Durante anos, os lançamentos de dezembro não conseguiram ultrapassar US$ 84 milhões (a estreia de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada em 2012). Os lançamentos da temporada de férias arrecadam mais dinheiro em períodos mais longos nas bilheterias, em vez das temporadas mais compactas dos sucessos de bilheteria de verão; Avatar, por exemplo, estreou com US$ 77 milhões em 18 de dezembro de 2009 e caiu apenas 2% em seu segundo fim de semana.

Além disso, muitos títulos de dezembro, pelo menos nos anos 2000, estreavam às quartas-feiras (como O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei), garantindo que a demanda fosse menor quando chegava o fim de semana de estreia. Assim, levou muito tempo para um lançamento de dezembro estrear com mais de US$ 100 milhões… mas, quando aconteceu, um filme realmente arrebentou as portas!

Star Wars: O Despertar da Força fez história em 18 de dezembro de 2015, como o primeiro filme a faturar mais de US$ 100 milhões em apenas um dia de negócios domésticos. No domingo, O Despertar da Força havia obliterado o recorde de estreia de O Hobbit nos Estados Unidos em dezembro. Na verdade, sua estreia de US$ 247 milhões foi quase três vezes maior do que a estreia de O Hobbit três anos antes. O Despertar da Força também alcançou uma arrecadação de US$ 149,2 milhões no segundo fim de semana, uma soma que teria sido um recorde de estreia por si só! Treze anos depois de Homem-Aranha cruzar a marca de US$ 100 milhões na estreia, O Despertar da Força estabeleceu outro padrão de ouro de estreia doméstica, desta vez também quebrando as normas de quão grandes poderiam ser as estreias de filmes em dezembro.

Estreias de dezembro em um mundo pós-O Despertar da Força

A Disney começou a lançar filmes de Star Wars quase todos os dezembros pelo resto da década de 2010, garantindo assim que Rogue One, Os Últimos Jedi e A Ascensão Skywalker estreassem com mais de US$ 100 milhões antes do final da década. No entanto, mesmo com essa nova norma, ainda havia exemplos de sucessos de bilheteria de dezembro que não precisavam de estreias de mais de US$ 100 milhões para serem grandes sucessos. Em dezembro de 2018, Aquaman se tornou o único filme de 2018 a arrecadar mais de US$ 275 milhões em todo o mundo, mas não estreou com mais de US$ 70 milhões nos Estados Unidos. Agora era possível que os filmes de dezembro estreassem com mais de US$ 100 milhões… mesmo que não fosse por meio do sucesso antecipado de um fim de semana de estreia.

Na década de 2020, outros dois sucessos de bilheteria de dezembro estrearam com mais de US$ 100 milhões nos Estados Unidos: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreou com US$ 260 milhões, destronando O Despertar da Força como a maior estreia de dezembro nos Estados Unidos. No ano seguinte, Avatar: O Caminho da Água estreou com US$ 134,1 milhões, um número que teria sido impensável para um filme de grande orçamento de dezembro apenas uma década antes. Embora nenhum lançamento de dezembro de 2024 pareça pronto para atingir a marca de nove dígitos, dezembro de 2025 quase certamente produzirá outro longa nessa tendência com Avatar: O Fogo e as Cinzas. Quando James Cameron, mestre dos sucessos de bilheteria de dezembro, chega, grandes estreias certamente estão reservadas.

Curiosamente, essas estreias de mais de US$ 100 milhões não viram uma diluição nas bilheterias de longo prazo desses sucessos de bilheteria. Embora não tenha tido tanta longevidade quanto Titanic ou o primeiro Avatar, O Despertar da Força, por exemplo, fez pouco menos de 3,8 vezes sua estreia doméstica ao longo de sua exibição nos cinemas. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa fez pouco mais de 3,1 vezes sua estreia na América do Norte, uma temporada significativamente mais longa do que o normal para um filme da Marvel Studios pós-2019. Avatar: O Caminho da Água, por sua vez, fez pouco mais de 5 vezes sua estreia doméstica. Compare isso com os filmes típicos de verão, que podem fazer até metade de sua arrecadação doméstica vitalícia em seus fins de semana de estreia.

Essas estreias de mais de US$ 100 milhões em dezembro têm o melhor dos dois mundos. Elas têm fins de semana de estreia normalmente associados a sucessos de bilheteria de maio ou julho… mas depois conseguem se estender como um filme Jumanji durante dezembro e janeiro. Não é à toa que este se tornou um dos lugares mais cobiçados para lançar um grande filme em um determinado ano. Levou um tempo surpreendentemente longo para dezembro ter uma estreia doméstica de mais de US$ 100 milhões. Na verdade, abril produziu uma estreia de mais de US$ 100 milhões antes – em abril de 2015 com Velozes e Furiosos 7. No entanto, uma vez que dezembro começou a produzir fins de semana de estreia de mais de US$ 100 milhões, eles se tornaram o tipo de estreia para o qual os livros de recordes foram inventados.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.