Black Myth: Wukong e a decepção após o The Game Awards 2024
A equipe de Black Myth: Wukong demonstra ter investido muito emocionalmente na conquista do prêmio Jogo do Ano no The Game Awards, considerado o “Oscar” dos games. A premiação, conhecida por suas revelações de jogos gigantescas, apresentações musicais e outras atrações, é um evento bastante elaborado, sendo a edição deste ano elogiada por equilibrar anúncios de jogos com discursos ponderados dos desenvolvedores.
Embora tenha sido elogiado, o evento já sofreu críticas no passado por ser visto como um grande anúncio de jogos futuros e de outras empresas. O apresentador e criador Geoff Keighley tem levado esse feedback a sério e busca melhorar o show constantemente. Entretanto, mantém seu tom descontraído com a participação de convidados e ofertas especiais, mas não se trata de um evento considerado definitivo para o reconhecimento da indústria.
Este ano, a premiação gerou polêmica com a indicação de Elden Ring: Shadow of the Erdtree (expansão do jogo original) para Jogo do Ano, deixando de lado outros grandes títulos, como Silent Hill 2. Entre os indicados que geraram grande expectativa estava Black Myth: Wukong, um Souls-like chinês da desenvolvedora Game Science, que obteve números expressivos de jogadores e recepção positiva do público. Entretanto, o jogo não venceu, com o prêmio indo para Astro Bot.
Ao contrário da reação usual de desenvolvedores que celebram o sucesso de seus pares, mesmo em caso de derrota, a equipe da Game Science reagiu visivelmente à derrota. Segundo Alanah Pearce, ex-roteirista da Sony Santa Monica, membros da equipe foram vistos chorando quando Astro Bot venceu. Pearce declarou nunca ter visto algo semelhante e que estavam “definitivamente chateados” com o resultado. A decepção é compreensível, mas a demonstração pública de emoção é incomum nesse contexto. Feng Ji, CEO da Game Science, expressou sua decepção e frustração em uma publicação na plataforma chinesa Weibo.
Em uma publicação traduzida pelo MP1st, Ji mencionou ter escrito um discurso de aceitação para o prêmio Jogo do Ano dois anos antes. O produtor afirmou ter tido muita confiança na qualidade do jogo e sentiu que sua viagem a Los Angeles para a premiação foi em vão. Ele questionou os critérios de elegibilidade, mas reconheceu a excelência dos outros indicados. Finalizou a publicação celebrando sua equipe e enfatizando o poder da cultura e do talento chinês.
É importante considerar que a publicação foi traduzida, e parte do contexto pode ter sido perdido. Independentemente disso, a reação foi interessante e demonstra a importância do prêmio para a equipe, que tem grande orgulho de Black Myth: Wukong. Contudo, a derrota não significa o fim. O jogo foi um grande sucesso comercial e de crítica, o que importa mais para um estúdio que busca continuar criando jogos. Foi o primeiro lançamento AAA internacional da Game Science, sendo sua indicação uma grande conquista.
Com essa confiança, é provável que a Game Science utilize essa experiência como motivação para criar seu próximo jogo. Espera-se um sucessor de Black Myth: Wukong, sem confirmação se será uma sequência direta ou um jogo no mesmo estilo, semelhante ao que a FromSoftware faz com jogos como Dark Souls e Bloodborne. Há rumores de que Black Myth: Wukong será lançado para Xbox, mas nada foi confirmado.