Bravura Indômita: O faroeste que consagrou John Wayne e marcou o fim de uma era

O filme Bravura Indômita (True Grit), de 1969, culmina em uma cena icônica: John Wayne, interpretando o rústico cowboy Rooster Cogburn, desce uma colina com uma espingarda em uma mão e um revólver na outra, as rédeas do cavalo firmemente presas entre os dentes. Ele avança, abrindo fogo e abatendo quatro bandidos a cavalo, salvando o dia. Em 1969, o público já estava habituado a ver John Wayne como o herói caubói que sempre triunfava. No entanto, Bravura Indômita, dirigido por Henry Hathaway, elevou a imagem de Wayne como um herói do cinema, exibindo seu carisma como ator.
Não é surpresa que Wayne tenha recebido o Oscar de Melhor Ator de 1969 por sua interpretação como Rooster. Infelizmente, essa foi sua única vitória em sua lendária carreira no cinema. Bravura Indômita também surgiu em um momento crucial de transição no cinema, quando os padrões de Hollywood da era clássica começaram a parecer antiquados. A vitória de Wayne no Oscar teve uma certa ironia: ao mesmo tempo em que homenageava uma das maiores estrelas da tela, também sinalizava o fim de uma era. Sem culpa própria, Bravura Indômita pareceu datado quase imediatamente após seu lançamento. A conquista do Oscar por Wayne é provavelmente a única razão pela qual o filme se destaca na história de Hollywood.
Wayne completou 62 anos em 1969 e, embora atuasse em filmes desde a era do cinema mudo como um herói caubói robusto, sua idade começava a se evidenciar. O ator provavelmente já se sentia mais velho, o que pode explicar por que o romance de Charles Portis, Bravura Indômita, chamou sua atenção. Wayne queria muito o papel de Rooster Cogburn, um velho caubói rabugento que se torna o acompanhante de uma jovem em uma missão. Rooster refletia a idade real e a mentalidade calejada de Wayne, tornando o caubói caolho o papel perfeito para o ator veterano.
A trama se desenrola em 1880. Frank Ross, um proprietário de terras de classe média e pai de família, é assassinado pelo bêbado Tom Chaney (Jeff Corey), deixando sua família em luto e seus negócios em caos. Mattie (Kim Darby), a filha adolescente de Ross, decide acertar os negócios de seu pai e parte para o território indígena (atual Oklahoma) em busca de Chaney. Se os homens da lei não o capturarem e o levarem à justiça, ela o fará.
Mattie busca a ajuda de Reuben “Rooster” Cogburn (Wayne), um agente federal rabugento e alcoólatra. Inicialmente, Cogburn rejeita os pedidos de Mattie para ajudá-la a encontrar Chaney, mas acaba aceitando quando ela lhe oferece uma quantia considerável. Um belo Texas Ranger chamado La Boeuf (o cantor folk Glen Campbell) também se junta à busca. No início, Cogburn e La Boeuf se recusam a deixar Mattie se juntar a eles na jornada. Eles mudam de ideia depois de ver a inteligência e a tenacidade dela ao rastreá-los ao longo do caminho de Chaney.
O trio descobre que Chaney se juntou ao fora da lei Ned Pepper (Robert Duvall) e sua gangue, e eles armam uma cilada para capturá-los. O plano, no entanto, sofre uma reviravolta e Pepper e Chaney escapam. Um dos membros da gangue de Pepper morre, e Cogburn pede novamente a Mattie para abandonar a trilha. Vários dias depois, Mattie encontra Chaney perto de um leito de rio. Mattie tenta atirar nele, mas sua arma falha. Pepper e Chaney fazem Mattie de refém e Cogburn e La Boeuf aparentemente a abandonam.
Mais tarde, Pepper e sua gangue partem, deixando Mattie com Chaney. La Boeuf a resgata, e a dupla encontra Cogburn bem a tempo de vê-lo confrontar a gangue de Pepper. Cogburn, com a ajuda de La Boeuf, mata Pepper e volta para lidar com Chaney em seu acampamento. Chaney ataca La Boeuf, matando-o. Mattie atira em Chaney, mas cai em um poço de cascavéis e machuca o braço. Cogburn então consegue salvar o dia, matando Chaney e resgatando Mattie. Mattie e Cogburn retornam à casa dela em Arkansas, onde ela promete que ele será enterrado com ela e sua família quando chegar a hora. Cogburn então parte ao pôr do sol, como todo caubói que Wayne interpretou, mas não antes de refutar com ironia a piada de Mattie sobre ele ser velho e gordo demais para montar um cavalo.
Sob a direção de Hathaway, Bravura Indômita se molda em torno de Wayne, tanto por suas habilidades como ator quanto por sua persona na tela. De fato, a imagem final do filme é um freeze-frame de um Cogburn triunfante cavalgando em direção ao pôr do sol. Em essência, Hathaway não quer apenas que o público celebre o personagem salvando o dia. Ele quer celebrar John Wayne, o herói de cinema americano. O filme consegue isso, mas com um grande custo para a história geral.
Bravura Indômita perde a essência do romance, que é contado inteiramente do ponto de vista de Mattie, e que tem um tom muito mais sombrio e, bem, mais corajoso do que este filme. Interpretada por Darby, então com 21 anos, Mattie parece mais uma jovem mulher do que uma criança à beira da adolescência. De certa forma, essa escolha de elenco dilui a personagem. Ver uma jovem cavalgando pelo Oeste acompanhada por homens da lei da fronteira causa uma impressão. Ver uma *criança* mostrar tanta tenacidade quanto Mattie e fazer as mesmas coisas que Darby fez no filme de 1969 deixa uma marca muito mais dramática. Para comparação, veja o quanto o remake de Bravura Indômita de 2010 é mais tenso do que o clássico de 1969. A Mattie do remake, Hailee Steinfeld, tinha apenas 14 anos na época das filmagens.
Dito isso, Darby oferece uma atuação essencial em Bravura Indômita. Apesar da arrogância de Wayne e da malevolência de Duvall, Darby ancora o filme, projetando intelecto, astúcia e determinação tanto quanto seus co-estrelas masculinos mais velhos. À sua maneira, ela oferece uma atuação em pé de igualdade com a de Wayne, criando uma personagem totalmente realizada, capaz de todas as ações duras e implacáveis de que seus colegas homens se orgulham. Darby continuaria a trabalhar consistentemente após sua participação em Bravura Indômita, embora nunca tenha conseguido outro papel de destaque. Isso demonstra a crueldade do show business.
Ajuda que os outros coadjuvantes de Bravura Indômita correspondam a Darby em sua intensidade. Duvall, como o líder da gangue Ned Pepper, exala maldade. Campbell, apesar da falta de experiência como ator, faz um bom trabalho como o belo La Boeuf, interpretando seu papel com uma piscadela e um sorriso. Corey, como Cheney, parece menos um assassino sanguinário do que um bêbado patético. De certa forma, ele interpreta o papel com quase muita simpatia. A determinação de Matty em capturar ou Cheney parece um pouco severa nesse contexto, embora a abordagem de Corey ao personagem levante algumas questões morais interessantes sobre sua busca.
E, claro, há Wayne. Embora ele tenha dado melhores atuações em outros filmes, notadamente Rastros de Ódio, Rooster explora os pontos fortes de Wayne como ator de uma forma que poucos outros papéis fizeram. Rooster permitiu que Wayne mostrasse sua idade, ganhando alguns quilos e deixando seu cabelo grisalho, ao mesmo tempo em que lhe dava a chance de atirar no vilão, resgatar a garota e partir para o pôr do sol. Também lhe dá a oportunidade de exibir um certo timing cômico. Considere a cena em que um Cogburn bêbado pega um rato comendo um pouco de fubá. Depois de fazer um discurso com som jurídico, ele dispara uma arma, para o horror de Mattie e seu colega de quarto, Chen Lee (H.W. Gim). Chen Lee o repreende por atirar dentro de casa. “Eu estava entregando uns papéis!”, responde Cogburn.
Hathaway, trabalhando a partir de um roteiro de Marguerite Roberts, oferece a Wayne algumas frases engraçadas ao longo do filme. Às vezes, parece que Wayne quer parodiar sua imagem de caubói do cinema, sua idade ou ambos. Mas tudo em Bravura Indômita parece focado em homenagear Wayne como estrela, para evocar nostalgia dos faroestes de Hollywood do passado. Isso prejudica a história, que perde alguns de seus temas mais sombrios para se tornar uma história inspiradora de um caubói heróico que desafiou os limites de sua idade.
A perda da escuridão e dos temas do romance também pode ser a razão pela qual os cinéfilos se lembram melhor de Bravura Indômita como uma homenagem a Wayne, e não como um grande faroeste. Em 1969, o zeitgeist cultural havia mudado, e o público que antes acorria aos filmes de caubói de Wayne começou a se desviar para outros lugares. O filme de Mike Nichols, A Primeira Noite de Um Homem, inaugurou uma nova era de franqueza sexual nos filmes populares e acenou para as questões morais com as quais os jovens – a geração Baby Boomer – haviam começado a lutar. Dennis Hopper, que tem um pequeno papel como um dos membros da gangue de Pepper aqui, dirigiu Sem Destino, que também chegou aos cinemas em 1969. Este último introduziu o uso explícito de drogas nos filmes, bem como o fantasma da Guerra do Vietnã.
Esses filmes marcaram o início do movimento da Nova Hollywood, que foi a rejeição do artifício que era sinônimo da Era de Ouro de Hollywood, da qual Wayne fazia parte. Assuntos como sexo, escuridão interna e eventos da época tinham um valor muito mais profundo para os espectadores. Por mais bem feito que seja, um veículo otimista de Wayne simplesmente não tinha mais a mesma ressonância. Os anos 60 foram alguns dos anos mais sombrios da história americana, e ver Wayne salvar o dia não falava com o momento. Não ajudou o fato de Bravura Indômita estar mais transparentemente focado em reforçar o legado e o ego de Wayne. Comparar o visual relativamente impecável de Bravura Indômita com suas cidades de estúdio clássicas, paisagens exuberantes e atores bem cuidados com a sujeira e a poeira de Sem Destino expõe o primeiro como uma ilusão. Bravura Indômita pode ser um bom faroeste, mas não tem autenticidade.
Talvez por essa falta de autenticidade, ou talvez porque Hathaway e Roberts converteram Bravura Indômita de uma história sombria sobre uma jovem para uma celebração de Wayne, os irmãos Cohen decidiram refilmar o filme em 2010. O remake é a versão muito superior da mesma história. Ele preserva a história como pertencente a Mattie (agora interpretada por Steinfeld), bem como a escuridão e a violência do romance original. Em vez de um herói cinematográfico sorridente esperando por uma última aventura, Rooster Cogburn (interpretado por Jeff Bridges) aparece como um personagem semelhante a Falstaff: um guerreiro caído, que cedeu à idade, à bebida e à flatulência. O Oeste retratado no remake parece menos uma paisagem de fantasia do que um purgatório corruptor, contextualizando a situação de Mattie como se sentindo dividida entre a justiça e a vingança. Também é possível assistir à versão de 1969 de Bravura Indômita e não ter todos os pontos da trama da versão de 2010 estragados, então quanto menos se falar sobre certas reviravoltas, melhor.
Se Hathaway e Wayne tivessem se proposto a fazer um filme fiel ao romance de Portis e menos preocupado em dourar a imagem de Wayne do que em contar uma história desafiadora, eles poderiam ter feito um filme para as eras. Wayne poderia ter brilhado em uma versão mais sombria de Rooster. Um Rooster mais ousado teria sido menos glamoroso e mais falho do que os personagens anteriores de Wayne, mas tal papel também mostraria sua maturidade como pessoa e crescimento como artista. Manter a história focada em Mattie também teria mostrado melhor o bom trabalho de Darby e, melhor ainda, lhe ofereceria um papel ainda mais dinâmico que poderia ter consolidado seu lugar como estrela de cinema. Os cinéfilos só podem imaginar o quanto Bravura Indômita e o resto da carreira de Wayne poderiam ter sido melhores se escolhas diferentes tivessem sido feitas e se alternativas tivessem sido consideradas.
Hoje, Bravura Indômita tem um certo valor nostálgico, pois remonta aos dias em que Hollywood priorizava vender fantasias ao público em vez de narrativas desafiadoras. O filme, apesar de toda a sua falta de profundidade, ainda tem muito para se aproveitar, começando com a performance extravagante de Wayne e a determinação silenciosa de Darby. Os fãs de faroeste irão se deleitar em ver Wayne partir como o caubói triunfante, embora tenham dificuldade em não se sentirem um pouco melancólicos também. Bravura Indômita simboliza o fim de uma era, mas não porque sabia que seu tempo ao sol havia terminado. Em vez disso, é por sua recusa em reconhecer a mudança dos tempos que Bravura Indômita parece tão datado agora como parecia em 1969.
Bravura Indômita (1969) está agora disponível para assistir e possuir física e digitalmente.