Bug em Marvel Rivals beneficia jogadores com PCs mais potentes
Marvel Rivals, lançado há algumas semanas, já apresenta um bug que está gerando controvérsia entre os jogadores. A falha favorece aqueles com computadores mais robustos, oferecendo vantagens significativas em termos de jogabilidade.
A comunidade descobriu que várias habilidades dos heróis funcionam de forma diferente dependendo da taxa de quadros (frame rate) do jogo. Jogadores com PCs de alta performance, consequentemente com taxas de quadros mais elevadas, têm uma vantagem considerável sobre aqueles com configurações menos potentes.
Essa diferença impacta desde habilidades de movimento até a quantidade de dano infligido. A polêmica é tão grande que alguns jogadores estão classificando o jogo como "pay-to-win", uma vez que a capacidade de comprar um PC mais caro proporciona uma vantagem clara no jogo. A origem do problema está relacionada a alguns sistemas do jogo e pode ser bastante complexa.
Marvel Rivals: Pay-to-Win?
Tradicionalmente, um jogo é considerado "pay-to-win" se os jogadores podem gastar dinheiro real para obter vantagens sobre aqueles que não gastam. Embora Marvel Rivals não seja pay-to-win no sentido tradicional, já que não é possível comprar vantagens diretamente no jogo, jogadores com maior poder aquisitivo para adquirir um PC de ponta conseguem explorar a falha relacionada à taxa de quadros.
O funcionamento do bug se dá pelo fato de muitos sistemas do jogo serem processados no lado do cliente (client-side) e não no servidor (server-side). Isso significa que cada jogador registra seu jogo em seu próprio computador, enviando as informações para o servidor. Diversas habilidades são afetadas pela variação de frame rate. Um exemplo é a habilidade de voo do Doutor Estranho, que se move mais rápido com frame rate mais alto. Personagens de combate corpo a corpo, como Wolverine, parecem ter seu dano vinculado à taxa de quadros, causando mais dano com frame rates mais elevados.
Como corrigir o problema?
A NetEase, desenvolvedora de Marvel Rivals, possui uma equipe dedicada à resolução rápida de bugs e problemas. Embora não haja declaração oficial, com a primeira temporada a caminho, a equipe provavelmente buscará corrigir o problema em breve. Considerando a frustração dos jogadores, seria surpreendente que a NetEase ignorasse o problema completamente. A questão é: como resolver?
O jogo funciona principalmente no lado do cliente, então a conversão de tudo para o lado do servidor pode causar problemas, como lag ou "rollback", enquanto os servidores tentam acompanhar o jogo de cada jogador. Embora não seja impossível fazer essa mudança, é improvável. A equipe também poderia adicionar um limite à funcionalidade das habilidades, limitando a capacidade dos jogadores de usar a taxa de quadros para obter vantagem. Independentemente de como a NetEase escolher resolver o problema, os jogadores esperam que ele seja, pelo menos, reconhecido em breve para que uma solução adequada possa ser implementada no futuro.