Capitão América: Novo Mundo – O que esperar do novo filme da Marvel?
Sam Wilson é o novo Capitão América, mas essa notícia já não é tão nova assim. Quando Vingadores: Ultimato terminou com Steve Rogers, já idoso, passando seu escudo para Sam, os fãs ficaram animados. Mas com o passar do tempo, a empolgação se voltou para o que isso significa para o futuro do MCU. Capitão América: Novo Mundo está basicamente preparando o terreno para Vingadores: Dia do Juízo Final, deixando os fãs se perguntando o que vem a seguir.
O trailer oficial já revelou alguns detalhes interessantes, como o aparecimento do Hulk Vermelho e as tentativas de Isaías Bradley de assassinar o Presidente Thaddeus Ross. Mas o que mais o novo filme pode abordar?
O enredo também servirá como uma sequência de Falcão e o Soldado Invernal, que focou na jornada de Sam para se tornar o novo Capitão América. Agora, os fãs verão Sam assumindo totalmente o manto e o peso de uma responsabilidade tão significativa. Será que ele consegue viver à altura do legado de uma figura que é um ícone desde a Segunda Guerra Mundial? Em cenas do trailer, Sam afirma ousadamente que ele não é Steve, sugerindo que o público deve se preparar para um Capitão América pronto para quebrar ainda mais barreiras do que ele fez na série do Disney+.
O trailer de Capitão América: Novo Mundo já gerou grandes expectativas, principalmente porque lembra tonalmente Capitão América: O Soldado Invernal. Anthony Mackie, que interpreta Sam Wilson, participou do Disney APAC Content Showcase em novembro e compartilhou que, ao contrário de outros filmes da Marvel Studios que experimentam gêneros diferentes, este terá uma abordagem mais realista e fundamentada. "Este filme segue a linha do Capitão América original, com aquela emoção, aquela espionagem, aquela natureza fundamentada na narrativa, investindo realmente o público na história", e o material promocional certamente confirma isso. Mas e a história?
É sabido que com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, e Sam inicialmente terá que aceitar que ele não possui o soro do super-soldado de seu antecessor. Mesmo assim, ele terá um uniforme incrível, que pode compensar parte da falta de habilidades aprimoradas. No segundo trailer, os fãs da Marvel tiveram um vislumbre do poder do material nas novas asas do antigo Falcão, com o Vibranium de Wakanda agora fazendo parte de mais do que apenas seu escudo icônico. Uma cena em que Sam corta um carro ao meio apenas com suas asas marca o final explosivo do segundo trailer de Capitão América: Novo Mundo, mostrando exatamente do que ele é capaz.
Também precisamos falar sobre um dos inimigos do herói na nova história – o Hulk Vermelho. Esta será a primeira vez que o Hulk Vermelho aparece no MCU, e como os leitores de quadrinhos sabem, é o próprio General Thaddeus Ross (Harrison Ford). Ross não só ganhará seus próprios poderes gama, mas também assumirá a presidência dos Estados Unidos no filme. Devido aos eventos de Capitão América: Guerra Civil, Ross e Sam têm alguns problemas não resolvidos, mas eles devem resolvê-los, especialmente porque o presidente quer tornar o Capitão América uma figura militar oficial.
No entanto, o enredo também se concentrará em Isaías Bradley (Carl Lumbly), um personagem que teve um papel significativo em Falcão e o Soldado Invernal. Na série, Isaías foi o único sobrevivente de uma dúzia de soldados afro-americanos recrutados à força para experimentos com o soro do super-soldado depois que Steve Rogers foi dado como morto. Ele também foi um dos principais motivos pelos quais Sam teve dificuldades em aceitar o papel de Capitão América, já que o governo sempre temeu criar um super-soldado negro. No novo filme, Isaías aparentemente será enviado para a prisão depois de tentar matar o presidente (embora pareça claro que ele foi lavado a cérebro, como o Soldado Invernal). Isso prepara o cenário para o conflito interno de Sam, quando ele começa a perceber que provavelmente está enfrentando algo muito maior do que apenas o governo.
Para ir além, parece que alguém mais está puxando os fios em Capitão América: Novo Mundo, até acima de Ross. Entra Samuel Sterns (Tim Blake Nelson), mais conhecido como O Líder, que pode surgir como o verdadeiro mentor por trás do caos. Sterns apareceu pela primeira vez no MCU em O Incrível Hulk de 2008, e agora, ele retorna como o principal vilão da história.
Pouco depois da estreia de Capitão América: Novo Mundo, chega Thunderbolts, e embora as duas histórias possam não parecer diretamente conectadas, há um personagem que pode uni-las. Como esta será a primeira aparição do Hulk Vermelho no MCU, uma coisa importante a lembrar é o apelido específico de Thaddeus Ross, o que provavelmente não é coincidência. Isso levanta a questão – qual é a conexão com o novo esquadrão de anti-heróis? O time poderia ter seu nome vindo do próprio Ross? Nos quadrinhos, o Hulk Vermelho é um membro-chave de uma versão do grupo, então sua presença em Thunderbolts é talvez esperada por alguns fãs da Marvel.
Além disso, é importante lembrar que, com Sam agora assumindo o manto do Capitão América, a posição de Falcão ficou vaga. Joaquin Torres (Danny Ramirez), que apareceu pela primeira vez em Falcão e o Soldado Invernal como amigo de Sam, assumirá oficialmente o papel de Falcão em Capitão América: Novo Mundo. Já estava ficando claro que uma nova geração de heróis estava a caminho no MCU, mas o trailer de Novo Mundo também confirmou que Sam pretende reunir uma nova equipe de Vingadores.
Mais dois personagens também farão sua estreia no MCU em Capitão América: Novo Mundo: Giancarlo Esposito interpretando Sidewinder, líder da Serpent Society; e Shira Haas interpretando Ruth Bat-Seraph.
Capitão América: Novo Mundo chega aos cinemas em 14 de fevereiro de 2025.