Casa do Dragão lidera ranking de séries mais pirateadas em 2024, superando The Last of Us
Casa do Dragão, a série derivada de Game of Thrones, manteve seu sucesso na HBO com uma segunda temporada consistente, apesar de algumas críticas e do próprio George R.R. Martin. No entanto, a série alcançou um marco indesejado em 2024.
De acordo com o TorrentFreak, via DiscussingFilm, Casa do Dragão foi a série de TV mais pirateada no ano passado. Esta é a segunda vez em três anos que a produção de Martin e Ryan Condal lidera esse ranking. Em 2023, o título de série mais pirateada havia sido de The Last of Us, também da HBO, que alcançou o feito após uma primeira temporada de grande sucesso. Na lista de 2024, Casa do Dragão é seguida por The Boys, da Amazon Prime Video, que exibiu sua quarta e penúltima temporada, e pela série dramática histórica Shōgun, da FX, que ficou em terceiro lugar.
O ranking de pirataria é baseado no tráfego de BitTorrent. No entanto, esse tipo de tráfego representa apenas uma pequena parte do panorama da pirataria, pois não inclui transmissões ilegais e outros serviços que não divulgam estatísticas de visualização. Outras séries que já lideraram esse ranking incluem WandaVision e The Mandalorian, ambas do Disney+. A própria Game of Thrones também já liderou o ranking diversas vezes.
Após uma primeira temporada de sucesso, que a tornou uma das séries originais mais vistas da história da HBO, a segunda temporada de Casa do Dragão obteve boas avaliações, com 83% de aprovação da crítica e 73% de aprovação do público no Rotten Tomatoes. Apesar da temporada abordar pontos importantes, como a batalha pelo domínio de Westeros, houve críticas em relação às mudanças na adaptação da obra original, o livro Fogo & Sangue, de Martin.
George R.R. Martin criticou a segunda temporada, questionando o futuro da série, apesar de seu sucesso. Ele expressou em seu blog insatisfação com a forma como o evento de Sangue e Queijo foi retratado, além de se mostrar descontente com cortes no orçamento e outros problemas de produção. A HBO respondeu às críticas de Martin, elogiando a direção criativa da série. Um representante da emissora afirmou: “Comumente, ao adaptar um livro para a tela, com seu próprio formato e limitações, o showrunner é obrigado a tomar decisões difíceis sobre os personagens e histórias que o público acompanhará.”
Apesar das preocupações de Martin, Casa do Dragão foi renovada para mais duas temporadas, com a quarta sendo a última. Martin já adiantou um ponto importante do enredo para a terceira temporada. Emma D’Arcy, indicada ao Globo de Ouro, revelou recentemente que as filmagens da terceira temporada devem começar no início de 2025. A série pode ser assistida no serviço de streaming Max.
A trama de Casa do Dragão se passa dois séculos antes dos eventos de Game of Thrones, mostrando a história da Casa Targaryen, a única família de senhores de dragões que sobreviveu à Perdição de Valíria, e sua ascensão em Pedra do Dragão.