Durante a produção de O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola teve que tomar diversas decisões para alcançar a melhor versão de sua icônica adaptação. Nem todas essas escolhas foram bem recebidas pelo estúdio e produtores. Uma das maiores dificuldades de um autor, como Coppola, é saber quais cenas devem ser cortadas. Algumas vezes, a cena que parece mais promissora pode não se encaixar na história que está sendo contada.
Embora não tenham sido muitas as cenas cortadas de O Poderoso Chefão, as que ficaram de fora provavelmente continham ótimos momentos para os atores explorarem. Uma cena deletada em particular envolvia Sonny Corleone, interpretado por James Caan, e sua mãe, Carmela Corleone, vivida por Morgana King. Essa cena, embora não se encaixasse na estrutura mais enxuta que Coppola buscava, teria expandido alguns elementos do filme.
Não perca nada!
Faça parte da nossa comunidade:
Carmela Corleone, a mãe do lendário mafioso, é uma personagem que parece carecer de profundidade em comparação com outros personagens. Essa cena deletada mostrava um momento interessante da personagem.
James Caan, que faleceu em 2022, personificou o papel de Sonny Corleone, o irmão esquentado de Michael, que assume os negócios da família após o atentado contra seu pai. Caan sempre foi conhecido por seu comportamento brincalhão e sua energia contagiante. Sua atuação como Sonny deixou marcas em todos que assistiram ao filme. Muitas curiosidades sobre as filmagens de O Poderoso Chefão envolvem James Caan, e suas cenas icônicas são lembradas até hoje.
Caan também era conhecido por suas brincadeiras no set, como quando mostrou a bunda para Marlon Brando e prendeu Gianni Russo. Ele chegou a fazer audição para os papéis de Michael e Tom Hagen antes de ser escalado como Sonny. Recebeu um cachê de US$ 35 mil pelo trabalho e teve uma discussão com seu colega de elenco Gianni Russo. Além disso, ele superou Robert De Niro na disputa pelo papel de Sonny.
A atuação de Caan tornou Sonny Corleone um sucesso tão grande que o personagem se tornou um dos favoritos dos fãs, mesmo com sua morte brutal no meio do filme. Por isso, muitos imaginam como seria se houvesse ainda mais de Sonny, e essa cena deletada teria proporcionado exatamente isso.
A cena deletada retratava a reação imediata de Sonny e Carmela ao atentado contra Vito Corleone do lado de fora da frutaria. É compreensível que cenas como essa fossem cortadas, já que haviam muitas reações de personagens em relação a esse momento. No entanto, essa cena teria sido importante para o desenvolvimento de Sonny e Carmela. O arco de Sonny é interrompido por sua morte, e Carmela tem um papel limitado na trilogia. Essa cena teria adicionado mais profundidade aos dois personagens.
Além disso, a cena teria dado mais contexto ao papel de Carmela nos negócios da família em situações extremas. Outro ponto importante da cena era a sua contribuição para a tensão sobre o destino de Vito. A sequência que se seguiu ao atentado deixou o público apreensivo. Essa cena teria aumentado ainda mais essa sensação.
O Poderoso Chefão se tornou um dos filmes mais bem-sucedidos da história, tanto pela crítica quanto pelo público. Foi um feito notável para uma produção que passou por tantas mudanças, obstáculos e desânimo. Coppola sempre teve um olhar eficaz para o cinema. Ao confiar em seus instintos, ele nos presenteou com um drama sobre o crime que não se compara a nenhum outro. No entanto, muitos fãs gostariam de ter visto mais de Sonny Corleone.
As falhas em O Poderoso Chefão são mínimas e não prejudicam a qualidade do filme. As decisões de Coppola fazem sentido em todos os aspectos da produção. A cena deletada foi cortada por dois motivos: a reação de Sonny se manifesta em cada decisão que ele toma após o atentado, e Carmela Corleone é uma personagem secundária. A intenção emocional da cena foi alcançada com as sequências que Coppola optou por manter. A decisão final foi uma questão de tempo de duração e estrutura narrativa. Apesar de ter sido cortada, a cena teria enriquecido a experiência dos fãs.
O Poderoso Chefão é um drama sobre crime, onde Don Vito Corleone, chefe de uma família da máfia, decide passar o seu império para o filho mais novo, Michael. Mas essa decisão acaba colocando a vida de seus entes queridos em grave perigo.