Central do Brasil: relembre o último filme brasileiro a vencer o BAFTA
Além do BAFTA, Central do Brasil foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Urso de Ouro no Festival de Berlim e o Satellite Awards.
A indicação de Ainda Estou Aqui ao BAFTA, premiação britânica, marca um momento especial para o cineasta Walter Salles. Em 1999, ele conquistou o troféu com Central do Brasil, estrelado por Fernanda Montenegro, sendo este o último longa brasileiro a receber o prêmio.
Ainda Estou Aqui, produção original Globoplay, concorre ao BAFTA na categoria de melhor filme em língua não inglesa. A produção disputa o prêmio com Tudo Que Imaginamos Como Luz, Emilia Pérez, Kneecap e A Semente do Fruto Sagrado.
Além da vitória de Central do Brasil, o Brasil recebeu indicações em outras edições do BAFTA. Abril Despedaçado, também dirigido por Walter Salles, concorreu em 2002. Em 2003, foi a vez de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. O país também teve outras duas nomeações em co-produções: Diários de Motocicleta (2005) e Trash (2015).
Em Central do Brasil, Fernanda Montenegro interpreta Dora, uma mulher que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Sua vida muda ao conhecer Josué (Vinícius de Oliveira), um menino que perde a mãe em um acidente. Dora decide ajudar Josué a encontrar o pai, que ele nunca conheceu, e os dois embarcam em uma jornada pelo interior do Nordeste.
Além do BAFTA, Central do Brasil foi premiado com o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Urso de Ouro no Festival de Berlim e o Satellite Awards. O filme também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, mas perdeu para o italiano A Vida é Bela. Fernanda Montenegro concorreu ao Oscar de Melhor Atriz, mas a estatueta foi para Gwyneth Paltrow.
Central do Brasil está disponível no Globoplay.