O próximo filme épico de Christopher Nolan será uma adaptação da obra clássica A Odisseia de Homero. A Universal Pictures anunciou que o diretor, vencedor do Oscar por Oppenheimer, comandará a produção com filmagens em IMAX. A data de lançamento está marcada para 17 de julho de 2026.
Descrito como um “épico de ação mítico filmado em diversos locais ao redor do mundo com a mais recente tecnologia IMAX”, A Odisseia de Nolan trará a saga de Homero para as telas do cinema em IMAX pela primeira vez.
O filme reunirá Nolan com Matt Damon (Oppenheimer), Anne Hathaway (Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e Robert Pattinson (Tenet). O elenco também contará com Tom Holland (Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa), Zendaya (Duna: Parte Dois), Lupita Nyong’o (Pantera Negra) e Charlize Theron (Velozes & Furiosos 10). A Universal planeja lançar A Odisseia uma semana após a estreia do live-action de Moana da Disney (10 de julho) e uma semana antes de Homem-Aranha 4 da Sony-Marvel, também estrelado por Holland (24 de julho).
A Odisseia de Homero narra a jornada de Odisseu pelo Mar Mediterrâneo, em sua tentativa de retornar para casa em Ítaca após dez anos de Guerra de Troia. Odisseu irrita Poseidon e passa a ser perseguido com fúria implacável. O poema épico apresenta personagens míticos como Telêmaco, filho de Odisseu/Ulisses e Penélope; a deusa Atena; o ciclope Polifemo, que perdeu a visão por Odisseu; a feiticeira Circe; a deusa Calipso; e o vingativo deus do mar, Poseidon.
O projeto de Nolan, que sucede o sucesso de bilheteria de Oppenheimer, com arrecadação de US$ 976 milhões, tem sido mantido em segredo. Oppenheimer rendeu ao cineasta de Interestelar e Batman: O Cavaleiro das Trevas seu primeiro Oscar de Melhor Diretor, Melhor Filme, além de uma estatueta para Robert Downey Jr.
“As filmagens ainda não começaram. Para ser sincero, não sei nada sobre o filme,” disse Holland recentemente ao The Dish sobre o próximo trabalho de Nolan. “Estou muito empolgado. Tudo está muito, muito secreto. Eu me encontrei com [Nolan]. Foi incrível. Ele apresentou uma ideia geral do que seria. Tenho certeza de que, quando estiver pronto, ele anunciará o que é.”
Em novembro, Nolan declarou que estava pronto para se afastar do tema “muito sombrio” e “niilista” de Oppenheimer, que trouxe Cillian Murphy como o pai da bomba atômica e “a figura individual mais importante da história”, segundo o diretor.
“Parte de mim quer deixar essa história para trás. Quero dizer, é um grande privilégio poder falar sobre um filme que você fez e que agora está indo para a casa das pessoas, em 4k, Blu-ray e tudo mais. É ótimo estar aqui e falar com vocês sobre o sucesso do filme. É um privilégio enorme”, disse Nolan à Yahoo. “Mas o assunto é muito sombrio. É niilista. E, sim, há uma parte de mim que está bastante ansiosa para seguir em frente e talvez fazer algo, sabe, não tão sombrio.”
A Odisseia chegará aos cinemas em 17 de julho de 2026.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.