Séries
Tendência

Cicatrizes de Tommy Flanagan em ‘Sons of Anarchy’ são reais e resultado de briga

O apelido "Chibs" é uma gíria escocesa para "faca". Em Sons of Anarchy, Chibs é um dos membros mais durões do SAMCRO.

Em Sons of Anarchy, Filip “Chibs” Telford, interpretado por Tommy Flanagan, se tornou um dos personagens mais importantes da série, chegando a liderar o clube SAMCRO após a morte de Jax. Contudo, um mistério que a série não explora em detalhes são as cicatrizes faciais marcantes do personagem.

As cicatrizes de Chibs não são maquiagem. Tommy Flanagan foi ferido em uma briga de faca quando tinha 25 anos, deixando-o com as marcas no rosto. O incidente não só mudou a trajetória de carreira do ator, mas também definiu muitos de seus papéis dali em diante.

Em entrevista ao podcast Inside of You, Flanagan explicou que foi a uma briga sem estar armado. Na época, ele trabalhava como DJ em um clube em Glasgow e também como pintor e decorador. Segundo o ator, um grupo de homens alegou ter matado seu irmão. Ele pegou uma garrafa de Heineken e os enfrentou do lado de fora, resultando em um ataque quase fatal. “Acabei ficando assim, eles fizeram buracos em mim“, disse ele.

Flanagan sofreu múltiplos ferimentos de faca pelo corpo e, ao tentar segurar uma das lâminas, teve um corte profundo na palma da mão. Ele ainda se lembra da sensação de ter a faca entrando em seu corpo e da reação do seu organismo. Ao acordar no hospital, seu amigo Bobby, ator da Raindog Theatre Company, o convidou para o teatro. Apesar de nunca ter pensado em atuar antes, as palavras de Bobby o motivaram.

Cicatrizes de Tommy Flanagan em 'Sons of Anarchy'
Cicatrizes de Tommy Flanagan em ‘Sons of Anarchy’

Em entrevista ao Herald Scotland, Flanagan relembrou os tempos de teatro com a Raindog: “Lembro de viajar pelas Highlands em uma velha van azul, mas ela tinha uma janela quebrada. Era tão frio que um de nós tinha que segurar um pedaço de papelão para impedir a entrada de vento. Eu insistia em dirigir para não ficar no frio!“. Os primeiros dias não foram fáceis, mas hoje ele os vê como “os bons e velhos dias ruins”. Após o ataque, ele decidiu “arriscar na vida”. Ele diz que “atuar é um amor”, mesmo que estivesse “apavorado de subir ao palco”.

A carreira de Flanagan deslanchou rapidamente, com papéis em clássicos como Coração Valente, com Mel Gibson, A Outra Face, de John Woo, Vidas em Jogo, de David Fincher, e Gladiador, de Ridley Scott. Para um ator que começou aos 25 anos, seu portfólio inicial é notável.

Flanagan, que nasceu em Glasgow, Escócia, usa seu sotaque escocês natural em Sons of Anarchy. Em entrevista à Vulture em 2014, ele contou que pediu para usar seu sotaque real. Ele avisou a produção que, se pedissem um sotaque de Glasgow, ele não faria rodeios e que talvez ninguém o entendesse. Os diretores de elenco e o criador da série, Kurt Sutter, adoraram a ideia. Para o ator, usar seu próprio sotaque adicionou mais autenticidade ao personagem Chibs. Segundo ele, se fosse fingir, não faria sentido usar um sotaque mais inteligível para o público, como o irlandês.

Apesar de Chibs ser um personagem adorado pelos fãs, Flanagan teve sentimentos conflitantes sobre o papel, admitindo que faltava profundidade emocional, fazendo com que ele se sentisse mais um trabalho do que algo genuíno. Em entrevista ao Digital Fix, o ator declarou que sua motivação em Sons of Anarchy dependia do tamanho do pagamento. Ele também disse que, embora a série tenha sido uma grande parte de sua vida, ele sentia falta de nuances e desenvolvimento do personagem, sentindo-se como um “pedaço de madeira” durante as filmagens. No entanto, Flanagan reconhece que o elenco se tornou sua família.

O apelido “Chibs” é uma gíria escocesa para “faca”. Em Sons of Anarchy, Chibs é um dos membros mais durões do SAMCRO. Ex-membro do IRA, seu passado permanece um mistério, e as cicatrizes de Flanagan são parte da história do personagem. O ator revelou que Sutter descobriu o significado do apelido pesquisando e o questionou sobre isso. Flanagan concordou, mas depois percebeu que o apelido era pessoal demais, já que remetia ao ataque que lhe deixou as cicatrizes.

Devido às suas cicatrizes, Flanagan interpretou muitos personagens do tipo “durão” na tela, e ele admitiu que se sentia “enjaulado” em Hollywood. Ele também acredita que os diretores tinham “medo” dele devido à sua imagem de “durão da TV”, algo que trouxe tanto coisas boas quanto ruins. Com o tempo, as cicatrizes se tornaram menos relevantes nas decisões de elenco e nos papéis que ele passou a interpretar, e Flanagan seguiu em frente. “Não se trata mais das cicatrizes. Eu não as vejo mais. Elas são história antiga agora. Foi algo horrível que aconteceu há 20 anos. Eu não dou mais bola para isso. É apenas como uma grande ruga no meu rosto“, concluiu.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.