Curiosidades

Clássicos de Mickey Mouse entram em domínio público em 2025

Uma nova leva de obras clássicas da Disney, incluindo algumas estreladas pelo icônico Mickey Mouse, entrará em domínio público em 1º de janeiro de 2025. As produções de 1929 poderão ser compartilhadas, copiadas e adaptadas por outros criadores, pelo menos nos Estados Unidos.

Entre os notáveis curtas de animação do Mickey Mouse que se tornarão de domínio público estão: A Casa da Ópera, que marca a estreia de suas luvas brancas; O Garoto do Carnaval, onde Mickey fala pela primeira vez; e As Follies de Mickey, que introduz a canção “Minnie’s Yoo Hoo”. Outros filmes do Mickey Mouse que também entrarão em domínio público são:

  • A Dança do Celeiro
  • Quando o Gato Sai
  • A Batalha do Celeiro
  • O Lavrador
  • O Trem de Mickey
  • O Bobo do Jazz
  • Ritmo da Selva
  • A Casa Mal-Assombrada
  • Ondas Selvagens

Além das animações com o Mickey Mouse, outro curta da Disney que também entrará em domínio público em 2025 é A Dança dos Esqueletos, o primeiro da série Sinfonias Ingênuas. Escrito, dirigido e produzido por Walt Disney, o curta mostra esqueletos saindo de seus túmulos à meia-noite para uma dança macabra. Apesar de ser considerado leve para os padrões atuais, o humor sombrio de A Dança dos Esqueletos foi considerado pesado demais pela Dinamarca, que o baniu em seu lançamento. Trechos do curta foram incluídos na versão de Disney Sing-Along Songs da música de 1996 de Andrew Gold, “Spooky Scary Skeletons”.

É importante ressaltar que, embora haja muitas produções do Mickey Mouse se tornando de domínio público no Ano Novo, o próximo Dia do Domínio Público é significativo por outro motivo. Ele marca o marco de que todos os livros, filmes, músicas e obras de arte publicados na década de 1920 agora são de domínio público.

Estas não são as primeiras produções da Disney a entrar em domínio público. Em 2024, O Vapor Willie e a versão muda de Avião Maluco – que marcam as primeiras aparições do Mickey Mouse – se tornaram disponíveis para uso livre. Inclusive, apenas um dia após O Vapor Willie cair em domínio público, foi anunciada a produção de um filme slasher do personagem, chamado Screamboat. Isso significa que qualquer pessoa pode transformar O Trem de Mickey em um filme de terror sangrento sem ter que lidar com a Disney, e considerando o que aconteceu com O Vapor Willie, é só uma questão de tempo até vermos outras versões de terror do icônico rato.

Curiosamente, a Walt Disney Company é uma das grandes responsáveis pela proteção de direitos autorais durar 95 anos. Com o limite anterior de 75 anos se aproximando, a Disney queria manter os direitos de suas primeiras obras e conseguiu convencer o Congresso a estendê-lo por mais 20 anos. Embora a Disney não fosse a única grande detentora de direitos autorais a fazer lobby por essa extensão, foi a mais famosa, a ponto de muitos se referirem a ela como a “Lei de Proteção do Mickey Mouse”.

Confira a lista completa do que entra em domínio público em 1º de janeiro aqui.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.