Clássicos do Cinema Policial: De ‘O Poderoso Chefão’ a ‘Bonnie e Clyde’
Filmes de crime e gângsteres dominam Hollywood há quase 100 anos, cativando o público com histórias de criminosos organizados e seus mundos. Apesar da implementação do Código Hays em 1934, que proibia a exibição de atividades criminosas sem que os 'bandidos' recebessem seu castigo, muitos dos melhores filmes de gângsteres são anteriores a essa época. Desde o auge dos filmes de crime na década de 1920, com atores icônicos como James Cagney, até a desilusão com o fascínio por uma vida criminosa no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, os filmes de gângsteres estiveram na vanguarda do cinema americano.
O Poderoso Chefão (1972), dirigido pelo lendário Francis Ford Coppola, é frequentemente citado como um dos melhores filmes de todos os tempos. Baseado no romance homônimo de Mario Puzo, o filme acompanha a ascensão de Michael Corleone, de filho relutante de mafioso a um poderoso chefe do crime. O filme conquistou três Oscars na 45ª edição da premiação, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Marlon Brando e Melhor Roteiro Adaptado para Mario Puzo e Francis Ford Coppola.
Já O Inimigo Público (1931), um dos filmes de crime mais antigos e clássicos de todos os tempos, mostra James Cagney interpretando Tom Powers. Lançado durante a época da Lei Seca nos EUA, o filme retrata a ascensão de gângsteres irlandeses-americanos, desde pequenos furtos na juventude até grandes operações de contrabando de bebidas alcoólicas durante a Proibição. Sua performance marcante ajudou a consolidar sua imagem no cinema policial.
A Conexão Francesa (1971), dirigido por William Friedkin, mostra a atuação de Gene Hackman como um detetive da polícia que investiga um grupo de contrabandistas de heroína franceses. Vencedor do Oscar de Melhor Filme, o longa também é conhecido por sua icônica perseguição de carro, revolucionária para a época em termos de cinematografia e coreografia de acrobacias.
O Massacre (1956), um trabalho menos conhecido de Stanley Kubrick, é um excelente filme de crime que acompanha Sterling Hayden como um criminoso que planeja um último grande golpe antes de se aposentar. Baseado no romance *Clean Break*, de Lionel White, o filme é um thriller de assalto fantástico com um elenco de atores de personagens lendários.
As Ruas da Noite (1973), um filme subestimado de Martin Scorsese, marca o início de sua longa colaboração com Robert De Niro. O longa, escrito por Scorsese e Mardik Martin, acompanha Harvey Keitel em meio às consequências morais de uma vida criminosa no bairro Little Italy, em Nova York. O filme apresenta muitos dos temas recorrentes de Scorsese, como o uso de músicas pop vintage na trilha sonora e a justaposição de violência e comédia.
Bonnie e Clyde (1967), dirigido por Arthur Penn, é considerado por muitos estudiosos de cinema como o início da era do Novo Hollywood. Baseado na história real dos criminosos Bonnie Parker e Clyde Barrow, o filme, estrelado por Warren Beatty e Faye Dunaway, ousou mostrar cenas de violência e sexo de forma explícita, desafiando o Código Hays. O filme ganhou dois prêmios da Academia e foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos em 1992.
A Fúria Selvagem (1949) marca o retorno triunfal de James Cagney ao gênero gangster. O filme acompanha Cagney como Arthur "Cody" Jarrett, um criminoso com um relacionamento complicado com sua mãe igualmente nefasta, que se envolve em uma série de crimes. A icônica frase "Made it, Ma! Top of the world!" dita pelo personagem é frequentemente referenciada em músicas e outros filmes.
O Demônio da Noite (1958), dirigido por Orson Welles, acompanha um agente mexicano de combate às drogas, interpretado por Charlton Heston, que precisa navegar pelo submundo do crime e policiais corruptos para desvendar a verdade. Inicialmente ignorado em seu lançamento, o filme é elogiado hoje por sua fantástica cinematografia e atuações incríveis.
Os Amigos de Eddie Coyle (1973) foi um dos primeiros filmes americanos a se afastar dos grandes centros metropolitanos de Nova York e Chicago, focando em criminosos de menor escala em Boston. O filme acompanha Robert Mitchum como Eddie Coyle, um pequeno criminoso que tenta colaborar com o governo federal enquanto mantém laços com amigos criminosos.
Scarface (1932), de Howard Hawks, foi uma das últimas produções a ter grande repercussão em Hollywood antes das mudanças significativas impostas pelo Código Hays. O filme, baseado na vida de Al Capone, acompanha o gângster Antonio "Tony" Camonte em sua ascensão no submundo de Chicago.