A cantora Claudia Leitte se viu no centro de uma controvérsia após alterar a letra da música “Caranguejo”, substituindo “rainha Iemanjá” por “rei Yeshua”. A mudança gerou críticas e discussões nas redes sociais, com acusações de racismo religioso.
Entretanto, os compositores Luciano Pinto e Alan Moraes, que assinam a canção original junto a Durval Luz e Nino Balla, vieram a público defender a artista. Eles revelaram que Claudia Leitte solicitou autorização para realizar a alteração antes de regravar a música.
Segundo Luciano e Alan, a cantora fez uma consulta verbal a todos os compositores, questionando se poderia alterar a palavra “Iemanjá” por “Yeshua”. Ela também explicou o significado do termo. Os compositores afirmam que todos concordaram com a mudança.
“Ela sempre foi e continua sendo amável, cuidadosa e respeitosa com todos do grupo, músicos, equipe e compositores”, ressaltaram Luciano e Alan, enfatizando que a alteração ocorreu por volta de 2012, antes da regravação para o DVD Axemusic de Claudia Leitte. Eles também afirmaram que não houve qualquer imposição ou ameaça por parte da cantora e, devido à relação de amizade e parceria, não sentiram necessidade de um documento formal.
Apesar da defesa de Luciano e Alan, Durval e Nino, em entrevista ao Portal LeoDias, afirmaram que não foram consultados sobre a alteração. Eles também declararam que estão preparando um processo contra Claudia Leitte por conta dessa mudança na letra da música.