Criador de Bioshock, Ken Levine, compara desenvolvimento de ‘Judas’ com seus jogos anteriores
Ken Levine, mente criativa por trás da aclamada série Bioshock, está trabalhando em um novo projeto que promete ser bem diferente de seus trabalhos anteriores. Embora não esteja envolvido no desenvolvimento do próximo título de Bioshock pela Cloud Chamber, Levine lidera o estúdio Ghost Story Games, onde está criando o jogo Judas.
Em uma entrevista recente, Levine refletiu sobre como o desenvolvimento de Bioshock é distinto do que ele e sua equipe estão fazendo em Judas. A série Bioshock conquistou muitos fãs com sua narrativa profunda, que abordava temas morais e filosóficos, e com seus ambientes imersivos. O jogo é conhecido por um plot twist considerado um dos mais impactantes da história dos videogames. No entanto, a abordagem de Levine para Judas será bem diferente.
“Bioshock e Bioshock Infinite, do ponto de vista do desenvolvimento, são basicamente um corredor”, explicou Levine em entrevista ao GamesIndustry.biz. “Um corredor muito, muito longo com vários pontos de gatilho que fazem elementos da história acontecerem. Judas está sendo feito de maneira muito diferente, o que o torna mais reflexivo da agência dos jogadores, mas também muito mais difícil de criar.”
Apesar de seus jogos anteriores darem aos jogadores a sensação de liberdade nas escolhas, Levine busca validar as ações do jogador em Judas, permitindo que eles lidem com as situações dentro do jogo de forma mais autônoma. Enquanto o comentário de Levine pode parecer uma crítica ao desenvolvimento de seus títulos anteriores, ele enfatiza como Judas pretende dar muito mais liberdade de escolha aos jogadores, em vez de uma história com um início e fim predeterminados, com missões paralelas para chegar ao destino final. Judas busca mudar a narrativa, concedendo maior controle ao jogador em um contexto aberto.
“Existem diferentes tipos de histórias. Algumas histórias realmente querem que haja batidas naturalistas, com começo, meio e fim…”, disse Levine. “Estamos tentando encontrar uma forma mais literal de contar histórias que seja incrivelmente aberta, o que é uma das coisas mais difíceis de fazer, pois é preciso fazer com que a história faça sentido de forma orgânica, mas também ser mais aberta.”
A abordagem de Judas para a narrativa será não linear, colocando o destino da nave Mayflower nas mãos do jogador. O desafio que a Ghost Story Games assumiu é intrigante, pois eles deram aos jogadores o controle de suas ações, mas também previram todos os resultados possíveis. Levine mencionou que os desenvolvedores consideraram tudo o que o jogador pode fazer e criaram respostas personalizadas para vários personagens de forma orgânica.
O desenvolvimento de Judas está em andamento desde 2014. O último projeto de Levine como diretor foi Bioshock Infinite: Burial at Sea naquele mesmo ano. Embora haja rumores de que o título será lançado em 2025, espera-se que mais detalhes sobre Judas sejam divulgados nos próximos meses.