Criador de Gundam revela inspiração em soldados mirins para Amuro Ray
O renomado criador da franquia Gundam, Yoshiyuki Tomino, explicou por que Amuro Ray se tornou um personagem tão essencial na série. O diretor veterano revelou que o protagonista de Mobile Suit Gundam foi inspirado na triste realidade histórica do recrutamento de soldados mirins japoneses durante a Guerra do Pacífico.
Em entrevista ao programa de rádio 'Proposal for NEXT STAGE II' da Nippon Broadcasting System, Tomino compartilhou que a criação de Amuro foi motivada por suas lembranças do período da guerra. "No final da Guerra do Pacífico, eu estava bem ciente da existência de soldados mirins", afirmou. "Eu também sabia que, aos 16 anos, era possível entrar em uma escola de treinamento para tanquistas e, no caso da Marinha, no final da guerra, havia soldados mirins a bordo do encouraçado Yamato." Essa experiência o levou a abordar o tema em seu trabalho.
Tomino explicou: "Existe uma questão sobre por que eu deixei meu filho participar da guerra, mas eu queria que as pessoas soubessem desse fato, então tomei a decisão muito consciente de colocar um garoto chamado Amuro no Gundam".
Amuro Ray, um dos personagens mais populares da história dos animes, estreou como protagonista em Mobile Suit Gundam, em 1979. Amuro é um mecânico que pilota o mecha RX-78-2 Gundam para se proteger das forças de Zeon que invadem sua colônia espacial. Ele se torna um piloto da Federação Terrestre e o primeiro Newtype – um tipo de humano com consciência especial que concede habilidades extraordinárias em batalha.
A representação de Amuro como um adolescente em Mobile Suit Gundam, além da razão altruísta declarada pelo criador, pode ter sido uma estratégia para atrair um público mais jovem. Dublado por Toru Furuya, Amuro também aparece na série sequela de 1985, Mobile Suit Zeta Gundam, como um soldado aposentado mais velho e assombrado pelo seu passado, e no filme de 1988, Mobile Suit Gundam: O Contra-Ataque de Char.
O anime de 1979, Mobile Suit Gundam, definiu o gênero mecha, apresentando robôs gigantes chamados mobile suits em um cenário militar. A série deu origem a uma vasta franquia que inclui cerca de 50 filmes, séries de TV e OVAs, além de mangás, romances, videogames e inúmeros produtos. Em 2000, a franquia Gundam já havia arrecadado mais de US$ 5 bilhões em vendas no varejo e, em 2022, a receita anual atingiu US$ 646 milhões.
A mais nova adição à franquia, Mobile Suit Gundam GQuuuuuuuX, tem estreia prevista para 2025.
Mobile Suit Gundam, com título original Kidô senshi Gandamu, se passa em meio a guerra entre a Federação Terrestre e Zeon, onde uma tripulação jovem e inexperiente se encontra em uma nova nave espacial. Sua melhor chance de sobreviver ao conflito é o Gundam, um robô humanoide gigante, e seu talentoso piloto adolescente.
A série, criada por Yoshiyuki Tomino e Hajime Yatate, foi lançada em 7 de abril de 1979 e teve seu último episódio em 30 de novembro de 1979. Com uma temporada de 43 episódios, o anime está disponível para streaming na Crunchyroll.
O elenco original japonês conta com Hirotaka Suzuoki, Tôru Furuya e Toshio Furukawa, entre outros. A trama se passa em meio a uma guerra e conta com personagens como Gihren Zabi, Degwin Sodo Zabi, M'Quve, Hayato Kobayashi, Ramba Ral, Frau Bow, Char Aznable, Sayla Mass, Bright Noa e Mirai Yashima.