Criaturas aquáticas de D&D: um guia para monstros marinhos em suas campanhas
Dungeons & Dragons (D&D) é um universo vasto, repleto de monstros que podem enriquecer qualquer campanha. A cada nova edição e cenário, mais criaturas são adicionadas, oferecendo aos mestres uma gama enorme de opções para desafiar seus jogadores. A escolha dos monstros certos pode definir o tom da aventura e criar atmosferas únicas.
Entre essas criaturas, os monstros aquáticos são alguns dos mais especializados, com fisiologias exóticas e formas de locomoção incomuns. Para a maioria dos personagens, um combate subaquático pode ser um desafio e tanto. Utilizar a variedade de monstros marinhos que D&D 5ª Edição oferece é uma ótima maneira de manter os jogadores sempre alertas.
Confira alguns dos monstros aquáticos mais notáveis que você pode incluir em suas campanhas:
- Náiades: Estas criaturas habitam rios, lagos e fontes termais. Geralmente não são hostis, mas atacam se perturbadas ou se a pureza da água for ameaçada. Colecionam tesouros encontrados em naufrágios e podem surpreender com sua invisibilidade na água.
- Skum: Corrompidos pela influência de outras criaturas poderosas como os Aboleths, os Skum são seres brutais com habilidades psíquicas. São imunes a efeitos de medo e charme, além de possuírem um toque que causa dano psíquico e impõe desvantagem em testes de Sabedoria.
- Elementais da Água: A própria essência da água animada, estes seres podem se espremer por quase qualquer espaço. Seu ataque especial, Whelm, pode agarrar e danificar múltiplos inimigos a cada turno.
- Sacerdotes do Kraken: Devotos de um kraken, esses conjuradores ganham velocidade de natação e resistência a certos tipos de dano. Possuem habilidades de conjuração, como Evard’s Black Tentacles e Control Water, tornando-se precursores de uma ameaça ainda maior.
- Mandíbula de Sekolah: Um enorme tubarão de duas cabeças, invocado por cultistas Sahuagin. Possui resistência lendária e pode atacar todas as criaturas próximas com suas mandíbulas.
- Mirrmidon Elemental da Água: Versões mais poderosas dos elementais, revestidos em armaduras e empunhando tridentes. Sua alta Classe de Armadura e pontos de vida os tornam ameaças formidáveis.
- Aboleths: Inspirados em H.P. Lovecraft, estes seres antigos e psíquicos vivem nas profundezas de mares e lagos. São capazes de escravizar outras criaturas e nutrem um rancor contra os deuses de D&D.
- Marids: Gênios da água, ligados ao Plano Elemental da Água. Podem ser caóticos e imprevisíveis, oferecendo desafios únicos e oportunidades para os jogadores. Possuem magia poderosa, incluindo a capacidade de conceder desejos.
- Morkoths: Criaturas semelhantes a lulas que habitam tocas inundadas. Podem manipular mentes com hipnose, além de acumularem itens mágicos e tesouros em seus lares.
- Bakunawa: Encontrados em oceanos e arquipélagos, estes monstros majestosos podem voar e causar dano elétrico. São capazes de engolir criaturas inteiras, sendo comparáveis em perigo a um verme púrpura.
- Serpentes Marinhas Ancestrais: Dragões que dominam os mares, temidos por marinheiros e implacáveis predadores. Atacam embarcações e exigem tributos.
- Wastriliths: Demônios anfíbios que corrompem a água com sua presença. Tornam a água tóxica para jogadores, mas curativa para outros demônios.
- Runara: Uma dragão de bronze que habita a costa. Pode ser tanto uma aliada quanto um desafio, dependendo da escolha do mestre.
- Kraken Juvenil: Uma versão mais jovem e fraca do kraken, mas ainda assim perigosa. Possui habilidades que agarram e arremessam inimigos, além de ataques de tinta e raios.
- Quintessente Gigante da Tempestade: Gigantes poderosos que podem se tornar um com os elementos. Possuem ataques devastadores com suas espadas de raio e ações lendárias que deslocam inimigos.
- Prime Speaker Zegana: Líder de uma guilda em Ravnica, com um vasto repertório de magias. Pode lançar desde Ice Storm até Dominate Monster, além de personalizar suas resistências e ataques com ações lendárias.
- Tartarugas Dragão: Monstros resistentes, com alta Classe de Armadura e pontos de vida. Podem expelir vapor letal ou atacar com mordidas e garras poderosas.
- Olhydra: A Princesa Elemental da Água Maligna, que pode lançar magias e conjurar elementais. Seus domínios são perigosos e congelantes.
- Leviatãs: Criaturas poderosíssimas que podem causar ondas gigantes. São ameaças de nível final para qualquer campanha.
- Tempestades Anciãs: Encarnações da própria tempestade, tão confortáveis na água quanto em qualquer outro lugar. Com ações lendárias que causam raios e ventos fortes, podem dissipar chamas e névoas, além de causar desvantagem em ataques à distância.
Este guia oferece um ponto de partida para enriquecer suas campanhas de D&D com criaturas aquáticas desafiadoras e interessantes. Adapte-os às suas necessidades e aproveite as possibilidades que o oceano de D&D 5ª Edição oferece.