Criaturas de ‘Star Wars: Skeleton Crew’ homenageiam clássicos da franquia com referências e stop-motion
A nova série Star Wars: Skeleton Crew, disponível no Disney+, surpreendeu os fãs com a riqueza de detalhes e referências aos clássicos da franquia. Um dos destaques é o antagonista extraterrestre Tet'niss, um caranguejo gigante de lixo que carrega em suas costas diversas homenagens aos filmes originais.
Em um vídeo de bastidores divulgado no X, o diretor de arte e supervisor de fabricação do Tippett Studio, Mark Dubeau, explicou o processo de criação da criatura. Segundo ele, o vice-presidente da Lucasfilm, Doug Chiang, deu a seguinte orientação: "Ok, é uma espécie de monstro caranguejo gigante que coloca coisas nas costas". Dubeau fez questão de que o lixo não fosse aleatório, utilizando miniaturas de modelos que foram usados nos filmes originais, como R2-D2, C-3PO e K-2SO. A técnica de stop-motion utilizada para dar vida a Tet'niss remete ao trabalho de Phil Tippett na trilogia original de Star Wars.
Essa não é a única referência às técnicas de produção da década de 1980, que inspiraram a estética de Skeleton Crew. No primeiro episódio, personagens assistem a uma sequência de dança do Especial de Fim de Ano de Star Wars, recriada a partir dos figurinos e esboços originais. O coordenador de dublês, um ex-artista do Cirque du Soleil, coreografou uma nova rotina baseada no especial.
Outra homenagem notável é o pirata Shistavanen Brutus, inspirado em um personagem da cantina de Mos Eisley. Já a criatura que vive dentro do droide pirata SM-33, chamada Snowball, combina a voz de David W. Collins, da Skywalker Sound, com os sons do macaco de Os Caçadores da Arca Perdida. Collins revelou que encontrou as gravações originais do filme de Indiana Jones e as utilizou para criar os sons de Snowball.
Apesar de algumas aparições de caças X-Wing e do pirata Vane, que já esteve em The Mandalorian, ainda não está claro como a trama de Skeleton Crew se conecta à linha temporal do universo Star Wars no Disney+. No entanto, a série faz referências explícitas à era da Antiga República, explorada em livros e jogos como Knights of the Old Republic.
Star Wars: Skeleton Crew tem sido bem recebida pelo público e crítica, alcançando 90% de aprovação no Rotten Tomatoes. Além dela, estão previstas a segunda e última temporada de Andor para abril, e uma terceira temporada de Star Wars: Visions. A Lucasfilm também lançará o filme The Mandalorian & Grogu em 2026.
Novos episódios de Star Wars: Skeleton Crew são lançados às terças-feiras no Disney+.
https://twitter.com/starwars/status/1874848125841453299?mx=2