Crise nos games: Netmarble corta funcionários e adia lançamento de ‘Demis Re:Born’
Também foi divulgado que o estilo de arte do jogo, um recurso anteriormente elogiado, foi revisado para se tornar mais adulto, após conflitos com o diretor de arte anterior.
O cenário da indústria de games entre 2023 e 2024 foi marcado por demissões em massa, projetos fracassados e um clima geral de pessimismo. E parece que a insegurança no emprego que assolou o setor no ano passado persistirá em 2025.
Segundo a YNA, a desenvolvedora coreana Netmarble já cortou 20 postos de trabalho em sua subsidiária de desenvolvimento, Netmarble F&C. A equipe estava trabalhando em Demi Re:Born, um RPG gacha colecionável ligado à franquia multimídia Grand Cross, que inclui o popular anime Seven Deadly Sins. O lançamento do jogo também foi adiado. Inicialmente previsto para o segundo semestre de 2024, durante uma teleconferência de resultados, agora ele está programado para o segundo semestre de 2025.
Alguns funcionários foram realocados para outras equipes de desenvolvimento em 3 de janeiro de 2025, como Seven Deadly Sins: Raising a Child e Seven Deadly Sins: Origin. No entanto, muitos receberam aviso de suspensão. Um especialista do setor relatou que “aqueles que receberam o aviso de suspensão estão efetivamente encarando isso como uma pressão para se demitirem”.
Também foi divulgado que o estilo de arte do jogo, um recurso anteriormente elogiado, foi revisado para se tornar mais adulto, após conflitos com o diretor de arte anterior, que causaram dificuldades no desenvolvimento e sua eventual saída.
Em comunicado, a Netmarble F&C afirmou: “Realizamos uma reestruturação organizacional para reorganizar ‘Demis Re:Born’ e resolver a questão da escassez de mão de obra para os jogos da franquia ‘Seven Deadly Sins’ e, considerando a eficiência da operação organizacional, designamos a maior parte da mão de obra para os jogos da franquia Seven Deadly Sins”.
Eles garantiram que Demis: Re:Born será lançado ainda este ano, dizendo: “planejamos fornecer suporte, como reforçar a mão de obra, se necessário, para garantir que não haja interrupções no desenvolvimento e no cronograma”.
O ano de 2024 foi significativo para a indústria de games, pois as perspectivas sobre o que seria economicamente viável mudaram. Os fracassos de alto nível de jogos AAA e o florescimento, mas ainda arriscado, da indústria de jogos independentes lançaram dúvidas sobre a estratégia de definir um orçamento excessivo na esperança de um bom retorno sobre o investimento.
O jogo de tiro multiplayer da Sony, Concord, foi desativado apenas duas semanas após seu lançamento. Com isso, veio o fechamento de todo o Firewalk Studios, deixando 174 pessoas sem emprego.
O renomado estúdio Rocksteady demitiu vários funcionários após o lançamento desastroso de Suicide Squad: Kill the Justice League, um jogo que causou à editora Warner Bros. uma perda estimada em US$ 200 milhões. Cerca de 14.600 empregos foram perdidos em 2024, afetando tanto estúdios independentes em dificuldades quanto pilares da indústria.
O ano de 2024 foi um ano importante para os games, com a realização do The Game Awards 2024 que premiou os melhores jogos do ano.