Animes

Crítica de ‘A Guerra de Rohirrim’: O novo filme animado de Senhor dos Anéis divide opiniões

Lançado recentemente, O Senhor dos Anéis: A Guerra de Rohirrim, filme animado que serve como prequela da trilogia de Peter Jackson, recebeu avaliações mistas da crítica especializada. No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o longa-metragem alcançou apenas 62% de aprovação, enquanto no Metacritic, a pontuação ficou em 59%, indicando recepção morna por parte do público e da crítica.

Para comparar, O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002), detém a maior aprovação da franquia, com 95% de aprovação entre os críticos. O Retorno do Rei (2003) vem em segundo lugar com 94%, seguido por A Sociedade do Anel (2001), com 92%. A série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder obteve 84% de aprovação, e O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013) marcou 74%. A Guerra de Rohirrim ficou pouco acima de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012), com 64%, enquanto O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos (2014) foi o único filme da franquia a receber avaliação negativa, com 54%.

Apesar da recepção dividida, alguns críticos destacaram aspectos positivos. Frank Scheck, do The Hollywood Reporter, apontou que o estilo de animação anime pode agradar tanto fãs antigos quanto novos espectadores, afirmando que "aqueles não familiarizados com os detalhes de Tolkien ainda poderão apreciar A Guerra de Rohirrim por sua grandiosa narrativa mítica, mesmo que pareça longo demais com seus 134 minutos."

Por outro lado, Josh-Slater Williams, da Total Film, criticou o ritmo lento e o roteiro, descrevendo-o como uma "expansão sem inspiração" do universo de Tolkien. Outras críticas apontam para a duração do filme e para a qualidade da animação, que em alguns momentos é vista como inconsistente. A Variety, por exemplo, destacou que o filme "pode agradar aos fãs, mas não é épico o suficiente para proporcionar a mesma emoção dos filmes live-action".

O filme conta a história da Casa de Helm Martelo de Ferro, o lendário Rei de Rohan, e seu confronto contra Wulf, um Lorde Dunlending que busca vingança. A trama acompanha Héra, filha de Helm, que precisa liderar a resistência contra um inimigo implacável. A narrativa é intercalada com a voz de Éowyn, interpretada novamente por Miranda Otto, da trilogia original. O elenco de dubladores inclui nomes como Brian Cox como Helm Hammerhand e Luke Pasqualino como Wulf. A direção é de Kenji Kamiyama (Blade Runner: Black Lotus e Ghost in the Shell: Stand Alone Complex).

A Guerra de Rohirrim está em cartaz nos cinemas.

https://www.rottentomatoes.com/

https://www.metacritic.com/

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.