Filmes

David Fincher imaginou Harry Potter com tom sombrio e inspirado em comédia britânica

Antes de Harry Potter se tornar a franquia familiar que conhecemos, David Fincher, o aclamado diretor, teve uma visão bem diferente do mundo bruxo. Em entrevista recente durante o relançamento em 4K de Seven, Fincher revelou que foi convidado pela Warner Bros. para discutir uma adaptação da obra de J.K. Rowling. Sua ideia era algo mais próximo da comédia sombria e adulta Withnail and I do que a versão final dirigida por Chris Columbus, que deu início à popular franquia.

“Fui chamado para conversar sobre como eu faria Harry Potter,” explicou Fincher à Variety. “Lembro de ter dito que não queria fazer a versão limpa de Hollywood. Queria algo que se parecesse mais com Withnail and I, com um tom meio sinistro.” O estúdio, no entanto, tinha outros planos, buscando algo que Fincher descreveu como “dias de escola de Thom Browne com toques de Oliver”.

Withnail and I, comédia britânica de 1987, acompanha dois atores desempregados em férias que não saem como o esperado. Apesar de ser uma comédia, o filme aborda temas adultos e trágicos, com um tom mais “assustador”. Embora Harry Potter seja voltado para um público mais jovem, é fácil imaginar como Fincher poderia ter explorado o lado mais sombrio da história.

Fincher também explicou que geralmente não se interessa por projetos com público já estabelecido, como era o caso dos livros de Harry Potter. “Existe um público cativo? Esse é o trabalho de outra pessoa,” insistiu ele. “Esses livros são vendidos para estúdios de cinema quando se prova que há um público cativo, então eu geralmente entro na cadeia alimentar depois que já decidiram que aquilo é algo gostoso.”

O diretor acrescentou que as histórias ressoam de forma diferente dependendo dos filmes que amamos e dos filmes que fizemos. “Eu não sei como escolho os projetos, mas sinto uma vontade de ver algo e de vê-lo feito de uma certa maneira,” disse. “Gosto da ideia de poder escolher onde você vai investir seus esforços, o que você vai destacar e o que você vai deixar mais vago.”

Além da versão não realizada de Harry Potter, Fincher também deixou de fazer continuações de Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, uma adaptação de Encontro com Rama e uma sequência de Guerra Mundial Z. Atualmente, ele está trabalhando em uma versão americana de Round 6 para a Netflix e em uma minissérie prelúdio de Chinatown.

A revelação de Fincher surge no momento em que Harry Potter se prepara para uma nova adaptação em formato de série pela HBO. Sob a liderança da showrunner Francesca Gardiner e do diretor de Succession, Mark Mylod, a nova série pretende dedicar uma temporada inteira a cada um dos sete livros de Rowling. A equipe criativa quer explorar a fundo os arcos dos personagens e outros personagens de Hogwarts que não tiveram tanto tempo de tela nos filmes. Eles garantem que não vão mudar elementos icônicos, como o visual do Salão Principal.

A série da HBO já está em processo de escalação de elenco, com cerca de 32.000 crianças fazendo testes para os papéis de Harry, Rony e Hermione na Irlanda e no Reino Unido. Mark Rylance está sendo cotado para o papel de Dumbledore, enquanto Paapa Essiedu é um dos favoritos para interpretar Severo Snape. A produção, que terá Rowling como produtora executiva, deve começar a ser filmada no verão de 2025 nos estúdios Leavesden, onde foram feitos os filmes originais. A estreia na Max está prevista para 2026.

Fãs de Harry Potter no Reddit perceberam um detalhe sobre a derrota de Bellatrix Lestrange em Harry Potter e as Relíquias da Morte. Apesar de Voldemort ser o grande vilão da saga, Bellatrix é uma das vilãs mais marcantes, uma bruxa sangue puro, membro da Casa Black e uma das Comensais da Morte mais perigosas. Ela encontra seu fim nas mãos de Molly Weasley.

Por anos, fãs discutem se essa cena faz sentido. Apesar de ser muitas vezes descuidada, Bellatrix é uma bruxa muito poderosa. E embora Molly seja uma bruxa competente, ela não era considerada páreo para Bellatrix. A vitória de Molly sempre incomodou os fãs, mas há uma explicação para além da proteção materna e da fúria causada pela morte de um dos seus filhos.

“Apesar de sempre ter achado Bellatrix desprezível, sempre achei difícil acreditar que ela perderia para Molly,” diz um post recente no Reddit. “Claro, Molly é uma bruxa incrível capaz de quase tudo, mas Bella deveria ser mais habilidosa em duelos.”

O post continua explicando que Bellatrix havia perdido sua varinha durante a luta na Mansão Malfoy. Ou seja, ela não estava em sua força máxima, pois estava usando uma varinha que não era totalmente compatível com ela.

“Eu realmente achava impossível Molly derrotá-la, mas, ao mesmo tempo, esse era o único momento em que ela seria capaz,” acrescenta o post do Reddit. “Não consigo imaginar uma morte melhor para alguém como ela. Foi um ótimo desfecho.”

Muitos comentários no post revelam que fãs nunca haviam pensado nessa possibilidade, mas alguns questionam essa visão, defendendo a força de Molly, citando sua atuação na Ordem da Fênix, sua guarda no Departamento de Mistérios e sua família Prewett, conhecida por seus bruxos poderosos. Será que tudo isso seria suficiente para derrotar Bellatrix em sua força total? Provavelmente não, o que torna a observação sobre a varinha um ponto crucial.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.