Famosos

DC Universe: de ‘Liga da Justiça Sombria’ cancelada a ‘Creature Commandos’ – O que aconteceu?

O novo DC Universe começa oficialmente com Creature Commandos, uma nova série animada que estreia na plataforma Max. Lançar um novo universo cinematográfico com esse tipo de produção reflete as ambições multimídia de James Gunn para as futuras adaptações dos quadrinhos da DC. Também reflete como as propriedades da cultura pop moderna funcionam. Tudo, do Universo Cinematográfico Marvel a Star Wars, agora se mistura entre a tela pequena e a grande tela. Até mesmo Game of Thrones está preparando um derivado para o cinema, apesar de ter começado como uma série da HBO.

O antecessor do DC Universe, o DC Extended Universe (DCEU), experimentou brevemente essas façanhas multimídia com Pacificador, um programa da HBO Max derivado de O Esquadrão Suicida. No entanto, Creature Commandos e sua variedade de heróis da DC são extremamente reminiscentes dos planos originais e mais amplos criados para as séries de TV do DCEU. Houve, um dia, ambições expansivas de lançar uma série de heróis monstruosos do DCEU na telinha.

O Experimento do Universo da Série 'Liga da Justiça Sombria'

No início de 2021, surgiu a notícia de que, entre os grandes projetos da DC em desenvolvimento para o então novo serviço de streaming HBO Max, estava um programa da Liga da Justiça Sombria. Assim como sua versão em quadrinhos, a Liga da Justiça Sombria uniria vários heróis e anti-heróis fantásticos e monstruosos da DC para combater forças paranormais maiores. J.J. Abrams e sua Bad Robot Productions estavam programados para liderar essas séries como parte de um acordo maior que Abrams assinou com a WarnerMedia em 2019. O primeiro desses projetos, que um dia foi previsto para ver a luz do dia, era uma nova versão de John Constantine.

Constantine já havia aparecido na telinha graças a um programa da NBC na metade dos anos 2010 e várias aparições subsequentes no Arrowverse. Esta seria uma nova abordagem para o personagem, que também veria um ator de cor assumindo o papel. Naquele verão, uma série centrada em Madame Xanadu, intitulada Madame X, também estava em desenvolvimento para expandir ainda mais o canto da Liga da Justiça Sombria do DCEU.

Por que os personagens da Liga da Justiça Sombria foram escolhidos para liderar uma série de programas de TV do DCEU? Presumivelmente, foi considerado mais fácil de executar do que tentar colocar Henry Cavill ou Gal Gadot nos orçamentos confinados de produções de TV. Além disso, o DCEU no cinema estava em um estado de fluxo no início dos anos 2020, com várias novas visões (como O Esquadrão Suicida e Adão Negro) desafiando o que essa franquia seria. Concentrar-se em uma série de figuras independentes em seu próprio nicho do DCEU deu às equipes criativas dessas séries muito mais liberdade.

A Morte das Séries de TV do DCEU

No início de 2022, a AT&T vendeu os ativos da WarnerMedia para a Discovery, criando a WarnerDiscovery no processo. Isso significou que uma nova entidade corporativa possuía a DC Comics e todas as adaptações desses personagens. Até o final do ano, projetos como Constantine e Madame X haviam fracassado. O DCEU como um todo estava com os dias contados, e essas séries específicas da Max não sobreviveriam. O sucesso de Pacificador, a única série de TV do DCEU que realmente chegou às telas, apenas deu aos chefes da WarnerDiscovery ainda mais confiança na visão de James Gunn para esses personagens.

Os recém-formados DC Studios anunciariam o DC Universe no início de 2023, finalmente pondo fim ao DCEU. Mesmo que isso não tivesse acontecido, há uma boa chance de que os ambiciosos planos de TV do DCEU nunca teriam sido totalmente realizados. Várias bombas de tela pequena de 2023, como Invasão Secreta, contiveram o entusiasmo que os executivos de estúdio tinham anteriormente por infinitos derivados de streaming de filmes para o cinema. Com ou sem o colapso do DCEU, essas propriedades podem nunca ter sido destinadas a serem totalmente realizadas.

Todos esses anos depois, no entanto, o DC Universe agora está começando com uma série de TV em conjunto composta de anti-heróis de quadrinhos de terror da DC que se unem para lutar contra inimigos maiores.

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.