De ‘Logan’ a ‘Má Educação’: Qual filme de Hugh Jackman conquistou mais a crítica?
Ao analisar a extensa filmografia de Hugh Jackman, é difícil encontrar um título mais popular e bem-sucedido do que Logan, de 2017. No entanto, entre os diversos filmes que contaram com a estrela indicada ao Oscar, um longa-metragem se destaca por ter conquistado ainda mais a crítica: Má Educação, de 2019.
Logan, projeto da Marvel, acompanha um Wolverine em declínio que luta para proteger uma jovem mutante perseguida por cientistas. O filme alcançou uma aprovação de 93% da crítica, com 427 avaliações no Rotten Tomatoes, tornando-se o segundo filme de Jackman com a melhor avaliação no site. Mas, afinal, qual filme impressionou mais os críticos?
A resposta é Má Educação, que obteve uma pontuação de 94% com base em 156 avaliações no Rotten Tomatoes. Dirigido por Cory Finley, o drama com toques de comédia é baseado em uma história real e acompanha Frank Tassone (Jackman), o superintendente de um distrito escolar de Long Island. Frank vê seu sucesso ameaçado quando se envolve em um escândalo de desvio de fundos da educação pública. O filme é inspirado no artigo “The Bad Superintendent”, de Robert Kolker, publicado na revista New York em 2004. Má Educação também conta com Allison Janney e Ray Romano no elenco. Enquanto a pontuação do público para Logan é de 91%, Má Educação alcançou 83%.
Por que a crítica amou Má Educação?
Má Educação foi um grande sucesso entre os críticos graças à atuação autêntica e complexa de Jackman, bem como aos elementos satíricos do filme. O Chicago Sun-Times expressou sua admiração pelo ator: “Jackman faz um trabalho magnífico ao retratar um homem que mente há tanto tempo em tantas áreas, que nem ele tem mais certeza da verdade.” A Vox elogiou Jackman e sua co-estrela: “Má Educação oferece performances estelares de Jackman e Janney, ambos parecem presos em infernos que eles mesmos criaram, suspensos entre o desejo de servir à comunidade e a sensação de que seu trabalho é subestimado.” O Boston Globe comentou: “É um filme pequeno e econômico, mas não superficial, pois nos dá uma boa amostra da banalidade da ganância e da sensação de merecimento, sem transformar seus personagens comprometidos em monstros cômicos facilmente descartáveis.”
A representação LGBTQ+ também foi bem recebida, já que o verdadeiro Frank Tassone se identifica como gay. A revista them. observou: “Frank Tassone não é um personagem simpático; na verdade, ele é bastante detestável. Mas isso quase me faz amar ainda mais este filme. Tem sido uma longa jornada em direção a uma representação real queer.” Outras qualidades de Má Educação elogiadas incluem o roteiro de Mike Makowsky, a direção de Finley e os temas sobre poder e corrupção. Tantas qualidades fizeram com que Má Educação fosse um dos filmes originais de maior audiência da HBO e Max.
O impacto de Má Educação na carreira de Hugh Jackman
Por ter sido lançado diretamente na Max em vez de nos cinemas, Má Educação não teve bilheteria. Isso provavelmente explica por que o filme passou despercebido e não é tão popular hoje quanto Logan, que arrecadou cerca de US$ 619 milhões em todo o mundo. No entanto, a falta de exibição nos cinemas não impediu o filme de ganhar reconhecimento durante a temporada de premiações. Como resultado de sua atuação aclamada pela crítica, Jackman recebeu uma indicação ao Emmy de 2020 como Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão. No mesmo ano, Má Educação venceu na categoria de Melhor Filme para Televisão. O filme também recebeu indicações ao Critics Choice Awards e ao Satellite Awards de Melhor Filme feito para Televisão, enquanto Jackman foi indicado ao Satellite Award, ao Dorian TV Award, ao Gold Derby Award, ao Hollywood Critics Association Midseason Award, entre outras premiações.
Após o sucesso de Má Educação, Jackman estrelou o suspense psicológico Reminiscência, de 2021, e o drama O Filho, de 2022. Em 2024, Jackman retornou ao papel de Logan em Deadpool & Wolverine, que quebrou vários recordes de bilheteria. Jackman já era um dos atores mais estimados de Hollywood antes de seu papel em Má Educação, mas sua atuação como Frank Tassone foi amplamente elogiada como uma de suas melhores, o que faz de Má Educação um filme de destaque na filmografia de Jackman no Rotten Tomatoes.
Atualmente, Má Educação está disponível para streaming na Max.
Elenco de ‘Meninas Malvadas’ planeja reencontro em filme natalino
Se depender do elenco de Meninas Malvadas, o icônico “há esperança” vai acontecer. O filme de 2004 se tornou um clássico da geração millennial, deixando marcas na cultura pop e inspirando um musical da Broadway, que, mais tarde, ganhou uma adaptação para o cinema. Apesar do sucesso do musical de 2024, nada supera o original e seu elenco. Para a alegria dos fãs, Jonathan Bennett revelou recentemente à People que adoraria se juntar novamente a Lindsay Lohan (Cady) e Lacey Chabert (Gretchen). O ator que interpretou Aaron Samuels revelou que está particularmente interessado em fazer um projeto natalino com elas.
“O que é tão especial nas semelhanças entre Meninas Malvadas e filmes de Natal é que ambos têm um fio condutor – e esse fio condutor é que todos esses filmes fazem as pessoas felizes”, disse ele. “Há uma grande conexão entre a base de fãs de Meninas Malvadas e a base de fãs de filmes de Natal. São pessoas que querem ligar um filme e se sentirem mais felizes e saírem se sentindo melhor.”
Vale lembrar que Bennett estrelou recentemente Season’s Greetings from Cherry Lane, Chabert se tornou um nome recorrente em filmes de Natal do Hallmark, e Lohan já participou de grandes produções natalinas da Netflix. O ator afirmou que acha que eles estão “perfeitamente alinhados com o que gostamos de fazer como atores e contadores de histórias, que é levar alegria às pessoas”. Ver um reencontro acontecer nesse contexto não seria nada mal.
Essa seria a segunda vez que os fãs veriam um reencontro de parte do elenco, já que Lohan e Chabert se juntaram a Amanda Seyfried (Karen), Daniel Franzese (Damian) e Rajiv Surendra (Kevin) em 2023 para uma campanha de Black Friday do Walmart inspirada em Meninas Malvadas. Além disso, apesar de o filme já ter tido uma sequência com um elenco diferente, Lohan já declarou apoiar a ideia de uma sequência do filme de 2004 com os atores originais. E ainda há uma referência divertida em Hot Frosty, em que a personagem de Chabert faz uma pequena menção a Lohan na trama. Com isso, mesmo que a ideia de Bennett não seja sobre uma nova história nesse universo, fica claro que o elenco principal tem um interesse genuíno em trabalhar junto novamente.
“Agora a questão é: quando vamos combinar tudo isso e fazer um filme de Natal com Lacey Chabert, eu e Lindsay Lohan? É isso que estou buscando, porque acho que isso deixaria muita gente feliz. Vamos fazer acontecer.”
A ideia foi lançada – agora é só esperar para ver se realmente acontece. A base de fãs de Meninas Malvadas é muito forte, o que garante um público. Além disso, nunca é demais ter filmes de Natal, e eles sempre fazem sucesso.